9.ª edição da Tarrafa Literária acontece de 27 de setembro a 01 de outubro em Santos/SP
Festival Internacional de Literatura no litoral paulista reúne nomes nacionais e internacionais, como o português Rui Zink, Ana Maria Gonçalves, Antonio Prata, Gregório Duvivier, Maria Ribeiro, Xico Sá, Tati Bernardi, Luiz Ruffato e Nina Horta. Evento marca ainda o lançamento no Brasil de Anibaleitor, de Rui Zink, pela editora Realejo; outro destaque fica por conta da intervenção urbana Polvos Poéticos, do Grupo Sensus, que acontece no fim de semana no SESC Santos
São Paulo, setembro de 2017 – A 9.ª edição da Tarrafa Literária, festival internacional de literatura, que acontece anualmente na cidade Santos, no litoral de São Paulo, já tem data marcada. Entre os dias 27 de setembro e 1º de outubro, o festival ocupará o Teatro Guarany, um patrimônio cultural e histórico localizado ao lado da Rodoviária de Santos, e a unidade santista do SESC, entre outros locais, com uma programação gratuita que inclui dez mesas de debates, bate-papos e atrações infantis, dentro do Tarrafinha Literária.
Com a proposta de ser um evento de entretenimento e cultura, durante cinco dias o festival aproxima leitores de autores, para dar voz ao pensamento e conversar sobre literatura, jornalismo, ciência, história, futebol e o que mais vierà mente dos convidados.
Idealizada pelo editor e livreiro José Luiz Tahan e realizada pela Editora Realejo e SESC – Santos, o evento tem por objetivo evidenciar a literatura e conquistar novos leitores, aproximando-os de escritores de relevância nacional e internacional. Neste ano, a programação da Tarrafa apresenta destaques como a presença do português Rui Zink, e escritores renomados como Ana Maria Gonçalves, Antonio Prata, Gregorio Duvivier, Maria Ribeiro, Xico Sá, Tati Bernardi, Luiz Rufatto e Nina Horta, entre muitos outros.
Para marcar a abertura do evento, na quarta-feira, dia 27, às 19h30, no SESC Santos, a Tarrafa Literária propõe o debate “Você é o que lê” com o ator, humorista e roteirista Gregório Duvivier, a atriz, diretora e escritora Maria Ribeiro, e o jornalista e escritor Xico Sá. Logo após, às 21h, o Slam Das Minasfaz uma apresentação especial ao público presente.
Quinta-feira
No primeiro dia de programação da Tarrafa, o Teatro Guarany recebe mesas com temas variados: ficções, crônicas, jornalismo na atualidade e a mulher na literatura. A primeira, às 17h, terá participação da escritora e mestre em literatura Paula Fábrio e do poeta, prosador, artista gráfico e editor Joca Reiners Torron, com mediação do escritor e doutor em literatura brasileira,Ademir Demarchi, tendo como tema “Ficções – Caminho do Escritor”.
Às 19h, a mesa “A pauta é a crônica – O que o cronista vê?”, terá participações do escritor Antônio Prata e da romancista, cronista, roteirista e jornalista brasileira Tati Bernardi – conhecida por suas obras com nuances feministas, com mediação de Gustavo Klein.
Sexta-feira
No dia 29, a partir das 17h, a mesa “Letra de mulher,” apresenta histórias femininas de superação, com as premiadas escritoras Conceição Evaristo eAna Maria Gonçalves, com mediação de Bianca Santana, também escritora, jornalista e vencedora do Prêmio Jabuti em 2016.
Já às 19h, “Escrevo pra mim, ou pra você?”, com os escritores Stella Florence e, o também cineasta e jornalista, José Roberto Torero, terá mediação da jornalista e contadora de histórias, Lia Rangel.
Sábado
No sábado, duas mesas apresentam grandes autores ao público da Tarrafa. Às 17h, Maria Rita Kehl e Eugênio Bucci são mediados por Matthew Shirts, em “Um país encara o espelho”. Às 17h, é a vez de “Vida dos outros” com os escritores Jotabê Medeiros e Marcelo Rubens Paiva – mediados por João Gabriel de Lima.
Antes disso, às 15h, grandes nomes do universo HQ participam da mesa “HQ – A vida quadro a quadro”, com André Dahmer e Rafael Coutinho.
Domingo
No domingo, 01 de outubro, às 15h, a programação das mesas começa com “Das tripas, coração. Literatura e comida”, com a autora de best-sellers gastronômicos Nina Horta, e crítico de gastronomia Jota Bê, com mediação deRodrigo Levino.
