Lafam: 'Resposta para o problema da corrupção. As três pontas de um triângulo equilátero'
Lafam: RESPOSTA PARA O PROBLEMA DA CORRUPÇÃO: AS TRÊS PONTAS DE UM TRIÂNGULO EQUILÁTERO!
A PRIMEIRA PONTA
Não poucas vezes acontece da solução para qualquer problema, a saída para um impasse ou a eliminação de determinados conflitos ser mais simples, prática e óbvia do que supõem a nossa vã soberbia, distração ou até mesmo, conforme o caso, os nossos interesses e conveniências, conscientes ou não. Como seres humanos contamos com inúmeras graças, capacidades, virtudes mentais, espirituais e carnais, bem como possuímos, naturalmente, defeitos, limitações e desvios. Certas inclinações e tendências parecem integrar o projeto do nosso ser somático, tanto quanto do psíquico, como a preguiça, o apego aos desfrutes sensoriais, a vaidade, etc.
Segundo as melhores tradições religiosas, filosóficas, iniciáticas e outras, um dos trabalhos imanentes à Vida e sua manifestação em cada um de nós, é a nossa parte etérea se desenvolver e crescer o máximo possível e, destarte, aprimorar as nossas esferas psicológica e comportamental, adestrando-as, habilitando-as a amadurecerem e, assim, aprender muitas coisas, como conseguir esperar por uma recompensa devida, aproveitar os eventos prazerosos com moderação, sem egoísmo e adotar uma série de preceitos que ensejam o viver com nobreza, ter Saúde (em todos os sentidos) e ser um Espírito Livre. Por que isto é tão importante e até mesmo sagrado ? Ora, através das inspirações, revelações e auto-realizações de Personalidades iluminadas, desde um passado longínquo, que se conectaram às Hostes Cósmicas Superiores, recebendo bênçãos, como um vislumbre da Beleza, do Infinito e da Perfeição do Universo e Suas Leis, diversos Ensinamentos e Códigos foram compilados e adaptados para auxiliar as pessoas de boa vontade a atingirem os píncaros da Consciência e o seu desabrochar pleno, maravilhoso e divino. A Rosa na Cruz!
Ocorre que, contrariamente ao que pregam certas seitas religiosas fanáticas e filosofias orientais, não é renunciando a TUDO e se encapsulando em si mesmo que se vai obter qualquer benefício ou mesmo a mais remota possibilidade de libertação e iluminação. Ao revés, tal postura não passa de uma contraparte da atitude que apenas parece ser diametralmente oposta a dos escravos dos sentidos, somente interessados em curtir loucamente as delícias corporais, que acabam se tornando um mero manancial de doenças, sofrimentos e dores físicas e morais. Embora pouca gente procure de fato praticar e vivenciar, atualmente é bastante comum todos “saberem” e repetirem que o segredo é o equilíbrio, o caminho do meio e por aí vai. Entretanto, conta-se nos Dedos aqueles que deveras buscam plena e realmente por essa tão preciosa Chave!
É bastante freqüente também as pessoas serem manipuladas por outras da pior espécie. Colocamos dessa forma, porque embora em princípio TODA E QUALQUER forma de interferir sub-repticiamente nas escolhas e modos de agir de outrem seja condenável, há casos e contextos em que esse mesmo procedimento pode ser empregado com finalidades verdadeiramente altruísticas, visando o Bem inquestionável de alguém, como o Psicoterapeuta, o Policial ou o negociador que o persuade, por exemplo, a não cometer suicídio ou provocar um desastre, que comprometeria a incolumidade e a Saúde pública. Normalmente, o sentido negativo e mesmo pejorativo de manipulação decorre de objetivos espúrios, egoísticos e ignominiosos.
Via de regra, os manipuladores são criaturas de péssima índole e caráter, más, abjetas e suas objetivos, eivadas de egoísmo, avidez de poder e ganância. Elas podem ser simples, rústicas e primárias, cuja esfera de atuação se limita ao círculo desditado de parentes, colegas ou amigos. Conforme a sua posição na hierarquia do grupo ou se possuírem uma condição social e econômica melhor, estenderão muito ou pouco os tentáculos do seu malfadado ser. A situação assume feições horripilantes, tenebrosas e infernais quando esses homens e mulheres têm acesso a carreiras públicas ou políticas, de Comunicação de massa ou se tornam Artistas bem-sucedidos, para fornecermos alguns poucos exemplos.
