Lina Veira: ‘Caro, estimado discernimento’


Qual melhor versão da vida?
‘Significar’! Um olhar atencioso e levemente breve, deixar seu melhor resumo. As pessoas não sabem resumir, nem significar. Sabem plagiar. Sem estilo próprio, se tornam eficientes cópias de totais ou parciais mentiras. Preocupadas demais com suas ‘atribuições’ e vaidades.
Uma observação preliminar deixo: A concisão sem substância não tem valor. Não perca tempo com robôs e excessos longos. Correções acontecem nas revisões dos olhares. Nunca diga mais que a situação exija – nunca diga menos que o necessário. Não existe palavra desperdiçada, todas elas nos levam ao próximo capítulo. Entre robôs e telas de vaidades. Títulos sem dados são hóspedes nas listas dos remetentes. Uma invasão cibernética atenta em desativar ativos de terceiros – valores e atitudes virtuosas. Recapitule. As informações otimizam espaços e são essenciais nos resumos – nem mais, nem menos. Precisam de visão, não de robôs e telas frias, títulos de plágios ou cruzetas vazias. Se não tocar o outro não está em pauta.
Desenvolva necessidades, diga algo que tenha importância, elabore e aprimore resumos, elimine supérfluos claros.
Cada dia se descobre algo que ainda não está finalizado, aprimore. Aprecie a vida com razão amenizando as más notícias do dia, seus recortes e rascunhos.
Deixando seu esboço preliminar. Aprimore-se! Preocupadas demais com suas ‘atribuições’ e vaidades.
Uma observação preliminar deixo: A concisão sem substância não tem valor. Não perca tempo com robôs e excessos longos. Correções acontecem nas revisões dos olhares. Nunca diga mais que a situação exija – nunca diga menos que o necessário. Não existe palavra desperdiçada, todas elas nos levam ao próximo capítulo. Entre robôs e telas de vaidades. Títulos sem dados são hóspedes nas listas dos remetentes. Uma invasão cibernética atenta em desativar ativos de terceiros – valores e atitudes virtuosas. Recapitule. As informações otimizam espaços e são essenciais nos resumos – nem mais, nem menos. Precisam de visão, não de robôs e telas frias, títulos de plágios ou cruzetas vazias. Se não tocar, o outro não está em pauta.
Desenvolva necessidades, diga algo que tenha importância, elabore e aprimore resumos, elimine supérfluos claros.
Cada dia se descobre algo que ainda não está finalizado, aprimore. Aprecie a vida com razão amenizando as más notícias do dia, seus recortes e rascunhos.
Deixando seu esboço preliminar.
Aprimore-se!
Lina Veira
- Família tradicional e sua ocupação atual - 18 de junho de 2025
- Senilidade x finitude - 5 de junho de 2025
- Caro, estimado discernimento - 16 de maio de 2025

Lina Veira, como é mais conhecida na área literária Maria Andrelina Oliveira Bento, natural de Fortaleza (CE), é formada em Engenharia Sanitária e Ambiental, escritora, cronista, contista e romancista. Tem projetos literários no Instagram, como Sábado com Poesia, saraus on-line e presenciais, feiras de livros, lançamentos e divulgação de autores na sua região. É autora dos livros ‘Um de meus Olhares’, Editora Motres, que explora questões profundamente humanas e deixa a utilidade da motivação e desapego, influenciando homens e mulheres e ‘Outras Flores se Abrem’, pela mesma editora, um livro altamente feminino, que deixa uma proposta calma e consciente do reinventar-se, e marca sua trajetória na escrita, deixando suas crônicas e versos como instrumento de liberdade. É coautora em algumas revistas e coletâneas literárias.