Artigo de Celso Lungaretti: NOTA DE FALECIMENTO: PARTIDO DOS TRABALHADORES
O Partido dos Trabalhadores está morto.
Abdicou da defesa dos explorados, deixando-os entregues à sanha dos exploradores.
Desistiu de lutar contra o neoliberalismo, agora o pratica.
Não reage com indignação aos pacotes econômicos impostos pelo grande capital, assume-os e garante sua aprovação no Congresso.
Suas vitórias eleitorais não fazem 800 mil empresários quererem deixar o País, dá-lhes a certeza de que seus interesses serão priorizados.
Não exulta com a chegada do 1º de maio, preocupa-se em como evitar panelaços.
Perdeu o monopólio das ruas, agora toma Náufrago da utopia
Brasil, 1965. A repressão que se abatera sobre sindicatos, partidos políticos e entidades estudantis não foi estendida às artes, cuja importância como fator subversivo até então vinha sendo quase nenhuma.
O teatro de denúncia, os Centros Populares de Cultura da UNE, o CONTINUA AQUI.
Vandré se destaca também, à época, pela extraordinária trilha musical do filme A Hora e Vez de Augusto Matraga, de Roberto Santos, na qual pontificam “Réquiem para Matraga”, “Modinha” (“Rosa, Hortência e Margarida”) e a vigorosa “Cantiga Brava”.
E confirma a boa fase com “Disparada”, dele e Théo de Barros, uma das vencedoras do 2º Festival da Música Popular Brasileira que a TV Record promoveu em setembro/outubro de 1966.
Épico sertanejo, “Disparada” coroa as pesquisas de Vandré no sentido de definir um idioma musical comum ao Centro-Nordeste e às pessoas egressas dessas regiões que se estabeleceram no chamado CONTINUA AQUI.
O sucesso de O Fino fez brotarem os concorrentes, paradoxalmente quase todos também da TV Record; a exceção ficou por conta de Ensaio Geral, da TV Excelsior, com Gil, Bethânia, Marília Medalha e outros, que durou uns quatro meses, no início de 1967.
A emissora do Aeroporto, mais ambiciosa, diversificou sua linha de produtos a ponto de, praticamente, apresentar um show a cada dia da semana:
- Bossaudade, que reunia a Elza Soares e Germano Mathias (samba do morro e do asfalto);
- Pra ver a banda passar, com Chico Buarque e Nara Leão;
- Show em Si-monal (com os expoentes da chamada Disparada, com Geraldo Vandré.
O resultado foi o enfraquecimento de O Fino, privado de várias atrações, sem que os outros programas decolassem… CONTINUA AQUI.
Erro de cálculo: eles já haviam cumprido sua função, de renovação estética e revelação de uma geração de artistas que dominaria a cena brasileira, pelo menos, durante a década seguinte inteira.
E a política, que até então se expressara por meio da música e ajudara a alimentar o interesse por esses eventos, agora se jogava definitivamente nas fábricas, escolas e ruas.
Inventaram festivais de todo tipo: de Música Carnavalesca, dos Presidiários, do Violão.
O mais duradouro dessa safra tardia foi o Universitário da Canção, promovido pela TV Tupi, que se aguentou até 1971… CONTINUA AQUI.
No 7º FIC (1972), o amargo fim: muitos artistas e pouco talento no palco. |
No 4º Festival da Música Popular Brasileira, que a Record realizou em outubro/novembro de 1968, a censura já dava as cartas, toda poderosa. Tom Zé, p. ex., teve de trocar “o empregador que condena/ um atentado por quinzena” (referência às ações armadas) por “o pregador que condena/ um festival por quinzena”!!!
Como novidade, houve duas relações de premiados.
O júri especial (críticos e artistas ilustres) escolheu “São, São Paulo, meu amor”, de Tom Zé, seguida de “Memórias de Marta Saré” (Edu Lobo/Gianfrancesco Guarnieri), “Divino Maravilhoso” (os autores Caetano e Gil, até em razão da má experiência com o FIC, cederam a música e o palco para a tímida Maria das Graças se metamorfosear na agressiva Gal, sob óbvia influência de Janis Joplin), “2001” (Tom Zé/Rita Lee) e “Dia da Graça” (Sérgio Ricardo)… CONTINUA AQUI.
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