Lugares de memória de Porto Feliz
Passeio cultural evidenciou os lugares de memória de
Porto Feliz (SP)

No último dia 28, sábado, ocorreu o Passeio pelos lugares de memória de Porto Feliz, mediado pelo Mestre em Educação e Doutorando em Comunicação e Cultura Professor Carlos Carvalho Cavalheiro. O passeio é uma promoção da Equipe Gestora da EMEF. Coronel Esmédio com vistas à formação dos professores da unidade, bem como para usufruto da comunidade em geral.
Vinte e seis participantes se inscreveram para o passeio, dentre professores e pessoas interessadas. Participaram, além de porto-felicenses, pessoas das cidades de Boituva, São Paulo, Sorocaba, Itu e Salto, o que demonstra o interesse que desperta a história da cidade de Porto Feliz.

O passeio iniciou-se na Praça da Matriz (Dr. José Sacramento e Silva), defronte ao monumento em homenagem a Cândido Motta. O professor Carlos Carvalho Cavalheiro evidenciou a qualidade artística do monumento que foi criado e esculpido pelo artista Giulio Starace (Júlio Starace), um famoso escultor italiano, radicado no Brasil na década de 1920 e que se destacou por produzir a obra em mármore de dois amantes na Fonte dos Amores, em Poços de Caldas.
“A obra de Poços de Caldas foi feita em 1929. O monumento a Cândido Motta é anterior, de 1920. Infelizmente, apesar de ser uma escultura realizada por um artista de renome, pouca gente de Porto Feliz sabe disso. E, assim, o monumento sofre vandalismos”, conclui o professor.

Da Praça, o grupo seguiu para o interior da Igreja Matriz de Nossa Senhora Mãe dos Homens. Dentro da Igreja puderam apreciar o conjunto de azulejos pintados pelo também italiano Bruno de Giusti. O professor Carlos discorreu sobre as críticas sociais que Bruno inseriu em sua obra e, também, sobre as representações da História oficial da cidade. Na oportunidade, os participantes ouviram, ainda, sobre o restauro das imagens de Nossa Senhora da Penha (primeira padroeira da cidade) e de Nossa Senhora Mãe dos Homens, informações essas passadas por Guilherme Iversen.

O passeio terminou no Parque das Monções com especial atenção para o Monumento aos Bandeirantes e, também, para a construção da réplica do batelão, feita a partir do tronco do famoso Jequitibá, que foi morto por ato de vandalismo.

O professor Carlos Carvalho Cavalheiro realiza passeios culturais como esse desde o início dos anos 2000 em Sorocaba. Criou diversos roteiros temáticos, sendo alguns deles aproveitados pela empresa de turismo pedagógico Educar. Em Porto Feliz, o professor Carlos realiza passeios semelhantes desde 2006, especialmente com seus alunos da EMEF. Coronel Esmédio. Já realizou passeios com temáticas específicas – como sobre a rua da Laje – e abrangentes como generalidades da história local. Também é criador e idealizador da Gincana de História, evento destinado aos estudantes com enigmas sobre a cidade de Porto Feliz.