Cantora mineira ganha notoriedade nacional com suas canções

A cantora e compositora Marcela Reis está sendo a revelação do momento na música popular brasileira

Foto da cantora mineira Marcela Reis

Já no Brasil, quem também vem ganhando notoriedade é a cantora mineira Marcela Reis, que está em total crescimento natural na música brasileira atual.

Marcela Reis, nasceu em Ponte Nova e foi criada em Manhuaçu, desde cedo encontrou na música sua verdadeira paixão. Com uma trajetória marcada por dedicação e talento, a cantora vem conquistando corações por onde passa, e hoje é uma das principais escolhas para animar festas de casamento e eventos que demandam um repertório diversificado.

Aos 17 anos, Marcela iniciou sua carreira profissional, encantando os ouvintes em bares, eventos particulares e nos palcos das cidades. Seu primeiro single, “Não sou culpada”, lançado em 2016, já revelava sua personalidade musical única e o poder de sua voz cativante.

    
 O ano de 2018 trouxe uma conquista memorável para a artista. Marcela foi a grande vencedora do 1º FESTICAFÉ, concurso de músicas autorais na cidade de Manhuaçu, com a emocionante composição “O JOGO VIROU”. Desde então, essa música vem ecoando nas rádios da cidade, marcando o início de uma trajetória ascendente.

       
Surpreendendo o cenário musical em 2022, a talentosa cantora participou do Sesi Música, em Belo Horizonte, onde se destacava o estilo MPB. Mas Marcela não se limitou a tradições, e brilhou ao interpretar “Presepada”, da eterna rainha da sofrência, Marília Mendonça, conquistando o terceiro lugar no concurso e mostrando sua versatilidade.

Seu talento não passou despercebido, e em 2023, Marcela gravou o aclamado projeto “Sala do Groove” com o renomado produtor musical nacional, Daniel Silveira, conhecido por trabalhos com artistas como Gusttavo Lima e a dupla Mateus e Kauan. Essa colaboração só reforçou a certeza de que estamos diante de uma artista promissora.

E o futuro reserva ainda mais para Marcela Reis! Ela está concentrada em seu primeiro DVD, que será gravado em Goiânia, com músicas inéditas e de autoria própria, mostrando sua versatilidade como cantora e compositora.

O que torna Marcela uma escolha perfeita para festas de casamento e eventos diversos é sua animação contagiante, energia pulsante e um repertório diversificado capaz de envolver e emocionar a todos os presentes. Sua voz poderosa transmite emoção e alegria, tornando cada apresentação uma experiência única e memorável.

    
Portanto, não deixe de acompanhar a carreira dessa talentosa cantora que está trazendo uma nova e cativante energia à música. Marcela Reis é, sem dúvida, uma das grandes revelações da região e tem tudo para conquistar ainda mais o coração do público. Fiquem atentos ao seu primeiro DVD e embarquem nessa jornada musical repleta de sensações e surpresas.

Matéria: Comendador Fabrício Santos

Crédito das fotos: Marcela Reis

Foto do correspondente da cidade de Manhuaçu (MG(, Fabrício Santos

Fabrício Santos é Correspondente do Jornal Cultural ROL pela cidade de Manhuaçu (MG).

CONTATOS COM O AUTOR

Voltar: http://www.jornalrol.com.br




Manhuaçu -MG ganha Centro de Terapias e Artes Integradas

O Centro de Terapias e Artes Integradas foi inaugurado como extensão das atividades do GOTLAND Instituto Cultural de Educação e Artes do Artista Plástico Comendador Fabrício Santos em parceria com sua esposa Master Terapeuta TRG Marilza Santos

Manhuaçu ganhou um Centro de Terapias e Artes Integradas como extensão das atividades do GOTLAND Instituto Cultural de Educação e Artes do Artista Plástico Comendador Fabrício Santos em parceria com sua esposa Master Terapeuta TRG Marilza Santos. A inauguração ocorreu no sábado (18/03) às 09h, com a presença de familiares e amigos para participarem da benção do Centro de Terapias e Artes Integradas promovida pelo Padre Paulo Rogério Machado, vigário da Paróquia do Bom Pastor de Manhuaçu.

