julho 22, 2024
A Arte como didática: ela precisa ‘ensinar’ bons modos?
Canto do homem e dos pássaros
Soneto para Beethoven
Exposição de Artes Visuais
Monarquia constitucional
4° Concurso Literário da FLAUS 2024
Ensaio sobre o banho
Últimas Notícias
A Arte como didática: ela precisa ‘ensinar’ bons modos? Canto do homem e dos pássaros Soneto para Beethoven Exposição de Artes Visuais Monarquia constitucional 4° Concurso Literário da FLAUS 2024 Ensaio sobre o banho

O Eco de Antigas Palavras

Print Friendly, PDF & Email

Exposição ‘O Eco de Antigas Palavras, do artista plástico André Bonani, evoca o elementar no Atelier Piratininga, em São Paulo

Obra de André Bonani
Divulgação
Obra de Andre Bonani

O espaço expositivo se converterá numa espécie de caverna ancestral, gráfica primeira onde o acúmulo de escritas enuncia o perene enigma das camadas do tempo

O artista plástico André Bonani apresenta a exposição ‘O Eco de Antigas Palavras’ a partir do dia 25 de maio de 2024 (sábado), das 14h às 19h, no Atelier Piratininga, na Vila Madalena, em São Paulo.

Os textos críticos são do curador Agnaldo Farias e do artista visual Ulysses Bôscolo, a trilha sonora é do músico Kaneo Ramos e a expografia/iluminação do Coletivo Avuá.

Extraído de um verso de Chico Buarque – parte da canção “Futuros Amantes” -, o título da exposição procura evocar a linguagem: seus grafismos e sons, incontornável exercício matérico capaz de insinuar topografias e prenunciar cronologias.

Serão apresentadas 18 obras de três séries distintas: “carapaças” (alumínio gravado, corroído, martelado e pintado), “cosmografias” (gravura em metal sobre papel algodão) e “a caverna” (gravura em metal e monotipia sobre papel algodão), realizadas em 2023 e 2024.

“As peças reunidas em três séries partem todas da placa de alumínio como matriz – um meio para incisão, corrosão e pintura – até sua dobra e modelagem com o martelo após os processos de impressão. É a partir dessa conexão no espaço entre as estampas e as chapas modificadas em volume que as geraram que “o eco de antigas palavras” pode flutuar, envolto em escuridão, iluminado apenas por lâmpadas quentes como a vibração do fogo.”, afirma o artista que faz acompanhamento no atelier desde 2022.


Sobre o artista

André Bonani vive e trabalha em São Paulo.

É doutorando em Processos e Procedimentos Artísticos no Programa de Pós-graduação em Artes da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (IA-UNESP), onde também é professor de gravura e procedimentos gráficos.

É mestre em Linguagens, Mídia e Arte pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas.

É artista residente do Atelier Piratininga, estúdio especializado em gravura e estampa contemporânea.

É pesquisador e membro do grupo Artecolapso: crítica prática e teórica da visualidade, vinculado ao Instituto de Artes da UNESP.

É idealizador do projeto de arte-educação Gráfica Experimental, oficina coletiva de experimentação em artes gráficas que itinera por diversas unidades do SESC-SP.

Estudou desenho e colagem no Instituto Tomie Ohtake.

Já participou de exposições coletivas – Espaço Vitrine; Galpão Comum; Atelier 3; Massapê Projetos; IA-UNESP; Lux Espaço de Arte (2023); Museu de Arte Contemporânea de Sorocaba (2023) e Museu de Arte de Ribeirão Preto (2024) – e de residências artísticas internacionais – Complexo Industrial do Olho de Boi, Almada, Portugal, a convite do artista Rui Soares Costa.

Seu trabalho foi publicado em revistas – Gama; Uso; Têmpera – e está presente em coleções privadas e públicas – Gravura Brasileira; Acervo Rotativo.

Possui um certificado de mérito artístico da Pinacoteca do Grão-Ducado de Luxemburgo.

É professor de artes gráficas, desenho e história da arte em ateliês, escolas e instituições culturais.  https://loja.atelierpiratininga.com/andre-bonani/

Sobre o espaço

O Piratininga é um Atelier Coletivo de Gravura gerido por artistas com o propósito de compartilhar espaço de trabalho, informação, ideias, projetos artísticos e educativos.

Valoriza a produção artística individual e acredita no desenvolvimento humano através da Arte.

Desde sua fundação em 1993, organiza e participa de várias exposições no Brasil e no exterior, encontros com artistas, cursos, workshops, projetos de intercâmbio, simpósios, palestras e publicações, envolvendo inúmeros parceiros e colaboradores.

Além disso, abriga dezenas de artistas que desenvolvem projetos de curta ou longa duração em seu espaço, através do programa de Residência Artística.

Em 2016, o Atelier convida novos artistas e parceiros que estiveram próximos nestes últimos anos para se integrarem ao grupo, que ficou responsável por manter a tradição de mais de 20 anos de gravura no PIRA.

O Atelier Piratininga está localizado no bairro da Vila Madalena em São Paulo, conhecido por abrigar diversos locais e propostas ligadas às artes, cultura e entretenimento.


SERVIÇO RÁPIDO

Exposição ‘O Eco de Antigas Palavras’ de André Bonani
Textos críticos: Agnaldo Farias e Ulysses Bôscolo
Trilha sonora: Kaneo Ramos
Expografia/iluminação: Coletivo Avuá
O quê: gravuras e esculturas
Abertura: 25 de maio de 2024 (sábado), das 14h às 19h
Visitação: até 15 de junho de 2024
Sexta a domingo, das 13h às 19h
Entrada gratuita

Local: Atelier Piratininga
Rua Fradique Coutinho, 934
Vila Madalena, São Paulo – SP, 05416-001
Tel: (11) 2373 0224
Email:atelierpira@gmail.com
http://atelierpiratininga.com/

Redes sociais

André Bonani @andre.bonani
Agnaldo Farias @agnaldo_farias
Ulysses Bôscolo @ulyssesbo
Kaneo Ramos @kaneoramos
Coletivo Avuá @coletivoavua
Atelier Piratininga @atelierpiratininga

Obra de André Bonani
Divulgação
Obra de Andre Bonani
Obra de André Bonani
Divulgação
Obra de Andre Bonani
Obra de André Bonani
Divulgação
Obra de Andre Bonani


Voltar

Facebook

Lee Oliveira
Últimos posts por Lee Oliveira (exibir todos)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial
Pular para o conteúdo