Genealogia: Afrânio Mello fornece informações sobe a FAMILIA TEZOTO

Afrânio Franco de Oliveira Mello:
ATENDIMENTO NÚMERO 871

 

Primeira consulta em 871 desse sobrenome

 

Prezado Genivaldo Tezoto, boa tarde.

Depois de diversas pesquisas encontrei informações sobre o seu SOBRENOME TEZOTO.

Tem 5 (cinco) grafias diferentes e todas com a mesma origem,

São formas dialetais do sobrenome TEZZA e todas de origem italiana.

TEZOTO ……………. 6 (seis ) páginas e um brasão no arquivo e 1 (um ) em separado.

O separado serve para você fazer um quadro, imprimindo o mesmo em papel de foto e, depois, pendurar em uma de suas paredes na casa ou em sua firma.

Fica muito bonito e sempre será motivo de perguntas e explicações que você as dará com muita alegria.

Afrânio Franco de Oliveira Mello

 

 

 

 

 

 

Tezotto, Tessolo, Tessulo,Tezzi, Tezzani

são sobrenomes de origem italiana. São formas dialetais do sobrenome Tezza. Do celtategia, através do latim attegia, “cabana, choupana” o que recorda o camponês que habitava em casúpolas de pau-a-pique e cobertas de palhas. De maneira simples o sobrenome significa “camponês”.

Tezza – Família antiga e nobre, originários Lazio. O Comendador Gian Battista de Crollalanza mostra o brasão desta família nos volumes de sua Blasonico Histórico do Dicionário de Famílias Nobres Italianas e Notáveis. Esta família não possui muitos manuscritos antigos e foi definitivamente entre os recolhidos no Livro de Ouro do Capitólio. De bibliografias documentadas sobre os manuscritos do Vaticano é visto no número relativamente pequeno de inscrições relativas a famílias romanas.

Tezzani: A família é originalmente de Canton Ticino na Suíça e leva o nome de Lezzeno no Lago Como. Pietro, Antonio e Nicolò Tezzani em 1641 e e atestou a nobreza da família também na Itália junto ao escritório da Noble Conselho de Mendrisio. A família estabeleceu-se em Roma, comMassimiliano Tezzani, ele obteve junto ao Papa Pio IX, em 1869, o título de marquês. Ele e seu Patriziato Lugano (Ramo Familiar em Lugano, Suíça). Atualmente, a família tem registro na Lista Oficial com o título de Marquês. A bibliografia desta família é mencionada pelo Marquês Vittorio Spreti, em sua Enciclopédia Italiana histórico-impresso Nobre em Milão em 1936. Muitos de seus manuscritos heráldicos e nobre família encontram-se nas muitas bibliotecas e arquivos públicos da Itália.

Registra-se Vistorio( Vitório ) Tezotto, nascido em 02.10.1892, Tietê, São Paulo, Brasil e falecido em 05.01.1955.Registra-se Josefina Sancchetta Tezotto, nascida em 1895, Tietê, São Paulo, Brasil e falecida em 30.03.1962.Registra-se Josephina Amancio Tezotto, nascida em 04.06.1922, Tietê, São Paulo, Brasil e falecida em 17.05.1999, Votorantim, São Paulo, Brasil. Registra-se Marco Tezotto, nascido em 24.10.1919, Tietê, São Paulo, Brasil e falecido em 07.09.1971. Casou-se por volta de 1940 com Ângela Gurissan. Tiveram dois filhos: Giuseppe Tezotto, nascido por volta de 1942, Tietê, São Paulo, Brasil e Pietro Tezotto, nascido por volta de 1944, Tietê, São Paulo, Brasil; casou-se por volta de 1966 com Rosa Calderan.  Registra-se Julia Tezotto, nascida em 30.11.1899, Jaú, São Paulo, Brasil e falecida em 07.01.1967, Tietê, São Paulo, Brasil; casou-se com Arcangelo Pizzol. Registra-se Giulia Tezotto, nascida em 1870, Itália; casou-se por volta de 1890 com Amadeo Buoro.