Recomendação de livro: 'Notas para a história da capoeira em Sorocaba (1850-1930), de Carlos Carvalho Cavalheiro

 

O livro “Notas para a História da Capoeira em Sorocaba (1850 – 1930)”, de autoria do escritor e historiador Carlos Carvalho Cavalheiro é o resultado de quase 20 anos de pesquisa e trata do desenvolvimento da luta capoeira em Sorocaba, (em Tupu-guarani: ‘Terra Rasgada’).
 O ineditismo da pesquisa serviu de base para outros pesquisadores, como Pedro Cunha que publicou sua dissertação de Mestrado, “Capoeiras e valentões”, no ano de 2015.
Esse mesmo pesquisador escreveu o prefácio para Cavalheiro, evidenciando que seu livro “consolida um trabalho pioneiro”, iniciado em fins da década de 1990, e que seus estudos “vêm inspirando diversos outros pesquisadores como eu a romperem o silêncio da historiografia da capoeira”.
Já o apresentador do livro, o escritor e pesquisador André Luiz Lacé Lopes, deixa em evidência que “Mais do que consagrar de vez um espaço para Sorocaba no Mundo da Capoeira, Cavalheiro, talvez até de modo inconsciente, faz com que o seu livro, em princípio concentrado no período de 1850/1930, ajude a entender ainda mais o Brasil de todas as épocas, inclusive o Brasil de hoje”.