Poderíamos crer que passado o século XX, a humanidade encontrar-se-ia imunizada contra certos tipos de loucos e loucuras sociais, políticas e institucionais, de uma forma geral. O que muitos Países e povos padeceram nas mãos de cruéis, torpes e hediondos ditadores, deveria ser mais do que suficiente para que tais tipos nunca mais encontrassem espaço em qualquer lugar público ou privado, sobretudo nos cargos de direção política, partidária, sindicalista, etc. No entanto, não é o que parece acontecer. A História não somente se repete enfadonha, lúgubre e mediocremente, como com apenas ligeiras e superficiais modificações, apresenta idênticos quadros, cenários, enredos e personagens.
Poderíamos parodiar, o mais respeitosamente possível, o amado Senhor Jesus: “Conhecereis a História e… o Conhecimento dos fatos vos libertará!” Contudo, pouca gente se mostra disposta a fazer isto. Quase todos agem exatamente como os seus antecessores, cometendo os mesmos erros, incidindo nas mesmas distorções, confusões e, eventualmente, péssimas intenções. Como muitos esquerdóides, babacas que são, obstinam-se com fórmulas, teorias e conceitos batidos, rotos e comprovadamente ineficientes e inclusive prejudiciais, como o materialismo histórico, a dialética hegeliana e marxista e outros semelhantes, fazendo dos Estudos Sociais um mero objeto de fetiche e alienação… Nada aprendem de novo ou verdadeiro nas Universidades, nos livros ou na Vida.
É difícil para o público em geral saber se são as Mentes perturbadas e destrambelhadas que escolhem a ideologia de esquerda, os regimes totalitários e as ditaduras degradantes ou se é a inserção de tais conteúdos em seu interior que propicia a deterioração da sua Personalidade e faculdades superiores. O mais provável é que ambas as alternativas sejam corretas, pois de TUDO que podemos estudar, medir e deduzir dos processos psíquicos, ocorre sempre uma interação entre as predisposições genéticas (de natureza anatômica, fisiológica e neuropsiquiátrica), o material intelectual e emocionalmente comprometido e a ingestão de Álcool e demais substâncias psicoativas.
Não existem outras explicações para tamanha depravação e burrice como a de desejar trocar a Liberdade pela escravidão, as cores pelo preto e branco, os melhores sonhos de prosperidade, felicidade e crescimento espiritual e todas as possibilidades de sua realização, pelo pesadelo de uma Vida sacrificada, medíocre, paralisada, sem perspectiva nenhuma, exceto para uma minoria da elite burocrática, política e partidária. A História se encontra repleta de exemplos, enquanto a Lógica fornece uma quantidade infinita de argumentos. Não se pode violar impunemente a Realidade da natureza humana, embora se utilizando meios democráticos e respeitosos, bem como mediante valores religiosos, morais e éticos, seja perfeitamente possível fazê-la evoluir às raias da perfeição cósmica e divina.
Para melhor ilustrar essa PRIMEIRA PONTA DO TRIÂNGULO EQUILÁTERO e considerar a relação dos diversos aspectos considerados até aqui, gostaríamos de apresentar um exemplo que pode ser injustificadamente considerado polêmico. Porém, é muito elucidativo, em dois pontos fundamentais, isto é, no sentido de muita gente ter uma impressão inteiramente falseada sobre a pessoa de quem falaremos, por obra dos calhordas e vagabundos da mídia esquerdista nacional e internacional, bem como no que tange às qualidades e virtudes intrínsecas desse homem, atributos esses obscurecidos por essa mesma galera originariamente incumbida de informar a TODOS sobre TUDO, os Jornalistas, e entreter e fazer evoluir pela Sensibilidade a população, os Artistas em geral, mas eles apenas têm alienado e cegado os cidadãos desavisados.
Referimo-nos ao grande americano de New York, N. Y., o Empresário, Personalidade da Televisão, Político e 45º. Presidente dos Estados Unidos da América, sr. Donald Trump (1946 – … ). É esperável que as castas obscenas, obscuras e recalcadas dos esquerdóides em geral e dos comunistas em particular detestem e desprezem este sujeito formidável, demonizado por todos os meios e em todos os tempos, desde os primórdios da sua ascensão como o maior, mais rico e mais criativo negociante imobiliário e responsável pelas mais belas, grandiosas e ousadas obras da Arquitetura e da Engenharia Civil contemporânea. Compreendemos perfeitamente a aversão dessa galera frustrada, afinal acumular uma das maiores fortunas do Planeta no ramo da construção civil, Bolsa de Valores, hotelaria e cassinos é uma proeza que qualquer um consegue.