O empreendimento conta com uma Sala de Atendimento da Terapia TRG (Terapia do Reprocessamento Generativo) e de Neuropsicopedagia pela Especialista e Master Terapeuta Marilza Santos CBTRG – 00.016/PE, conta com o escritório da Diretoria Geral do Gotland Instituto Cultural de Educação e Artes do Diretor Geral Pedagogo Prof. Fabrício Santos, dispõe também do espaço de produção artística do Studio de Pinturas do Comendador, Galeria de Exposições Itinerantes da CULT VIP e Nêga Brasil da Estilista Rita Santos e Designer Grazielle Sabino, Galeria de Exposições Permanentes de Obras Catalogadas do Comendador, ainda conta com uma Sala Multiuso para os cursos de Arteterapia, Musicoterapia, Neuropsicopedagogia, espaço para cursos de artesanatos, croquis arquitetônicos, reuniões e palestras. Além dos planos e pacotes com descontos especiais para tratamento individual e em grupos.

A TRG está fundamentada em 5 métodos essenciais. São eles:

-Método Cronológico;

-Método Somático;

-Método Temático;

-Método Futuro;

-Método de Potencialização.

Cada um destes métodos são ferramentas utilizadas em situações específicas durante o reprocessamento. A Master Terapeuta TRG Marilza Santos, através do atendimento presencial e on-line do atendimento pela técnica da TRG, Terapia de Reprocessamento Generativo procura trabalhar todo o psiquismo de uma forma, que a pessoa não fique mais paralisada na dor. A TRG reestrutura toda a história de traumas desde o nascimento até o momento presente, trabalhando também os medos e anseios relacionados ao futuro. A partir do momento que o problema é trazido à consciência, o cérebro dará uma nova interpretação àquele evento de memória e o sentimento será gravado de uma outra maneira no inconsciente, fortalecendo a pessoa de forma que ela irá se sentir muito mais preparada para enfrentar as dificuldades da vida.

A Arteterapia é um processo terapêutico que se distingue como método de tratamento psicológico, utilizando os recursos da arte, do simbolismo e das metáforas em sua intervenção. Baseia-se na expressão criativa envolvida na atividade artística, promovendo a conscientização dos sentimentos e de atitudes até então desconhecidos. Por meio do criar em arte e do refletir sobre os processos e os trabalhos artísticos resultantes, o indivíduo pode ampliar o conhecimento de si e dos outros, aumentar a autoestima, lidar melhor com sintomas, stress e experiências traumáticas, desenvolver recursos físicos, cognitivos e emocionais.

O Artista Plástico Especialista Prof. Fabrício Santos, através do atendimento presencial das oficinas de Terapia Complementar de Arteterapia e Cursos de Desenho, Pintura, Artesanatos, Lettering, Modelagem, Violão Básico, Canto e Percussão, buscam minimizar os efeitos negativos da doença mental nas questões emocionais que naturalmente surgem com a doença, tais como: angústia, estresse, medo, agressividade, isolamento social, apatia, entre outros.

Os atendimentos de segunda à sexta, somente nos horários das 18h00 às 19h00, com turmas com número limitado de alunos. Abertura de turmas especiais de atendimento aos sábados com horários na parte da manhã, das 08h:00 às 11h00, e na parte da tarde das 13h00 às 17h00. Agendamentos de cursos e pacotes especiais atendimentos terapêuticos e mensalidades, tratar diretamente pelo WhatsApp (33)98432-9472 (Fabrício) e (33) 98430-1717 (Marilza).

O Centro de Terapia e Artes Integradas e GOTLAND Instituto Cultural de Educação e Artes funcionam de segunda à sexta das 18h00 às 22h00 e aos sábados, das 08h00 às 17h00, situado na Rua Silas Pacheco, nº 706 – bairro Colina – Manhuaçu/MG.

 

Comendador Fabrício Santos

Comendador Fabrício Santos é Correspondente Cultural do Jornal ROL pela cidade de Manuaçu – MG

 

 

 

 




Secretaria de Cultura e Turismo de Manhuaçu (MG) começa rodada de palestras sobre educação patrimonial nas escolas municipais

As ações têm por objetivo ensinar os alunos a importância sobre os patrimônios do município e acontecerão até o dia 07 de novembro

Foi iniciada nesta quarta-feira (26/10) a rodada de palestras sobre educação patrimonial nas escolas municipais de Manhuaçu. As ações tem por objetivo ensinar os alunos a importância sobre os patrimônios do município e acontecerão até o dia 07 de novembro.

A primeira instituição a receber as palestras foi a Escola Municipal Camilo Felipe Nacif, onde alunos do 3º ao 5º ano receberam a cartilha sobre o patrimônio cultural municipal e participaram de oficinas. “Nós estamos trabalhando com três ações: palestra sobre o patrimônio cultural e entrega das cartilhas, oficina de pinte o patrimônio cultural tombado e e criação do mascote da cartilha impressa do patrimônio cultural que será lançada em 2023. Todas essas ações servirão para a pontuação para que ocorram os repasses do ICMS do patrimônio cultural. Também será feito um relatório para enviar para o IEPHA de Minas Gerais”, explica Fabrício Santos, professor e diretor municipal de cultura e patrimônio.

