Celso Lungaretti: 'Toda vez que olho para você não consigo entender/por que deixou as coisas que fez saírem tanto do seu controle'
Celso Lungaretti: CONDENAÇÃO DO LULA É MARCO MELANCÓLICO DO FIM DE UMA ÉPOCA
Freformismo à brasileira, estar terminando de forma tão melancólica.
O começo do fim foi quando o PT abdicou da missão de extinguir a exploração do homem pelo homem e se conformou em apenas tentar atenuar a monstruosidade intrínseca do capitalismo (como se isto fosse possível!).
valores republicanos, expurgou das suas fileiras os dirigentes e militantes mais devotados aos ideais igualitários e libertários, ao mesmo tempo em que abria as portas indiscriminadamente para carreiristas que apenas incharam o partido, descaracterizando-o ao invés de agregarem qualidade.
E foi aos poucos trocando a priorização das lutas sociais, com a consequente organização combativa das massas, pelo empenho exclusivo em vencer eleições e assim conquistar nacos de poder no Executivo e Legislativo, até chegar à vergonhosa situação de perder para a direita a batalha das ruas durante o processo de impeachment de Dilma Rousseff.
Coerentemente mandou às favas também os escrúpulos, pois eram inspirados na moral revolucionária que caiu em desuso. Passou a pautar seu comportamento pelo utilitarismo; e, sendo os petrolões.
A condenação de Lula, mesmo não sendo definitiva nem encaminhando-o automaticamente à prisão, tem peso simbólico imenso: atesta a perda da inocência de um partido que nasceu imbuído das melhores intenções, mas foi abrindo mão de suas bandeiras longo do caminho, até nada mais restar-lhe de digno e puro para ostentar.
O PT não inspira mais a perspectiva de dias melhores, daí ter apelado para a satanização dos adversários como seu principal trunfo nas últimas campanhas eleitorais. Mas, os melhores seres humanos, aqueles que precisamos engajar na luta para a transformação da sociedade, são movidos pela esperança, não pelo rancor!
É hora de o PT e a esquerda brasileira repensarem o papel desempenhado neste século, efetuando finalmente a autocrítica da qual fogem desde o impeachment da Dilma, como se pudessem permanecer indiferentes a derrota tão acachapante!
Se o livrarmos de tal fardo, é bem capaz de ele conseguir terminar seus dias sem o dissabor de cumprir pena de prisão, numa democracia e em idade provecta.
Repito a advertência que fiz há bem pouco tempo: bravata tem hora, e não é agora!
.
OUTROS POSTS RECENTES DO BLOGUE NÁUFRAGO DA UTOPIA (clique p/ abrir):
UM ALERTA: O PREÇO DA MALANDRAGEM É A PERDA DE LEGITIMIDADE DO JOGO POLÍTICO.
DUAS CONTRADIÇÕES SE TORNARAM EXPLÍCITAS COM A CRISE ATUAL DO CAPITALISMO. SAIBA QUAIS SÃO.
O NARIZ DO JOESLEY NÃO PÁRA DE CRESCER
A REVOLUÇÃO DE 1917 SÓ ABALOU O MUNDO. O QUE FALTOU PARA INAUGURAR UMA NOVA ERA NA HISTÓRIA DA HUMANIDADE?