Imagine só, os funcionários públicos em geral, Ratazanas ociosas, exigentes e falastronas, bem como os Professores pedantes, analfabetos e marxistas dos Ensinos fundamental, médio e superior, têm idênticas capacidades, força de vontade e criatividade para fazer o mesmo ou até mais. Embora adorem levar uma Vida boa, com carros, roupas e jóias de luxo, moradias suntuosas em bairros nobres, férias nos Estados Unidos e no Caribe, simplesmente renunciaram de conquistar TUDO isto por um idealismo humanitário e social.
Abriram mão de ganhar muito dinheiro e adquirir propriedades aqui e no Exterior, porque querem se sacrificar pelo povo brasileiro, embora contando avidamente o tempo para a aposentadoria, em seus gabinetes e repartições obscuros, bolorentos e entediantes, no Coração e nas Artérias esclerosadas da Burocracia, onde a Espada da sua intrepidez e bravura é simbolizada por reles jogos de carimbos. Ou então ficar nas salas de aula com um bando de Símios irrequietos, engraçadinhos, mal-educados e tapados. Oh, esses heróis nacionais são tão abnegados, estóicos e patriotas!!! Pois sim, não são mais do que cínicos, despeitados e idiotas!
Estamos lendo A ARTE DA NEGOCIAÇÃO, do senhor Trump. É muito legal, aprende-se bastante e pode-se perceber à primeira vista que o livro foi escrito de punho próprio, não meramente por algum privilegiado e bem remunerado Escritor-Fantasma, mesmo por que há assumidamente um co-autor, o sr. Tony Schwartz. Ademais, modéstia à parte, temos muitos anos e enorme kilometragem nas Praias de textos jornalísticos, ensaísticos, literários, publicitários, poéticos e outros, o bastante para identificar a Personalidade, as intenções e as feições de quem escreve, seja lá o quê for. Num bilhete, numa carta, numa Obra literária, há muito mais sobre quem escreveu do que parece. Inclusive em algumas ocasiões, já trabalhamos na “prostituição” da nossa pena de Escrita. O texto é simples, despojado, direto e objetivo. Nenhum Escritor de aluguel seria tão bom de fazer algo despretensioso assim (é preciso talento para parecer que não se tem, o que é muito diferente de não ter talento nenhum realmente). Nem tampouco tão louco de não lavrar algumas frases mais ou menos brilhantes ou de efeito. Percebe-se imediatamente que os Autores foram realmente eles.
E não detectamos nenhuma necessidade de auto-afirmação ou auto-engrandecimento, mas um Espírito arrojado, simples e, sobretudo, muito honesto. Fica ainda sobejamente demonstrado que mesmo na América, onde os Governos e Órgãos Públicos são muito mais sérios, competentes e idôneos, a Iniciativa Privada se mostra, como sempre, superior na realização de obras e projetos. O senhor Trump, por exemplo, observou durante um bom tempo os trabalhos da Prefeitura de New York, na reforma do rinque de concreto de patinação, no Central Park. Observe que não estamos nos referindo à Capital de nenhum Estado brasileiro.
Após meses, os trabalhos precisariam ser refeitos, tendo que se quebrar toda a concretagem já pronta. O nosso Empresário resolveu, então, intervir e solicitou à Prefeitura permissão para assumir os trabalhos, bancando os custos. Como até os Políticos lá são melhores e mais íntegros que os nossos, aceitaram. Ele concluiu a restauração e modernizou-a na metade do tempo pedido pela Empreiteira anteriormente contratada. E obviedade que só escapa aos babacas e corruptos da esquerda: gastando muito menos dinheiro.
