junho 18, 2025
Na era da tecnologia: seres humanos em amadurecimento’
Pirilampos
Na Terra da Asa Branca
Insignificante
Mindfulness
De poeta para poeta
Além da Vida, Viver
Últimas Notícias
Na era da tecnologia: seres humanos em amadurecimento’ Pirilampos Na Terra da Asa Branca Insignificante Mindfulness De poeta para poeta Além da Vida, Viver

Que cidades foram construídas?

image_print

Marcelo Augusto Paiva Pereira: ‘Que cidades foram construídas?’

Marcelo Paiva Pereira
Marcelo Paiva Pereira
Imagem criada por IA no Bing, 05 de março de 2025,
às 10:13 PM

Os efeitos climáticos que têm submetido nossas cidades neste século serviram para refletir sobre as construídas desde o fim do século XIX, quando a ciência, a indústria e a tecnologia fizeram as sociedades crer no progresso da civilização, em prejuízo da sustentabilidade do meio ambiente natural. Abaixo seguem alguns comentários.

Da segunda metade do século XIX até o presente o progresso científico e tecnológico modificou o modo de vida das pessoas. A civilização se tornou industrial, contemporânea da elevada produção e comércio de bens de consumo dos quais o automóvel, criado na Alemanha em 1883 (ou 1884), foi popularizado por Henry Ford ao criar a linha de montagem (1907) e pôr os Estados Unidos sobre rodas.

Os projetos urbanos e arquitetônicos foram desenhados sob a influência do automóvel, que facilitava viagens a grandes distâncias. Amparadas pelo rodoviarismo, as cidades cresceram horizontalmente e removeram as vegetações em prol do progresso que o modernismo prometia.

Houve, entretanto, projetos em que o meio ambiente natural foi (mais) valorizado. Três exemplos são os das cidades-jardim (1898), de Ebenezer Howard, o de reforma do centro de Paris, chamado Plano Voisin (1925), de Le Corbusier e os das residências (1900-1939) de autoria de Frank Lloyd Wright.

Os projetos das cidades-jardim e do Plano Voisin acolheram o rodoviarismo, mas neste último as vias públicas e os edifícios, ambos erguidos sobre ‘pilotis’, favoreciam o crescimento da vegetação nos espaços que ocupava. Esses projetos, entretanto, foram pensados para integrar os habitantes da cidade com o campo para que tivessem mais contato com a natureza, cujos edifícios estariam nela envolvidos.

Aqueles edifícios são a versão modernista das antigas construções sobre palafitas, as quais surgiram para conter o avanço do nível das águas e marés sobre essas obras. Outra versão, menos onerosa, são edifícios erguidos sobre pilares, alternativos aos “pilotis”.

Nos projetos de Frank Lloyd Wright, os ambientes internos se comunicam com o externo para interagir as pessoas com a natureza (arquitetura orgânica). Foi ele pioneiro no conceito de identidade cultural e de sustentabilidade, acolhidos nos seus projetos residenciais (são exemplos o estilo ‘Prairie’ e a Frederick C. Robie House).

Conclusivamente, as construções sobre ‘pilotis’ ou pilares, as residências e outras obras, integradas à natureza local, poderiam acolher mais áreas verdes e minimizar os efeitos climáticos danosos às malhas urbanas. A sustentabilidade do meio ambiente natural estaria mais amparada. Daí a questão: sob a égide do modernismo, desde o final do século XIX, que cidades foram construídas?

Marcelo Augusto Paiva Pereira.

Voltar

Facebook

Marcelo Paiva Pereira
Últimos posts por Marcelo Paiva Pereira (exibir todos)

One thought on “Que cidades foram construídas?

  1. Lá na faculdade de Engenharia Sanitarista e Ambiental aprendi a importância da qualidade de vida sustentável, e isso começa dentro de casa com a nossa vida rsrs, com o respeito à vida da gente, de todos para respeitarmos e valorizarmos nosso ambiente. Texto informativo e bem escrito . Obrigada por escrever
    Vamos conversar meu ig no instagram @linaveira

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com
Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial
Ir para o conteúdo