O escritor português Rui Zink, atração internacional desta edição da Tarrafa Literária, participa da mesa “Conquista do leitor”, com o premiado autor Luiz Ruffato, e mediação do jornalista Rodrigo Savazoni, às 17h.
Para encerrar o festival, às 19h, a mesa “Jornalismo do agora e do amanhã” traz a jornalista e blogueira Cynara Menezes na companhia do diretor e fundador da emissora ESPN Brasil, José Trajano, com mediação do também jornalista e professor Vladir Lemos.
Além do debate de abertura com Maria Ribeiro, Gregório Duvivier e Xico Sá, esta edição da Tarrafa traz ainda sete encontros especiais no SESC Santos: o poeta Luis Serguilha em “Poéticas das ecologias infernais e ruidosas – Ritmos do pensamento”, um bate-papo com Isaura Botelho sobre o Livro “Dimensões da cultura e seus desafios” e outro sobre e-book com Sergio Amadeu, intitulado “Tudo sobre tod@s”. No sábado e no domingo, às 13h, acontece a intervenção especial: Polvos Poéticos com o Grupo Sensus. De forma divertida e encantadora, os atores declamam poesias através de conduítes, como se fosse um ‘telefone sem fio’, ouvido por seis pessoas simultaneamente.
Programação infantil – Tarrafinha Literária
A programação infantil da Tarrafa, também no SESC Santos às 15h, chamada Tarrafinha Literária, trata de um tema super atual no sábado: “Booktubers, jovens Escritoras”, com Pam Gonçalves e Bel Rodrigues. No domingo, no mesmo local e horário, a programação é para pais e filhos, Fabiana Iláriopromove a oficina de brincadeiras com palavras: Palavra Arteira, com o intuito de inspirar a prática de brincadeiras construtivas e didáticas, e ainda a aproximação entre pais e filhos.
Futebol com os autores
No domingo, 01 de outubro às 09h, a Tarrafa Literária promove a já tradicional partida de futebol com os autores convidados do festival, na Associação Atlética Portuguesa – mais conhecida como Portuguesa Santista.
Rui Zink, no Unibes Cultural em São Paulo e Milton Hatoun em Santos, em dezembro
Nesta edição, o festival conta com o apoio do Unibes Cultural e da Câmara de Comércio Árabe-Brasileira, em uma parceria que resultará em duas atrações especiais, neste ano.
Na quinta-feira, às 20h, a Tarrafa passa pelo Unibes Cultural, em São Paulo, para uma palestra do português Rui Zink.
Já em dezembro, uma edição especial da Tarrafada na Pinacoteca traz Milton Hatoum. O manauara, três vezes vencedor do prêmio Jabuti, será a estrela dessa versão pocket do festival, com roda de conversa e show musical, e que em suas primeiras duas edições reuniu cerca de 350 pessoas na Pinacoteca de Santos, oferecido à comunidade santista pela ADM do Brasil por meio do ADM Cares – programa de investimento em iniciativas sociais, educacionais e econômicas.
Sobre a Tarrafa Literária
Realizada desde 2009 no centro histórico de Santos, a Tarrafa Literária – Festival Internacional de Literatura traz ao litoral paulista grandes nomes da literatura nacional e internacional, discutindo temas interessantes e atuais, com a proposta de ser um evento de entretenimento e cultura.
Com destaques da programação no Teatro Guarany e em outros locais da cidade, o festival recebe anualmente cerca de cinco mil pessoas, e já apresentou ao público nomes como Luis Fernando Verissimo, Zuenir Ventura, Inês Pedrosa, Gonçalo Tavares, Angeli, Ruy Castro, Torero, Ana Miranda, o mexicano David Toscana e o Angolano Pepetela, entre outros.
Idealizado por José Luiz Tahan, realizado pela Livraria Realejo e pelo SESC-Santos, o festival tem como objetivo de enaltecer e disseminar a cultura e o hábito da leitura. Editor, livreiro e um dos grandes nomes provedores da literatura no Brasil, Tahan atua há quase 30 anos com a tríade do setor: publica livros por meio da Editora Realejo; comercializa por meio da Livraria Realejo e evidencia, bem como atrai novos públicos, por meio da Tarrafa Literária.
