Jorge Paunovic: 'Dia Mundial do Meio Ambiente'
Jorge Paunovic: ‘Dia Mundial do Meio Ambiente’
No dia 05 de junho iremos comemorar o Dia Mundial do Meio Ambiente. Instituído pela Organizações das Nações Unidas em Estocolmo em 1972 com o propósito de chamar a atenção da população em geral para a necessidade da preservação do meio ambiente até então considerado inesgotável.
Em nosso país algumas medidas ainda tímidas tem sido efetivadas através do governo, entretanto as mais urgentes tem sido postergadas e algumas anuladas.
O prazo para que os resíduos sólidos tivessem um destino no sentido de preservação do meio ambiente tem sido postergado assim como recentemente nossos legisladores diminuíram o tamanho de uma área anteriormente protegida, permitindo seu desmatamento.
Alguns pequenos municípios resolveram o problema do resíduo residencial através de cooperativas visando a reciclagem do lixo doméstico. Os metais, vidros, plásticos, papel e papelão poderão ser reciclados beneficiando o meio ambiente e gerando empregos e renda. Da mesma forma os resíduos orgânicos, como restos de frutas e alimentos podem ser transformados em adubo que poderão ser reutilizados em jardins, hortas e na agricultura familiar beneficiando o solo. Não se pode negar que seria um investimento alto que a maioria dos municípios não tem capacidade orçamentária, entretanto, os órgãos financeiros federais poderiam financiar esses investimentos que a longo prazo se pagariam. Quanto custa desapropriar uma área, terraplenagem e o preparo para receber o lixo residencial e sua manutenção ao longo dos anos?
Da mesma forma o esgoto sanitário tratado pode gerar gás metano que movimentaria turbinas para a geração de energia elétrica com menos poluição. O resíduo sólido tratado se transforma em adubo que poderia ser utilizado em jardins e praças.
Nas grandes cidades a preocupação maior é com a poluição ambiental através da queima de combustíveis fosseis. Nessas cidades tem se verificado uma alta incidência de doenças pulmonares principalmente no inverno quando ocorre a inversão térmica. As indústrias automotivas pesquisam fontes alternativas de propulsão como os motores híbridos e movidos a eletricidade e no futuro poderão ser utilizados com sucesso. No Brasil as fontes alternativas tem sido utilizadas como o álcool que polui menos.
É necessário que a população e os Governos se conscientizem da necessidade da preservação dos biomas e da biodiversidade para que no futuro não tenhamos consequências graves como o aumento das marés, secas prolongadas ou chuvas torrenciais.
Cuidar da natureza é a garantia de preservação da vida na terra.
Neste 05 de junho então vamos nos conscientizar de que nosso papel na preservação do meio ambiente é de fundamental importância assim como a cobrança do setores responsáveis para que juntos possamos cuidar da natureza e da vida.
De nada adianta plantar uma árvores ou separa o lixo neste dia é necessário que mudanças imediatas em nossos hábitos diários sejam efetivadas.É fundamental que cada um faça a sua parte.