Alunos da Fatec de Itapetininga lecionam para Atiradores do Tiro de Guerra
Alunos da Fatec lecionam Matemática, Inglês e Português a Atiradores do Tiro de Guerra de Itapetininga
Desde março de 2018, alunos do 1º ciclo do curso superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas da Fatec Itapetininga voluntariamente lecionam cursos de Fundamentos de Matemática, Gramática Introdutória do Português e Inglês Básico para jovens em prestação do Serviço Militar Inicial no Tiro de Guerra 02-076 de nosso município.
Os cursos são livres, gratuitos e têm a duração aproximada de 40 horas, com certificação para os atiradores que os realizarem com aproveitamento de 70% na nota e na frequência.
A iniciativa de oferta desses cursos ao Tiro de Guerra de Itapetininga, centenário órgão de formação de reservistas para o Exército Brasileiro no município, vem a atender necessidades formativas que esses jovens geralmente apresentam em Matemática, Português e Inglês tendo em vista que a maioria deles se encontra no momento de transição entre a conclusão do Ensino Médio e o ingresso no Ensino Superior.
A par da fundamentação nessas matérias que os cursos podem concorrer para o ingresso dos atiradores no Ensino Superior, há também a preparação que podem concorrer para o ingresso deles em escolas militares das Forças Armadas, a citar a Escola de Sargento das Armas e a Escola Preparatória de Cadetes do Exército, dois destinos que mais têm atraído os reservistas ao final do ano de Serviço Militar Inicial, segundo apontam os sargentos Francisco de Assis Toneto e Ronaldo da Silva Braz, chefe da instrução e instrutor do Tiro de Guerra, respectivamente, nesse ano de 2018.
O curso de Fundamentos de Matemática é oferecido duas vezes por semana pelos acadêmicos Arthur Gomes Rodrigues e Manoel Alves dos Santos. Já o curso de Gramática Introdutória do Português é lecionado uma vez por semana pela acadêmica Vitoria Giovana Moreira e o curso de Inglês Básico, com foco em produção oral, pelo acadêmico Danrlley Christian Antunes Rodrigues, aos sábados. Todos os quatro acadêmicos são alunos ingressantes no curso superior de Tecnologia em ADS da Fatec Itapetininga no presente primeiro semestre de 2018.
A elaboração dos cursos e a coordenação de sua oferta se encontra a cargo do Prof. Dr. Jefferson Biajone que desde 2013 desenvolve junto ao Tiro de Guerra trabalhos relativos ao resgate e a preservação da memória de ex-atiradores e ex-combatentes itapetininganos da Segunda Guerra Mundial (Projeto Morada de Heróis) por meio da tecnologia QR CODE e de conteúdos da disciplina de Matemática Discreta (Teoria de Grafos), assim como das disciplinas de Interação Humano Computador do Prof. Ms. Marcelo Antonio Ribeiro Camargo e de Programação de Dispositivos Móveis do Prof. Esp. Danilo Ruy Gomes, colaboradores da iniciativa e também docentes do curso de ADS da Fatec Itapetininga.