Projeto Cidade Viva colore CEU Parque do Carmo com grafite do artista Diego DGOH

Idealizado pela Numen Produtora, o projeto defende a arte urbana, o muralismo e o grafite como formas de revitalizar espaços públicos. Iniciativa ainda conta com bate-papos e evento de inauguração da obra

Reprodução / Arquivo Numen Produtora

A arte urbana e o grafite têm o poder de transformar e dar mais vida para as cidades. E o CEU Parque do Carmo, gerido pelo Instituto Baccarelli, está prestes a ganhar do projeto Cidade Viva um grande mural feito pelo artista Diego DGOH. A iniciativa é idealizada e executada pela Numen Produtora, com o patrocínio das Lojas Besni.

A obra está sendo criada até o dia 20 de julho e tem a proposta de contribuir para a revitalização desse importante centro de ensino para os moradores da região. A inauguração do mural acontece no dia 22 de julho, às 11h, em um evento que conta com DJ, música e microfone aberto para todos que quiserem se manifestar sobre a iniciativa.

Além da pintura, o projeto Cidade Viva prevê um bate-papos, no qual Diego fala mais um pouco sobre o projeto, traça um panorama da história das artes urbanas e conta sobre sua trajetória artística. O encontro acontece no dia 22 de julho, às 10h, no teatro do CEU Parque do Carmo.

O projeto de impacto visual é inspirado no muralismo, uma das técnicas mais antigas na história da arte, que tem se transformado muito ao longo do tempo – da arte rupestre à arte urbana. No século 20, no México, o muralismo foi encabeçado por artistas como Diego Rivera, que passaram a pintar muros como uma forma de expressar os sentimentos e os anseios de uma população sufocada pela ditadura porfirista e que era excluída dos elitizados salões e galerias de arte.

Assim como esse importante movimento, o projeto Cidade Viva tem a proposta de humanizar os espaços públicos, estabelecendo uma relação afetiva entre pessoas e lugares, ao mesmo tempo em que transforma positivamente a paisagem urbana e a estética das cidades.

Entre os principais objetivos da iniciativa estão estimular a circulação de pessoas nos espaços-alvo; gerar engajamento afetivo da população local; fomentar a participação dos moradores locais; levar mais cultura para o dia a dia da população; e fomentar as intervenções artísticas urbanas no Brasil como área estratégica na Economia Criativa.

A intervenção artística em São Paulo é uma ação do projeto cultural Cidade Viva, idealizado e produzido pela Numen Produtora, no qual conta com o patrocínio das Lojas Besni, por meio do ProAC ICMS, e apoio do CEU Parque do Carmo, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Educação da cidade de São Paulo, com gestão do Instituto Baccarelli. A iniciativa é realizada pelo Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas.

Sobre a Numen Produtora

A Numen Produtora foi criada em 2016, na cidade de Campinas/SP. Trata-se de uma produtora cultural especializada em projetos de artes visuais elaborados para impactar a vida de pessoas e comunidades por todo o Brasil. Seus projetos são viabilizados pelo ProAC/ICMS (Programa De Ação Cultural da Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo) e pela Lei de Incentivo à Cultura (“Lei Rouanet”) e são adaptados para demandas sociais próprias à realidade brasileira.

Todos os projetos culturais da Numen Produtora estão alinhados aos 17 ODS (objetivos de desenvolvimento social da ONU). As principais temáticas abordadas nos projetos são sustentabilidade, capacitação profissional, ocupação do espaço público e empoderamento feminino, utilizando a cultura como ferramenta para desenvolver ambientes transformadores.

Sobre o Instituto Baccarelli

O Instituto Baccarelli é uma das organizações sem fins lucrativos mais respeitadas no Brasil por proporcionar ensino de excelência combinando três eixos de grande importância: social, educacional e cultural. É responsável por formar a primeira orquestra sinfônica do mundo em uma favela, a Orquestra Sinfônica Heliópolis, que conta com o maestro Isaac Karabtchevsky como diretor artístico e regente titular, quebrando diversas barreiras e incentivando o surgimento de outros projetos similares no país. 

Sua sede está instalada na comunidade de Heliópolis, São Paulo, onde opera como agente de transformação social há 26 anos, mostrando um futuro com mais perspectivas a centenas de crianças e jovens. Ali, beneficia anualmente 1200 alunos em situação de vulnerabilidade por meio de programas de ensino de excelência que se dividem em: Musicalização Infantil, Canto Coral, Aulas de Instrumentos (classes coletivas e individuais) e Prática Orquestral, com reais oportunidades de profissionalização na música para aqueles que desejam construir uma carreira. 

A instituição também assiste as famílias dos beneficiados com a distribuição de alimentos e outros itens de primeira necessidade, além de disponibilizar atendimentos de uma equipe de assistentes sociais. 

Em 2022, assumiu a gestão de 12 unidades dos CEUS, em contrato firmado com a Secretaria Municipal de Educação, e ampliou seu campo de atuação, levando esta consistente trajetória de transformação social em Heliópolis para outras regiões da cidade, em conformidade com os objetivos, planos e políticas estabelecidas pela SME para as áreas de educação, cultura, esporte, lazer, recreação e tecnologia da cidade de São Paulo.

Para mais informações, acesse: www.institutobaccarelli.org.br 

SERVIÇO

Projeto Cidade Viva em São Paulo

Bate-papo com Diego DGOH
Quando: 22 de julho (sábado), às 10h
Onde: Teatro do CEU Parque do Carmo – Rua Gaspar da Silva, 240, Parque do Carmo

Criação do Mural
Quando:
 3 a 20 de julho
Onde: CEU Parque do Carmo – Rua Gaspar da Silva, 240, Parque do Carmo

Inauguração do Mural
Quando: 
22 de julho (sábado), às 11h
Onde: CEU Parque do Carmo (pátio externo, próximo ao muro da entrada principal) – Rua Gaspar da Silva, 240, Parque do Carmo

Voltar: http://www.jornalrol.com.br