Confira o cronograma das próximas ações:

01/11 – Escola Municipal Ponte da Aldeia

03/11 – Escola Municipal Sônia Maria Batista

03/11 – Escola Municipal São Vicente de Paulo (CAIC)

04/11 – Escola Municipal Rita Clara Sette (Santo Amaro)

04/11 – Escola Municipal Vila Nova

07/11 – Escola Municipal Eni Alves Nogueira (Palmeiras)

#patrimônio #educação #icmscultural #patrimôniotombado #Manhuaçu #PrefeituradeManhuaçu #trabalharparabemsevir

Comendador Fabrício Santos

Comendador Fabrício Santos é correspondente do Jornal RROL pela cidade de Manhuaçu (MG)

 

 

 

 

 

 

 




Líderes comunitários participam de curso básico para elaboração de projetos

Mesmo sendo final de semana, as lideranças foram em busca de conhecimento

Muitos imaginam que organizar uma festa é algo tão simples, bem como a apresentação de um pedido junto ao Poder Executivo, com o objetivo de pleitear ajuda financeira e estrutural, para que determinada comunidade realize um evento. Para facilitar o entendimento dos líderes comunitários e diretoria do Conselho das Associações de Moradores de Manhuaçu (Coamma), o diretor de Cultura e Patrimônio, Fabrício Santos prontificou a ministrar um curso para a elaboração de projetos culturais. O módulo I do curso foi aplicado, neste sábado, 22, na sede da Associação de Promoção ao Idoso e contou com a presença de vários presidentes de associações. O curso é uma parceria entre o Conselho das Associações de Moradores de Manhuaçu (COAMMA) e, a Prefeitura de Manhuaçu.

O diretor de Cultura, Fabrício Santos abordou a importância de os presidentes de associações estarem cientes de como deve ser preenchido o documento (pedido), para que a Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Cultura possa recepcionar a solicitação de cada liderança comunitária. Por falta de conhecimento para a elaboração do processo, torna-se inviável atender a demanda, principalmente a falha em inserir itens que precisam numa festa. Há verba específica para determinada finalidade. Por isso, a exigência aumenta e faz necessário, que todos os pedidos atendam as novas diretrizes de trabalho da própria Secretaria de Cultura.

Segundo Fabrício Santos, a conclusão do Módulo II do curso está prevista para o dia 12 de novembro de 2022, no horário das 8h às 17h com entrega de certificados. “Estou muito feliz em partilhar experiência, informação sobre os procedimentos com os líderes comunitários, que gostam de promover as festas comunitárias. Ao findar do curso, eles terão mais condições e experiências, para a elaboração de um projeto de evento de suas comunidades” detalha o diretor de Cultura, Fabrício Santos.

Transcrito de CIDADE TOTAL, segunda-feira, outubro 24, 2022

Eduardo Satil

Fotos: Fabrício/ Marilza  Santos

Comendador Fabrício Santos

Comendador Fabrício Santos é correspondente do ROL pela cidade de Manhuaçu (MG)

 

 

 

 

 

 

 




Líderes comunitários recebem diretor do Patrimônio Cultural de Manhuaçu

Líderes comunitários recebem diretor do Patrimônio Cultural de Manhuaçu

Para apresentar o que o município possui de relevante na área patrimonial, o Conselho de Associações de Moradores de Manhuaçu (Coamma), recebeu neste domingo, 9, o diretor de Patrimônio Cultural de Manhuaçu, Fabrício Santos. Foi a 8ª reunião ordinária do conselho, que caminha em busca de fortalecimento, conhecimento para que seja multiplicado junto às demais associações de moradores, que estão lutando sempre para melhores condições às famílias, em cada bairro.

O diretor de Patrimônio Cultural, Fabrício Santos distribuiu para os presidentes de associações, uma cartilha informativa sobre o Patrimônio Cultural de Manhuaçu, onde estão os bens tombados ou inventariados pelo município, além de definir o que é um bem imóvel inventariado, tombado e como funciona essa estrutura, para guardar a memória e esses bens considerados mais sensíveis.

