Festival de Artes de Itu entra no último final de semana
Neste último final de semana do Festival de Artes a população pode prestigiar apresentações de blues, hip hop, capoeira, sarau e muitas outras atrações
Neste último final de semana do Festival de Artes a população pode prestigiar apresentações de blues, hip hop, capoeira, sarau e muitas outras atrações.
Uma das apresentações do sábado (22/07), será” Derico Sciotti e grupo Pelo Telephone”. O saxofonista do Programa do Jô se une ao grupo “Pelo Telephone”, com apresentações de grandes clássicos do chorinho, de compositores como Pixinguinha, Cartola, Durval Ferreira, Waldir Azevedo, Jacob do Bandolim, Ernesto Nazareth, Calado, entre outros. O show será às 20h, no auditório da Prefeitura de Itu.
Já no domingo (23/07), às 19h30, encerrando a 24ª edição do Festival de Artes, a Corporação Musical União dos Artistas faz uma apresentação também no auditório da Prefeitura. O concerto conta com a participação da cantora Rose da Sambrasil e a estreia em Itu do novo maestro da banda, Samuel Nascimento de Lima. O auditório da Prefeitura fica na Avenida Itu 400 Anos, 111, Itu Novo Centro.
Durante a semana o Festival teve mostra de cinema infantil e contação de história para animar a criançada, além de lançamento de livro de poesias e a apresentação dos alunos da oficina de canto coral do maestro Márcio Lima.
Todas as atrações são gratuitas, programe-se e aproveite:
21 de julho – sexta-feira
15h – Contação de História com Fernanda Audrila e Mariana Lima Mascarenhas da Silva (atriz e professora)
Os ingressos serão entregues uma hora antes do início do espetáculo no mesmo local da apresentação.
Local: Casa da Praça
Praça Padre Miguel (Matriz), 56, Centro
Capacidade: 50 lugares
Classificação: livre
19h – Cinepiano com o pianista Tony Berchmans
Cinepiano, um projeto do pianista Tony Berchmans (foto), é uma experiência audiovisual única na apresentação de grandes clássicos do cinema. Ao piano, Berchmans improvisa a trilha sonora musical ao vivo, utilizando temas de sua autoria e trechos de música folclórica ou clássica, sempre em intenso diálogo com a narrativa dos filmes.
Os ingressos serão entregues uma hora antes do início do concerto no mesmo local da apresentação.
Local: Auditório do Centro de Estudos do Museu Republicano
Rua Barão do Itaim, 140, Centro
Capacidade: 100 lugares
Classificação: livre
20h – Blues Day
Na pluralidade instrumental, com gaitas de boca, kazoo, washboard, violão, os artistas irão interpretar clássicos do blues que marcaram a história do gênero. O projeto Blues Day itinerante, é realizado pela produtora Forma Cultural, aprovado pelo ProAC. O gênero blues foi criado no final do século 19 nos Estados Unidos, onde os escravos, que trabalhavam nas plantações de algodão, entoavam cantos e lamentos que deram origem ao estilo.
Local: Praça Padre Miguel (Matriz), Centro
Classificação: livre
22 de julho – sábado
11h – “Música Brasileira: da canção ao violão”, com Gabriel Maron
No recital “Música brasileira – da canção para o violão”, o violonista Gabriel Maron (foto) apresenta arranjos de canções brasileiras para violão solo, todos de sua autoria, e ressalta a riqueza melódica e harmônica de um repertório comumente conhecido pela qualidade de suas letras, convidando o público a apreciá-lo sob a perspectiva da música instrumental. No programa, constam obras de compositores como Luiz Gonzaga, Nelson Cavaquinho, Paulinho da Viola, Gilberto Gil e Chico Buarque. Durante o recital, o violonista cita etapas da construção dos arranjos e realiza breves comentários sobre os aspectos musicais dos mesmos.
Local: Praça Padre Miguel (Matriz), Centro
Classificação: livre
15h – Capoeira Cobra Coral
Local: Praça Padre Miguel (Matriz), Centro
Classificação: livre
Das 15h às 20h – Sarau Baia Hacker
Local: Avenida Doutor Otaviano Pereira Mendes, 1540, Liberdade
Na Estação – próxima da Praça Gaspar Ricardo
Classificação: 18 anos
17h – Orquestra de Rua
A “Orquestra na Rua” (foto) é um projeto que tem o objetivo de levar a música erudita para além dos teatros e concertos fechados. Suas apresentações acontecem em espaços abertos como praças e locais públicos diversos. O projeto que existe há seis anos foi e criado em Santos por um grupo de três amigos músicos, Leonardo Mallet Caio Forster e Matheus Belini que, tocando pelas cidades do Brasil perceberam o interesse das pessoas pela música clássica.
Uma vez divulgada a apresentação em mídias sociais, os organizadores passam as partituras para os músicos interessados em participar para que ensaiem individualmente e, no dia da apresentação eles se encontrem algumas horas antes para um ensaio geral. Um encontro de músicos sendo que, alguns nem se conhecem, outros costumam a participar de quase todos concertos e outros estarão tocando na Orquestra na Rua pela primeira vez.
Local: Praça Padre Miguel (Matriz), Centro
Classificação: livre
20h – Derico Sciotti e grupo Pelo Telephone
Derico Sciotti (foto), o saxofonista do Programa do Jô, se une ao grupo “Pelo Telephone” no show de estreia do projeto, com apresentações de grandes clássicos do chorinho, de compositores como Pixinguinha, Cartola, Durval Ferreira, Waldir Azevedo, Jacob do Bandolim, Ernesto Nazareth, Calado, entre outros. O projeto foi aprovado pela Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo por meio do ProAC-ICMS.
Os ingressos serão entregues uma hora antes do início do show no mesmo local da apresentação.
Local: Auditório da Prefeitura de Itu
Avenida Itu 400 anos, 111, Itu Novo Centro
Capacidade: 400 lugares
Classificação: livre
23 de julho – domingo
11h – Banda Escola União dos Artistas
Local: Coreto da Praça Padre Miguel (Matriz), Centro
Classificação: livre
Das 11h às 17h – Amanhecer Cultural – Hip-Hop
Local: Rua Doutor José Elias (em frente ao Salão Paroquial D. Antonio J. de Mello)
Classificação: livre
14h – Instituto Música Fácil
O Instituto Música Fácil propõe a apresentação de seus alunos e professores, com músicas e temas diversos.
Local: Praça Padre Miguel (Matriz), Centro
Classificação: livre
19h30 – Corporação Banda União dos Artistas
Os ingressos serão entregues uma hora antes do início do concerto no mesmo local da apresentação.
Local: Auditório do Centro Administrativo Municipal
Avenida Itu 400 anos, 111, Itu Novo Centro
Capacidade: 400 lugares
Classificação: livre