Iperoenses prestigiam exposição sobre o Visconde de Porto Seguro

Pelo menos três mil pessoas, entre alunos da rede municipal e comunidade de Iperó prestigiaram a exposição itinerante sobre a vida e a obra de Francisco Adolfo de Varnhagen, o Visconde de Porto Seguro

 

A exposição foi realizada no terminal rodoviário, na Câmara Municipal e nas escolas municipais ‘Dona Elisa Moreira dos Santos’, ‘Prof. Henory de Campos Goés’, ‘Prof. Zilma Thibes Mello’ e ‘Francisco Adolfo de Varnhagen’ entre os dias 22 de fevereiro e 4 de abril, todas com  13 painéis contando a trajetória do historiado

P evento foi realizado por meio de uma parceria entre as secretaria municipais de Meio Rural, Ambiente e Turismo (SERAT), Educação, Cultura e Esportes (SECE) e o Instituto Martius Staden de Ciências, Letras e Intercâmbio Cultural Brasileiro-Alemão.

 

Francisco Adolfo de Varnhagen nasceu em São João de Ipanema – hoje sede da Floresta Nacional de Ipanema – em 17 de fevereiro de 1816, estudou no Real Colégio da Luz, em Lisboa, e posteriormente ingressou na Academia de Marinha. A extensa obra de Varnhagen inclui, entre os mais importantes escritos, “O descobrimento do Brasil”, “O Caramuru perante a história”, “Tratado Descritivo do Brasil em 1587”, “História completa das lutas holandesas no Brasil”, “Épicos brasileiros”, “Florilégio da poesia brasileira”, “Amador Bueno”, “Cancioneiro” e “Literatura dos livros de cavalaria”. Considerado um dos maiores historiadores brasileiros, é conhecido como o “Pai da História do Brasil”. O historiador é o patrono da cadeira nº 39 da Academia Brasileira de Letras.

“Nas escolas por onde a exposição passou, os professores aproveitaram para ilustrar e reforçar diversos conteúdos estudados em sala de aula. Foi uma experiência bastante positiva, principalmente por se tratar de uma grande personalidade ligada ao nosso município”, explicaram os secretários de Meio Rural, Ambiente e Turismo, Luiz Alberto Antunes Popst, e de Educação, Cultura e Esportes. Andreia Arato Rocha Camargo.