Feira evidencia produção literária em Sorocaba

A idealização da Feira partiu do escritor e historiador Carlos Carvalho Cavalheiro, que percebeu a pouca visibilidade dada às obras dos autores sorocabanos

 

No próximo dia 16 de dezembro, na Praça Coronel Fernando Prestes, no centro de Sorocaba,, ocorrerá a 1ª FLAUS – Feira do Livro e Autores de Sorocaba. O evento é uma iniciativa de grupo de escritores com apoio da Secretaria  Municipal de Cultura e Turismo.
A idealização da Feira partiu do escritor e historiador Carlos Carvalho Cavalheiro, que percebeu a pouca visibilidade dada às obras dos autores sorocabanos. Além disso, Cavalheiro entende a importância da união entre aqueles que trabalham com as letras (sejam poetas, compositores, escritores, autores de livros, jornalistas…) para o fortalecimento de uma identidade de grupo.
“É uma ação política no sentido de marcar a presença, ter visibilidade e formar uma identidade capaz de produzir ações e propostas para o fortalecimento da produção literária. A escrita muitas vezes nem é reconhecida como arte, embora sustente muitas outras modalidades. Não há cinema sem roteiro, por exemplo.”, defende Carlos Cavalheiro.
A proposta da feira tomou corpo a partir da união de escritores convocados pelas mídias sociais. Por meio de reuniões realizadas na Biblioteca Infantil, os autores deram formas às suas ideias, sugerindo que a Feira contasse com a venda de livros, mas também com a inclusão de uma programação voltada para intervenções artísticas, música, exposições e realização de saraus.
A poetisa Ana Cristina Rodrigues Henrique ficou responsável pela organização de dois saraus que ocorrerão das 11 h às 12h e das 15h às 16 h. Deverão participar dos saraus músicos, poetas, declamadores, atores. Confirmaram presença na 1ª FLAUS  cerca de 20 autores, entre os quais Abner Laurindo, Élcio Mário Pinto, Adriana Rocha Leite, Adriana Negrini, Roberto Flores, Dado Carvalho, Ademir Barros dos Santos, Carlos Carvalho Cavalheiro, Ana Cristina Rodrigues Henrique, Angeles Paredes Toral, Luciano Leite entre outros.
“Dizem que escrever é um ato solitário. Creio que essa feira mostrará que a arte da escrita não pode ser mais um ato solitário. Somos muitos e estamos aqui para mostrar a nossa produção”, completa Carlos Cavalheiro.
A 1ª FLAUS contará ainda com um varal de poesias de Adriana Negrini e exposição de fotos “O Universo Caipira”, realizada pela professora Neusa de Fátima Mariano e estudantes de Geografia da UFSCar.
A FLAUS vem angariando a simpatia de autores de Sorocaba que moram em outras cidades. O escritor e músico Ayrton Mugnaini Junior, que morou em Sorocaba por muitos anos e agora reside na capital paulista, se propôs a compor um jingle para a Feira, uma vez que não poderá participar pessoalmente por conta de compromisso de trabalho.
Com uma estrutura composta de três tendas, a Feira contará ainda com sessões de bate-papo entre autores e leitores.
A possibilidade da realização da Feira decorreu de solicitação de apoio dos autores junto à Secretaria de Cultura e Turismo. Gilberto Antunes, da Secretaria da Cultura, foi designado para acompanhar a organização e o dia sugerido foi 16 de dezembro, por conta das ações que estão sendo realizadas pela proximidade do Natal. D
Diante do tempo exíguo, os organizadores tiveram tempo apenas para duas reuniões (uma no dia 30 de novembro e outra em 7 de dezembro), o que ditou os limites da Feira. Os organizadores da FLAUS admitem a possibilidade de extensão para participação de autores da região em outras edições da Feira, bem como para a realização de outras ações que complementarão o evento que se pretende realizar anualmente.
Além disso, a Feira pretende a cada edição homenagear uma personalidade sorocabana ligada às letras. Este ano o escolhido foi o escritor e agitador cultural Armando Oliveira Lima.
A 1ª FLAUS será realizada das 9 h às 16 h, na Praça Coronel Fernando Prestes.
Apoiam essa iniciativa a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secultur), o Coletivo Móbile, Carlos Madia Produções Artísticas, Lexmediare Ltda., Foto JJ Serviços Digitais e Biblioteca Infantil de Sorocaba.
Escritores e artistas que se interessam em participar da Feira poderão fazer a sua inscrição e assinatura de termo disponível na Biblioteca Infantil de Sorocaba, na rua da Penha, nº 673.