Ao vencedor do Prêmio de Poesia Judith Teixeira será atribuído um prêmio monetário no valor de 2.500€ e a sua obra será publicada pela editora Edições Esgotadas
O Município de Viseu, através da Biblioteca Municipal D. Miguel da Silva, volta a promover, em 2020, o Prêmio de Poesia Judith Teixeira. A iniciativa insere-se na agenda de valorização da literatura e da retoma das atividades culturais. Instituído pela Câmara Municipal de Viseu, em parceria com a editora Edições Esgotadas, visa premiar uma obra de poesia, original e inédita, escrita em língua portuguesa. As obras devem ser originais e inéditas e não podem ter sido ainda publicadas.
As candidaturas se encerram em 15 de setembro de 2020. Quanto ao anúncio do vencedor, este será realizado no final do ano.
Ao vencedor do Prêmio de Poesia Judith Teixeira será atribuído um prêmio monetário no valor de 2.500€ e a sua obra será publicada pela editora Edições Esgotadas.
A iniciativa visa homenagear simbolicamente a vida e obra da mulher e escritora Judith Teixeira, nascida em Viseu a 25 de janeiro de 1880 e falecida em maio de 1959, em Lisboa, mas também estimular a criação cultural e literária, procurando auxiliar os autores no acesso à edição das suas obras.
Consulte aqui as normas de participação: http://www.cm-viseu.pt/images/2020/JudithTeixeiraNORMAS.PDF
- Movimento Cultivista Café com Poemas Sorocaba - 9 de dezembro de 2025
- Banda Renovai - 9 de dezembro de 2025
- 9ª FLAUS – Feira do Livro e Autores Sorocabanos - 8 de dezembro de 2025
Natural de Sorocaba (SP), é escritor, poeta e Editor-Chefe do Jornal Cultural ROL. Acadêmico Benemérito e Efetivo da FEBACLA; membro fundador da Academia de Letras de São Pedro da Aldeia – ALSPA e do Núcleo Artístico e Literário de Luanda – Angola – NALA, e membro da Academia dos Intelectuais e Escritores do Brasil – AIEB. Autor de 8 livros. Jurado de concursos literários. Recebeu, dentre vários titulos: pelo Supremo Consistório Internacional dos Embaixadores da Paz, Embaixador da Paz e Medalha Guardião da Paz e da Justiça; pela Soberana Ordem da Coroa de Gotland, Cavaleiro Comendador; pela Real Ordem dos Cavaleiros Sarmathianos, Benfeitor das Ciências, Letras e Artes; pela FEBACLA: Medalha Notório Saber Cultural, Comenda Láurea Acadêmica Qualidade de Ouro; Comenda Baluarte da Literatura Nacional e Chanceler da Cultura Nacional; pelo Centro Sarmathiano de Altos Estudos Filosóficos e Históricos, Pesquisador em Artes e Literatura; Pela Academia de Letras de São Pedro da Aldeia, o Título Imortal Monumento Cultural e Título Honra Acadêmica, pela categoria Cultura Nacional e Belas Artes; Prêmio Cidadão de Ouro 2024, concedido por Laude Kämpos. Pelo Movimento Cultivista Brasileiro, o Prêmio Incentivador da Arte e da Cultura,