          

São vários locais catalogados e considerados tombados e, outros que foram inventariados.  Todos com uma importância grandiosa para o município, que guarda um tesouro encantado de lugares, que deveriam ser explorados como “locais” que fazem parte da nossa história. Fabrício Santos explicou ainda como é feito o trabalho, para a proteção de tudo que está catalogado, além do projeto de educação do patrimônio cultural nas escolas municipais, com a distribuição da cartilha que tem um conteúdo relevante. Também realiza palestras, dando ênfase para a importância de preservar o que existe e está bem perto de todos. “Precisamos avançar para que toda a sociedade saiba, o quanto nosso município é interessante. Para isso, há a necessidade do engajamento de todos para preservarmos o que é nosso. Contar com a participação do Coamma e, de cada líder comunitário é fundamental para o nosso trabalho”, ressalta Fabrício Santos.

Campanha Outubro Rosa em ação

          

A terapeuta e neuropsicopedagoga, Marilza Santos participou da reunião e falou sobre a Terapia do Reprocessamento Generativo. Também chamou a atenção das mulheres, para estarem atentas ao Câncer de Mama, já que o mês é “Outubro Rosa”, em que os órgãos de saúde aproveitam para a campanha de conscientização, que tem como objetivo principal alertar as mulheres e a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama, e mais recentemente sobre o câncer de colo do útero.

Para a presidente do Coamma, Marinez Bragança, a reunião foi um momento inovador para todos que participaram, sobretudo, para conhecerem os bens existentes no município, que fazem parte do patrimônio cultural.

Fonte da Matéria: Cidade Total –  segunda-feira, outubro 10, 2022 – Eduardo Satil

Comendador Fabrício Santos

Comendador Fabrício Santos é Correspondente do ROL da cidade de Manhuaçu (MG)

 

 

 

 




Comendador Fabrício Santos: 'Ser melhor do que ontem'

Comendador Fabrício Santos

Poema em homenagem aos 11 anos do recorde nacional do artista plástico Fabrício Santos

Coluna Resenha Cultural Fabrício Santos

No dia quatro de maio de 2011

Pelo Rank Brasil fui coroado

Tornando-me o primeiro Manhuaçuense

Recordista brasileiro homologado.

Não nasci para competir com os outros

Minha competição é comigo mesmo

Ser sempre melhor do que fui ontem

E assim sigo a minha vida

Em busca dos meus objetivos

Sem olhar para o de ninguém

Conquistando apenas o que é meu.

Dou ao mundo o melhor de mim

Mas sei que nunca será o bastante

Com a monumental pintura em tela

Nunca desisto de ser pioneiro

A imagem de Nossa Senhora do Rosário

Maior do Brasil e do mundo inteiro.

Aprendi que para ser um vencedor

Não posso colocar limites

Nem duvidar do meu talento

E criatividade para fazer

O que ninguém jamais tentou

Realizando um feito inédito como Artista

Que é impossível para aqueles

Que não têm alma de vencedor.

Por cinco vezes fiz o meu melhor

De forma individual ou coletiva,

Hoje sou coroado de forma histórica

Como Penta-recordista Brasileiro

Com feitos através das Pinturas

E tapetes de areias coloridas

Da primeira Via-sacra africana

Até as Caricaturas humoristas

De maiores ao primeiro

Em minha querida cidade Natal

Hoje sou o primeiro

Com as Artes Sacras elevar

O meu bom povo mineiro

E a minha querida Manhuaçu

Como Recordista Brasileiro!

Comendador Fabrício Santos

Comemoração dos 11 anos como recordista brasileiro.

 

Poema publicado originariamente no Portal Zona da Mata News, em 12/05/2022, às 14h48

 




Comendador Fabrício Santos: 'Homenagem ao Enfermeiro Benoni da Paixão – 50 anos de profissão'

Comendador Fabrício Santos

A História do primeiro técnico de enfermagem Manhuaçuense diplomado com curso em 1972

Coluna Resenha Cultural Fabrício Santos

Entre as principais funções do técnico em enfermagem está o atendimento aos pacientes da unidade hospitalar, sendo ele um profissional imprescindível à assistência, prevenção de complicações e recuperação da pessoa necessitada, considerando sempre a segurança e a humanização.

O técnico em enfermagem tem várias funções, todas com o propósito de promover a total assistência aos indivíduos e grupos sociais de forma efetiva, em prol da promoção, prevenção, recuperação e reabilitação dos pacientes em todas as etapas do processo.

Trata-se de um dos responsáveis pela garantia de uma assistência individualizada à pessoa. Suas funções podem ser divididas em assistenciais e administrativas. Entenda um pouco mais sobre como funciona cada uma delas a seguir.

Existem três alternativas para quem pretende trabalhar na área da enfermagem. É muito importante que você entenda cada uma delas para evitar qualquer tipo de dúvida. Veja a seguir:

Enfermeiro: trata-se do profissional com graduação em enfermagem, curso superior que geralmente tem a duração de cinco anos;

Técnico em enfermagem: é o profissional formado em um curso técnico, cuja duração aproximada é de dois anos e exige a formação no ensino médio completo;

Auxiliar de enfermagem: é o profissional que fez o curso de auxiliar de enfermagem, que exige, no mínimo, a conclusão do ensino fundamental.

