As honrarias foram-lhe outorgadas pela FEBACLA por sua atuação no campo literário, histórico e social
Colunista do Jornal Cultural ROL, e com um passado marcante como escritor, poeta e historiador, bem como reconhecido por atividades sociais, Jairo Valio foi galardoado títulos honoríficos por parte da Federação Brasileira dos Acadêmicos da Ciências, Letras e Artes – FEBACLA. Reconhecido publicamente por seus trabalhos em prol da literatura e das causas sociais, Jairo Valio foi galardoado com o título de ACADÊMICO NACIONAL DE GRANDE HONRA, concedido a escritores, artistas de relevo ou pessoas de notória cultura, ligadas a movimentos culturais de comprovada relevância e, igualmente, a quem houver produzido trabalhos de valor literário, científico, cultural e/ou de pesquisa e/ou tiver prestado inestimáveis serviços à comunidade no exercício de cargos ou funções públicas e/ou privadas.
A qualidade de Acadêmico Imortal Nacional é Vitalícia (Perpétua).
Jairo Valio ocupa a Cadeira nº 86, cujo patrono é o cantor e compositor de forró Genival Lacerda.
Com esse título recebe, também, a MEDALHA MÉRITO CULTURAL, em reconhecimento de seu primoroso trabalho em prol da cultura brasileira.
Foi agraciado, também, com o título de HONORÁVEL MESTRE DA LITERATURA BRASILEIRA, que visa exaltar o trabalho de grandes poetas e escritores brasileiros e com a
A FEBACLA outorgou-lhe, ainda, o DIPLOMA CANETA DE OURO 2020, “para que seja notório em todas as instituições culturais que o agraciado é um escritor de grande expressão literária no Brasil e no exterior.
A Solenidade de Posse Acadêmica, que ocorrerá no dia 17 de agosto de 2021, às 19h, será virtual através do aplicativo Google Meet.
Jairo Valio nasceu na vizinha cidade de Pilar do Sul/SP, mas foi para Sorocaba/SP com apenas 14 anos, onde formou-se Técnico em Contabilidade.
Trabalhou em diversas Instituições Financeiras durante 38 anos como Gerente, aposentando-se no Banco Safra S/A.
É membro efetivo da Academia Sorocaba de Letras, ocupando a cadeira n. 14 e da Academia Poçoense de Letras e Artes de Poções, Bahia, ocupando a cadeira n. 25.
Pesquisador, escritor e poeta, é autor do livro ‘Nascente das Águas’, livro autobiográfico e histórico, contando a história da cidade onde nasceu e de Sorocaba.
Participou de 2 edições da coletânea ‘Roda Mundo’, da coletânea ‘Um Olhar sobre Sorocaba’, de 4 edições da coletânea do Sorocult e 04 do Sorocultinho, livrinhos de literatura infantil.
Foi membro do Grupo Literário Coesão Poética, participa do site literário Recanto das Letras e tem uma página no Facebook com o título ‘Vovô Poeta’, com muitas postagens de poesias de amor.
É membro fundador do Clana- Clube Literário e Artístico Nascente das Águas de sua cidade natal.
Escreveu crônicas em jornais de Sorocaba e Pilar do Sul.
Trabalha em projetos sociais como voluntário na Pastoral do Menor e no Lar São Vicente de Paulo. Por sua atuação em projetos sociais, foi agraciado em 21/06/2002 com o título de Cidadão Sorocabano, conferido pela Câmara Municipal de Sorocaba.
- Entre as Linhas, Consciência - 14 de novembro de 2025
- Manoel de Barros - 13 de novembro de 2025
- A Casa das Memórias e o Quintal de Todos Nós - 13 de novembro de 2025
Natural de Sorocaba (SP), é escritor, poeta e Editor-Chefe do Jornal Cultural ROL. Acadêmico Benemérito e Efetivo da FEBACLA; membro fundador da Academia de Letras de São Pedro da Aldeia – ALSPA e do Núcleo Artístico e Literário de Luanda – Angola – NALA, e membro da Academia dos Intelectuais e Escritores do Brasil – AIEB. Autor de 8 livros. Jurado de concursos literários. Recebeu, dentre vários titulos: pelo Supremo Consistório Internacional dos Embaixadores da Paz, Embaixador da Paz e Medalha Guardião da Paz e da Justiça; pela Soberana Ordem da Coroa de Gotland, Cavaleiro Comendador; pela Real Ordem dos Cavaleiros Sarmathianos, Benfeitor das Ciências, Letras e Artes; pela FEBACLA: Medalha Notório Saber Cultural, Comenda Láurea Acadêmica Qualidade de Ouro; Comenda Baluarte da Literatura Nacional e Chanceler da Cultura Nacional; pelo Centro Sarmathiano de Altos Estudos Filosóficos e Históricos, Pesquisador em Artes e Literatura; Pela Academia de Letras de São Pedro da Aldeia, o Título Imortal Monumento Cultural e Título Honra Acadêmica, pela categoria Cultura Nacional e Belas Artes; Prêmio Cidadão de Ouro 2024, concedido por Laude Kämpos.





