Encontro analisa rumos da pesquisa tropeira
O Gabinete de Leitura Sorocabano sedia, segunda-feira, dia 7, das 13 às 17 horas, em seu salão nobre (Praça Coronel Fernando Prestes, 21 – Centro), o Encontro Regional de Pesquisadores do Tropeirismo
O Gabinete de Leitura Sorocabano sedia, segunda-feira, dia 7, das 13 às 17 horas, em seu salão nobre (Praça Coronel Fernando Prestes, 21 – Centro), o Encontro Regional de Pesquisadores do Tropeirismo. Promovido por aquela instituição, em parceria com a Academia Sorocabana de Letras, ele tem como finalidade analisar os rumos da pesquisa do tropeirismo e iniciar o alinhavo de um futuro Seminário Regional de Pesquisadores.
O encontro, gratuito e aberto a todos os interessados, contará com a presença das pesquisadoras sul-rio-grandenses Lucila Maria Sgarbi Santos e Vera Lúcia Maciel Barroso, PhD, coordenadoras de alguns dos principais eventos do Cone Sul de pesquisa tropeira, notadamente o Seminário Nacional e o Encontro Cone Sul de Tropeirismo, que, em abril, tiveram suas versões de números XIV e XI realizadas em Bom Jesus, RS. Serão fornecidos certificados aos participantes.
Geraldo Bonadio, MSc, coordenador científico do Encontro de segunda-feira, pontua que o estudo e a pesquisa do tropeirismo vêm ganhando crescente importância. “Isso se patenteia, por exemplo, na obra do pesquisador Jorge Caldeira, especialmente na sua recém-publicada História da Riqueza no Brasil, que vira de ponta-cabeça os conceitos traçados na obra de Celso Furtado.”
E acrescenta: “A edição atualizada de ‘Algumas fontes secundárias para o estudo do tropeirismo’, que a Academia editará este ano, mapeia 1.200 trabalhos, em especial algumas dezenas de dissertações e teses produzidas, recentemente, em importantes universidades públicas do país.”