Exposição ‘O Eco de Antigas Palavras, do artista plástico André Bonani, evoca o elementar no Atelier Piratininga, em São Paulo
O espaço expositivo se converterá numa espécie de caverna ancestral, gráfica primeira onde o acúmulo de escritas enuncia o perene enigma das camadas do tempo
O artista plástico André Bonani apresenta a exposição ‘O Eco de Antigas Palavras’ a partir do dia 25 de maio de 2024 (sábado), das 14h às 19h, no Atelier Piratininga, na Vila Madalena, em São Paulo.
Os textos críticos são do curador Agnaldo Farias e do artista visual Ulysses Bôscolo, a trilha sonora é do músico Kaneo Ramos e a expografia/iluminação do Coletivo Avuá.
Extraído de um verso de Chico Buarque – parte da canção “Futuros Amantes” -, o título da exposição procura evocar a linguagem: seus grafismos e sons, incontornável exercício matérico capaz de insinuar topografias e prenunciar cronologias.
Serão apresentadas 18 obras de três séries distintas: “carapaças” (alumínio gravado, corroído, martelado e pintado), “cosmografias” (gravura em metal sobre papel algodão) e “a caverna” (gravura em metal e monotipia sobre papel algodão), realizadas em 2023 e 2024.
“As peças reunidas em três séries partem todas da placa de alumínio como matriz – um meio para incisão, corrosão e pintura – até sua dobra e modelagem com o martelo após os processos de impressão. É a partir dessa conexão no espaço entre as estampas e as chapas modificadas em volume que as geraram que “o eco de antigas palavras” pode flutuar, envolto em escuridão, iluminado apenas por lâmpadas quentes como a vibração do fogo.”, afirma o artista que faz acompanhamento no atelier desde 2022.
Sobre o artista
André Bonani vive e trabalha em São Paulo.
É doutorando em Processos e Procedimentos Artísticos no Programa de Pós-graduação em Artes da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (IA-UNESP), onde também é professor de gravura e procedimentos gráficos.
É mestre em Linguagens, Mídia e Arte pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas.
É artista residente do Atelier Piratininga, estúdio especializado em gravura e estampa contemporânea.
É pesquisador e membro do grupo Artecolapso: crítica prática e teórica da visualidade, vinculado ao Instituto de Artes da UNESP.
É idealizador do projeto de arte-educação Gráfica Experimental, oficina coletiva de experimentação em artes gráficas que itinera por diversas unidades do SESC-SP.
Estudou desenho e colagem no Instituto Tomie Ohtake.
Já participou de exposições coletivas – Espaço Vitrine; Galpão Comum; Atelier 3; Massapê Projetos; IA-UNESP; Lux Espaço de Arte (2023); Museu de Arte Contemporânea de Sorocaba (2023) e Museu de Arte de Ribeirão Preto (2024) – e de residências artísticas internacionais – Complexo Industrial do Olho de Boi, Almada, Portugal, a convite do artista Rui Soares Costa.
Seu trabalho foi publicado em revistas – Gama; Uso; Têmpera – e está presente em coleções privadas e públicas – Gravura Brasileira; Acervo Rotativo.
Possui um certificado de mérito artístico da Pinacoteca do Grão-Ducado de Luxemburgo.
É professor de artes gráficas, desenho e história da arte em ateliês, escolas e instituições culturais. https://loja.atelierpiratininga.com/andre-bonani/
Sobre o espaço
O Piratininga é um Atelier Coletivo de Gravura gerido por artistas com o propósito de compartilhar espaço de trabalho, informação, ideias, projetos artísticos e educativos.
Valoriza a produção artística individual e acredita no desenvolvimento humano através da Arte.
Desde sua fundação em 1993, organiza e participa de várias exposições no Brasil e no exterior, encontros com artistas, cursos, workshops, projetos de intercâmbio, simpósios, palestras e publicações, envolvendo inúmeros parceiros e colaboradores.
Além disso, abriga dezenas de artistas que desenvolvem projetos de curta ou longa duração em seu espaço, através do programa de Residência Artística.
Em 2016, o Atelier convida novos artistas e parceiros que estiveram próximos nestes últimos anos para se integrarem ao grupo, que ficou responsável por manter a tradição de mais de 20 anos de gravura no PIRA.
O Atelier Piratininga está localizado no bairro da Vila Madalena em São Paulo, conhecido por abrigar diversos locais e propostas ligadas às artes, cultura e entretenimento.
SERVIÇO RÁPIDO
Exposição ‘O Eco de Antigas Palavras’ de André Bonani
Textos críticos: Agnaldo Farias e Ulysses Bôscolo
Trilha sonora: Kaneo Ramos
Expografia/iluminação: Coletivo Avuá
O quê: gravuras e esculturas
Abertura: 25 de maio de 2024 (sábado), das 14h às 19h
Visitação: até 15 de junho de 2024
Sexta a domingo, das 13h às 19h
Entrada gratuita
Local: Atelier Piratininga
Rua Fradique Coutinho, 934
Vila Madalena, São Paulo – SP, 05416-001
Tel: (11) 2373 0224
Email:atelierpira@gmail.com
http://atelierpiratininga.com/
Redes sociais
André Bonani @andre.bonani
Agnaldo Farias @agnaldo_farias
Ulysses Bôscolo @ulyssesbo
Kaneo Ramos @kaneoramos
Coletivo Avuá @coletivoavua
Atelier Piratininga @atelierpiratininga
- 5 A.M, do escritor de José Vitor Gomes - 8 de novembro de 2024
- Broto de Coragem - 30 de outubro de 2024
- O Pacto de Joana Rocha - 28 de outubro de 2024
Lílian Oliveira Henriques, mais conhecida no meio lítero-cultural como Lee Oliveira, é Tecnóloga em Processos Gerenciais, artesã, poetisa e bookstagram, forma de consumo do objeto livro a partir da comunidade literária da rede social Instagram. Proprietária do Instagram @o.que.li, onde escreve resenhas de livros de autores nacionais e/ou independentes, dando luz a essas obras tão importantes para Literatura Brasileira e que, às vezes, não são valorizadas. Acadêmica da FEBACLA, onde ocupa a cadeira 242, tendo por patrona Elizabeth II, entidade pela qual foi
agraciada com as seguintes medalhas: – Medalha de Mérito Acadêmico
– Medalha Mérito Mulher Virtuosa – Medalha alusiva a 10 anos da FEBACLA – Acadêmica Internacional – Medalha Tributo a Chiquinha Gonzaga
– Destaque Cultural Febacliano 2022 – Comenda Sete Maravilhas do Mundo Moderno. É coautora das antologias ‘Um brinde de Natal’ e ‘Rimas, Versos e Bardos’.