julho 12, 2025
O encontro
O poder ambíguo da literatura
Antonio Carlos Tavares de Oliveira
A velha dos saltos vermelhos
Conflito
Recitais do Retiro Musical de Itu
Coisa que só eu ouço
Últimas Notícias
O encontro O poder ambíguo da literatura Antonio Carlos Tavares de Oliveira A velha dos saltos vermelhos Conflito Recitais do Retiro Musical de Itu Coisa que só eu ouço

Caminho do Peabiru

image_print

Livro sobre o Caminho do Peabiru será lançado no próximo sábado (14), a partir das 9h, no Gabinete de Leitura Sorocabano

Card de lançamento do livro Piabiyu , do império inca ao Brasil um caminha ancestral, de João Barcellos
Card de lançamento do livro Piabiyu , do império inca ao Brasil um caminha ancestral, de João Barcellos

Os primeiros exploradores dos sertões brasileiros utilizavam-se de um caminho construído pelos indígenas e que interligava diversas regiões e alcançava o Império Inca. Esse caminho era chamado de Peabiru.

Lendas associam esse caminho a um personagem mítico chamado Sumé, civilizador dos indígenas e que teria ensinado a eles a agricultura, a construção de estradas e também alguns valores morais.

Até hoje o Caminho do Peabiru desperta interesse e curiosidade. Um dos ramais desse caminho, acredita-se, passava pela nossa região. Para os interessados em adquirir um pouco mais de conhecimento sobre esse caminho ancestral, responsável pela inserção dos sertanistas do passado ao interior do país, ocorrerá neste sábado um evento que contará com palestra e relançamento de livro de um dos maiores conhecedores do assunto.

O escritor e pesquisador luso-brasileiro João Barcellos, radicado em Cotia, fará uma explanação, com café da manhã, e relançamento (quarta edição) de seu livro “Piabiyu – do Império Inca ao Brasil, um caminho ancestral”.

João Barcellos é um dos mais respeitáveis conhecedores da história dos primórdios da colonização portuguesa no Brasil. Com uma vasta produção, Barcellos já escreveu sobre assuntos diversos como o governador Morgado de Matheus, o forte de Iguatemi, sobre o povoamento de Cotia entre outros.

Os Guaranis eram a gente guardiã do Piabiyu (ou ´Peabiru´, na fala dos colonos), caminho que atravessava a América do Sul até os confins do império inca. Por meio de colonos como Affonso Sardinha [o Velho] que, ao mesmo tempo, são fazendeiros, mineradores, banqueiros e políticos, o velho caminho continental guarani conhecido como Piabiyu [ou Peabiru] serve de ligação entre S. Vicente, São Paulo, Asunción, Potosí e Buenos Aires, e nele é estabelecida uma economia liberal que alimenta a Capitania independentemente dos parâmetros político-administrativos da Coroa portuguesa.

E, logo, na governança do capitão-general Luís António Botelho de Sousa e Mourão [o Morgado de Mateus], a Capitania paulista passa ser, em pleno Século XVIII, o eixo econômico da América do Sul no reaproveitamento fundiário das sesmarias jesuíticas e daquela economia liberal espalhada pelo Piabiyu, principalmente a partir da região de Viamão com entroncamento em Campinas e continuidade em Sorocaba, Botucatu, para atingir os cais da Serra do Mar passando, obviamente, por São Paulo dos Campos de Piratininga.

O evento de lançamento do livro, café da manhã e palestra ocorrerá no dia 14 de junho, sábado, a partir das 9h, no Gabinete de Leitura Sorocabano, na Praça Coronel Fernando Prestes, 21, Sorocaba. Entrada franca.

Voltar

Facebook

Sergio Diniz da Costa
Últimos posts por Sergio Diniz da Costa (exibir todos)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com
Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial
Ir para o conteúdo