Livro recomendado pelo ROL:
‘Vadios e imorais: Preconceito e discriminação em Sorocaba e Médio Tietê’, de
Carlos Carvalho Cavalheiro
“Vadios e Imorais: Preconceito e discriminação em Sorocaba e Médio Tietê”. Publicado pela Editora Crearte em 2010, teve como apoio cultural a empresa Canhedo Beppu – Engenheiros Associados Ltda., de São Paulo.
Vadios e Imorais tece considerações sobre a situação do negro após a Abolição, especialmente na cidade de Sorocaba e na região do Médio Tietê (o nosso Mississipi Paulista). Analisando a documentação referente ao final do século XIX e início do século XX verifiquei a existência de uma sistemática perseguição promovida contra tudo o que se relacionasse com os negros, como a emissão de Posturas Municipais proibindo boa parte das manifestações de origem afro-brasileira. Em contrapartida, os negros desenvolveram estratégias de defesa de uma territorialidade e de expansão das relações sociais e de espaço de ação política.
Contudo, ainda ficou latente a ideia de que o negro não estava moralmente preparado para a vida em liberdade e, por isso, fugia do trabalho. Por essa forma de pensar, promoveu-se uma perseguição aos negros através de uma “guerra à vadiagem” (procurando associar essa prática com a ocorrência da liberdade dos escravos) e, depois, o recrutamento forçado.
O livro deverá estar nas prateleiras das livrarias ainda neste mês de junho. A tiragem é limitadíssima e terão apenas cem exemplares para venda.
O objetivo do livro é despertar o interesse de novos pesquisadores sobre o assunto, o que deverá contribuir para o desenvolvimento de consciências e de posturas de combate ao preconceito e ao etnocentrismo.
O livro conta ainda com um excelente prefácio de Ademir Barros dos Santos e foi agraciado com o Prêmio Sorocaba de Literatura de 2011 como o Melhor Livro de História Social de 2010.
- Banda Renovai - 9 de dezembro de 2025
- 9ª FLAUS – Feira do Livro e Autores Sorocabanos - 8 de dezembro de 2025
- No Quadro do Jornal ROL, Eduardo Martínez! - 8 de dezembro de 2025
Natural de Sorocaba (SP), é escritor, poeta e Editor-Chefe do Jornal Cultural ROL. Acadêmico Benemérito e Efetivo da FEBACLA; membro fundador da Academia de Letras de São Pedro da Aldeia – ALSPA e do Núcleo Artístico e Literário de Luanda – Angola – NALA, e membro da Academia dos Intelectuais e Escritores do Brasil – AIEB. Autor de 8 livros. Jurado de concursos literários. Recebeu, dentre vários titulos: pelo Supremo Consistório Internacional dos Embaixadores da Paz, Embaixador da Paz e Medalha Guardião da Paz e da Justiça; pela Soberana Ordem da Coroa de Gotland, Cavaleiro Comendador; pela Real Ordem dos Cavaleiros Sarmathianos, Benfeitor das Ciências, Letras e Artes; pela FEBACLA: Medalha Notório Saber Cultural, Comenda Láurea Acadêmica Qualidade de Ouro; Comenda Baluarte da Literatura Nacional e Chanceler da Cultura Nacional; pelo Centro Sarmathiano de Altos Estudos Filosóficos e Históricos, Pesquisador em Artes e Literatura; Pela Academia de Letras de São Pedro da Aldeia, o Título Imortal Monumento Cultural e Título Honra Acadêmica, pela categoria Cultura Nacional e Belas Artes; Prêmio Cidadão de Ouro 2024, concedido por Laude Kämpos. Pelo Movimento Cultivista Brasileiro, o Prêmio Incentivador da Arte e da Cultura,