A História de Benoni da Paixão como o primeiro técnico de enfermagem Manhuaçuense diplomado com curso:

 

Segundo Benoni, em 1971 a enfermagem era denominada “Atendente de Enfermagem”. Não existia na época curso de formação técnica em enfermagem no modelo dos dias atuais.  Quando surgiu o primeiro curso na área da enfermagem na época, foi no Instituto Científico de Química do Rio de Janeiro/RJ.

Quando Benoni tomou conhecimento sobre esse curso, foi quando encontrou uma cartilha em uma cestinha na entrada do hospital César Leite de Manhuaçu/MG, oferecendo o curso técnico de enfermagem por correspondência tendo que ao final do curso fazer um estágio em algum Hospital para praticar os conhecimentos teóricos.

No município de Manhuaçu no ano de 1971, Benoni foi o único que se inscreveu no curso de atendente de enfermagem com duração de 8 meses. Ele relata que todo mês recebia material desse curso técnico para estudar e fazer avaliações. Depois do período de oito meses de estudos, Benoni destacou-se como um aluno acima da média com notas nas avaliações superiores de 8 pontos, numa escala de 0 a 10.

Após concluir o curso no ano seguinte, se dirigiu ao Rio de Janeiro sede do Instituto Científico de Química para buscar o diploma de conclusão do curso técnico de atendente de enfermagem. Fez estágio no Hospital das Clínicas em Belo Horizonte por 4 anos, onde aprimorou mais os seus conhecimentos e técnicas de enfermagem e na oportunidade ajudou a salvar muitas vidas. Benoni ressalta que quando foi fazer o estágio em Belo Horizonte, apresentou a cópia do diploma do curso de Atendente de Enfermagem e o professor supervisor do estágio falou que entre os 80 estagiários do Hospital naquele ano, ele era o único que tinha esse diploma de formação técnica em enfermagem. Benoni fala emocionado que só tem de agradecer a Deus por tudo que ele pode fazer em prol do próximo através do seu serviço como enfermeiro, e ainda relata que uma das suas habilidades do curso de enfermagem era para aplicar injeção, onde ele recebeu o apelido de mão de anjo. Ele disse que treinou muito no estágio, de como pegar veia da pessoa para que ela não sentisse dor. Disse também que uma coisa interessante é que as pessoas que ele cuidou não esquece dele né ele relata que tem muitos pacientes que lembram dele até hoje.

O enfermeiro Benoni da Paixão trabalhou 15 anos na enfermagem e 25 anos no setor faturamento do Hospital César Leite e que se aposentou em 1995, mas a convite do provedor da época, voltou a trabalhar por mais 10 anos finalizando a sua trajetória na enfermagem no HCL de Manhuaçu em 2006.

O homenageado de hoje Benoni da Paixão é também um grande poeta de Manhuaçu onde escreveu alguns versos para homenagear o hospital César Leite pelo 95º aniversário de fundação no mês de maio de 2022.

Poema: Hospital César Leite

Em 1927 a comunidade de Manhuaçu era premiada

E os benfeitores daquele tempo iniciavam

Uma grande e difícil jornada

A grande conquista de Manhuaçu e região

Estava sendo preparada.

Com campanhas e doações

O sonho daquela gente foi se realizando

Um povo esperançoso e solidário

Acreditando nos benfeitores

Estava sempre ajudando.

Seu primeiro nome Hospital Manhuassú

Depois de algum tempo seu nome teria que mudar

O nome do seu maior benfeitor

O hospital iria ganhar.

Os outros benfeitores foram aparecendo

E o hospital sempre desenvolvendo

Com amor dedicação e perseverança

O hospital César Leite foi sempre crescendo.

Hoje em dia o povo de Manhuaçu e região

Deve considerar-se privilegiado

Com crescimento e organização

E o grande serviço que este hospital tem prestado.

Não vou citar nome de todos os benfeitores

Para que ninguém seja injustiçado e ofendido

Entre muitos benfeitores

Teve médicos funcionários e outros,

O importante é a gente saber que por nós foi construído.

Benoni da Paixão – Acadêmico Honorário da Academia ACLA/MG de Manhuaçu.

Créditos das fotos: acervo pessoal de Benoni da Paixão

Matéria publicada originariamente na Coluna Resenha Cultural Fabrício Santos, do Portal Zona da Mata News, em 29/04/2022, às 10h44