A Tarrafa Literária acontece bem próxima de São Paulo capital. Considerando os atrativos do porto, das praias e a praticidade do Sistema Anchieta-Imigrantes para o acesso à região, o período é bem favorável para quem vem de fora, seja para um programa diferenciado de um dia, seja para aproveitar a totalidade da programação. Mais informações: www.tarrafaliteraria.com.br
9ª Tarrafa Literária – Festival Internacional de Literatura / Santos-SP
De 27 de setembro a 01 de outubro
Teatro Guarany + SESC-Santos e outros lugares
Grátis
Retirada de ingressos no dia do espetáculo, a partir das 10h, no SESC Santos
PROGRAMAÇÃO COMPLETA
Quarta-feira, 27 de setembro
19h30 – Abertura: “Você é o que lê”
Com Gregório Duvivier, Maria Ribeiro e Xico Sá
Local: SESC Santos – Rua Conselheiro Ribas, 136 – Aparecida, Santos/SP
21h00 – Sarau: Slam das Minas – SP
Local: SESC Santos – Rua Conselheiro Ribas, 136 – Aparecida, Santos/SP
Quinta-feira, 28 de setembro
17h00 – Mesa: Caminhos do escritor
Com Paula Fábrio e Joca Reiners Terron / Mediação: Ademir Demarchi
Local: Teatro Guarany – Praça Andradas, S/N, Centro – Santos/SP
19h00 – Mesa: A pauta é a crônica – O que o cronista vê?
Com Antônio Prata e Tati Bernardi / Mediação: Gustavo Klein
Local: Teatro Guarany – Praça Andradas, S/N, Centro – Santos/SP
19h00 – Poéticas das ecologias infernais e ruidosas – Ritmos do pensamento
Com Luis Serguilha
Local: SESC Santos – Rua Conselheiro Ribas, 136 – Aparecida, Santos/SP
20h00 – Encontro com Rui Zink no Unibes Cultural (São Paulo)
Local: Unibes Cultural – Rua Oscar Freire, 2500 – Sumaré, São Paulo/SP
Sexta-feira, 29 de setembro
17h00 – Mesa: Letra de mulher
Com Conceição Evaristo e Ana Maria Gonçalves / Mediação: Bianca Santana
Local: Teatro Guarany – Praça Andradas, S/N, Centro – Santos/SP
19h00 – Mesa: Escrevo pra mim, ou pra você?
Com Stella Florence e José Roberto Torero / Mediação: Lia Rangel
Local: Teatro Guarany – Praça Andradas, S/N, Centro – Santos/SP
19h00 – Lançamentos Edições SESC
Livro: Dimensões da Cultura – políticas, culturas e seus desafios / Isaura Botelho
Local: SESC Santos – Rua Conselheiro Ribas, 136 – Aparecida, Santos
Sábado, 30 de setembro
13h00 – Intervenção: Polvos Poéticos / Grupo Sensus
Local: SESC Santos – Rua Conselheiro Ribas, 136 – Aparecida, Santos
15h00 – Mesa: HQ – A vida quadro a quadro
Com André Dahmer e Rafael Coutinho / Mediação: Jorge Oliveira
Local: Teatro Guarany – Praça Andradas, S/N, Centro – Santos/SP
17h00 – Mesa: Um país encara o espelho
Com Maria Rita Kehl e Eugênio Bucci / Mediação: Matthew Shirts
Local: Teatro Guarany – Praça Andradas, S/N, Centro – Santos/SP
17h30 – Lançamentos Edições SESC
Livro: Tudo sobre Tod@s” / Sergio Amadeu
Local: SESC Santos – Rua Conselheiro Ribas, 136 – Aparecida, Santos/SP
19h00 – Mesa: A vida dos outros
Com Jotabê Medeiros e Marcelo Rubens Paiva / Mediação: João Gabriel de lima
Local: Teatro Guarany – Praça Andradas, S/N, Centro – Santos/SP
Domingo 01 de outubro
09h00 – Futebol com os autores
Local: Associação Atlética Portuguesa – Av. Sen. Pinheiro Machado – Marapé, Santos/SP
13h00 – Intervenção: Polvos Poéticos / Grupo Sensus
Local: SESC Santos – Rua Conselheiro Ribas, 136 – Aparecida, Santos/SP
15h00 – Mesa: Das tripas, coração. Literatura e comida
Com Nina Horta e Jota Bê / Mediação: Rodrigo Levino
Local: Teatro Guarany – Praça Andradas, S/N, Centro – Santos/SP
17h00 – Mesa: A conquista do leitor
Com Rui Zink e Luiz Ruffato / Mediação: Rodrigo Savazoni
Local: Teatro Guarany – Praça Andradas, S/N, Centro – Santos/SP
19h00 – Mesa: Jornalismo do agora e do amanhã
Com Cynara Menezes e José Trajano / Mediação: Vladimir Lemos
Local: Teatro Guarany – Praça Andradas, S/N, Centro – Santos/SP
Agência Lema
Leandro Matulja/ Letícia Zioni/ Larissa Marques
agencialema.com.br
Informações para Imprensa:
Mauricio Sacramento
(+55 11) 3871-0022 Ramal 236
mauricio@agencialema.com.br