Alunos de Iperó participam de projeto na Câmara Federal
Alunos de Iperó participam de projeto na Câmara Federal
Cerca de 20 alunos da Escola Municipal “Prof. Zilma Thibes Mello”, de George Oetterer, estiveram em Brasília entre os dias 19 e 21 de outubro, onde participaram do projeto “Câmara Mirim 2017”, desenvolvido pela Câmara Federal. O objetivo da iniciativa é levar estudantes a desenvolverem as funções dos deputados, atuando como deputados mirins durante o encontro.
Os alunos foram acompanhados pela professora Yolanda Bezerra de Andrade, que orientou as atividades relacionadas ao projeto desde o início do ano na escola. Durante as atividades em Brasília, os alunos debateram, votaram e discursam sobre três projetos de leis apresentados pelas escolas participantes, sendo a Padronização da data de fabricação e validade dos produtos, a Tradução dos documentos dos refugiados e a Saúde na Escola. A escola iperoense foi a única do Estado de São Paulo a chegar até esta fase do projeto. Além da Câmara, os alunos conheceram a Esplanada dos Ministérios, a Catedral, o Museu, a Biblioteca e a Praça dos Três Poderes.
De acordo com a professora, a ação representou um exemplo de protagonismo juvenil. “Foi muito importante a ida a Brasília. Uma experiência única e inesquecível para todos. E a ação concreta, do local para o global, foi sair do território da escola, de um bairro, de um pequeno município do interior de São Paulo, para o território da capital do país”, comentou.
O projeto de lei encaminhado pela Escola Municipal “Prof. Zilma Thibes Mello” foi sobre a inclusão do ensino da Astronomia no currículo escolar como disciplina eletiva, idealizado pela aluna Evelyn Christine de Faria. Ainda como parte do “Câmara Mirim 2017”, a aluna apresentará a proposta na Câmara Municipal de Iperó, destacando a valorização da educação no município.