Ele gerou empregos, circulação de bens e entregou em perfeitas condições, um local de Esporte e Lazer para a população, entretanto, os canalhas vermelhos acusam-no de mil crimes, defeitos e preconceitos. Noutro caso, o mister Trump soube que a fazenda de uma senhora estava sendo penhorada. O imóvel rural pertencia à família dela há muitas gerações. Desesperado, o marido se matara, para que ela liquidasse as dívidas com o prêmio do seguro que, no entanto, não foi suficiente. Sensibilizado, o atual Presidente americano interveio e promoveu primeiro uma campanha na mídia, a fim de angariarem fundos e resgatar a hipoteca. Caso não conseguissem o volume necessário, aí, sim, ele daria do seu bolso. Afinal, o trabalho, em primeiro lugar, fornece mais que dinheiro, confere dignidade. Depois, a comunidade pode se juntar solidariamente. E, se nada funcionar, aí um Filantropo entra em cena. Se ainda assim for o caso, somente depois de TUDO, atua o Governo, mas só por último realmente, pois quanto menos ele se intrometer, melhor para TODOS: sociedade e cidadãos honestos.
Aliás, este é um detalhe que merece ser realçado. Existem alguns trouxas, panacas e imbecis anti-americanos, que invariavelmente tiveram a sua programação mental e emocional inteiramente produzida e formatada por intelectualóides e manipuladores comunistas. Sem falar na ingratidão, sobretudo da parte dos malditos soviéticos, que ao final da Segunda Guerra Mundial, arrasados completamente pelas gigantescas e indômitas Wehrmacht e Luftwaffe alemãs (também destruídas pelo inverno russo e pela falta de visão do Füher), receberam muito dinheiro, matéria-prima, veículos automotores, remédios, alimentos, cigarros, perfumaria, cosméticos, roupas, equipamentos elétricos e muito mais do Governo norte-americano, tudo pago pelo povo dessa grande Democracia. E assim que se recuperaram, os russos quebraram todos os acordos, promessas e tratados assinados, apunhalando o Tio Sam pelas costas em diversas ocasiões, além de fazerem provocações ridículas e asquerosas através dos seus Estados-satélites.
E sempre que se lança um movimento ou campanha em prol de uma organização, instituição hospitalar ou de assistência social, até mesmo de uma pessoa física, o povo manda a grana que pode. Antigamente, antes da Internet e das transferências bancárias pela rede, era corriqueiro as Agências de Correio e os Carteiros movimentarem milhões de envelopes, contendo cada um, muitas vezes, um dólar ou alguns simples centavos. Os americanos são uma gente corajosa, valorosa, generosa e que merece todo Amor, carinho e respeito.
Gostaríamos de encerrar essa PRIMEIRA PONTA DO TRIÂNGULO EQUILÁTERO citando dois trechos do senhor Donald Trump, em seu A ARTE DA NEGOCIAÇÃO, (CITADEL – Grupo Editorial, Porto Alegre/RS, 2017).
“AS CARTAS DE TRUMP”
OS ELEMENTOS DA NEGOCIAÇÃO”
“Meu estilo de negociar é bem simples e direto. Miro bem alto, e daí fico insistindo, insistindo e insistindo para conseguir o que busco. Às vezes, fecho por menos do que buscava, mas na maioria das vezes acabo conseguindo o que quero.
“Acima de tudo, acredito que negociar é uma habilidade com a qual você nasce. Está nos genes. Não digo isto de forma egotista. Não se trata de ser brilhante. Claro que requer certa inteligência, mas basicamente é uma questão de instinto. Você pode pegar o jovem mais inteligente de Wharton, aquele que só tira A e tem QI de 170, mas, se ele não tiver instinto, nunca será um empreendedor de sucesso.
“Além disso, a maioria das pessoas que têm instinto nunca reconheceram que têm, pois não têm a coragem ou a sorte de descobrir seu potencial. Em algum lugar lá fora pode haver alguns homens com mais talento nato para o golfe do que Jack Nicklaus, ou mulheres com maior habilidade do que Chris Evert ou Martina Navratilova, mas nunca pegarão num taco ou numa raquete; por isso nunca descobrirão o quanto poderiam ser grandes. Em vez disso, vão se contentar em assistir as estrelas em ação na televisão.
“Quando olho para trás e vejo os negócios que fechei – e os que perdi ou deixei passar -, enxergo certos elementos em comum. Mas, diferentemente dos evangelistas imobiliários que você vê por toda parte na televisão hoje em dia, não posso prometer que, seguindo os preceitos que estou prestes a oferecer, você vá se tornar um milionário da noite para o dia. Infelizmente, a vida raramente funciona assim, e a maioria das pessoas que tenta enriquecer depressa acaba quebrando.
“Quanto àqueles de vocês que possuem os genes, que têm o instinto e que poderiam ser altamente bem-sucedidos, bem, espero, que não sigam os meus conselhos. Porque isto deixaria o mundo muito mais difícil para mim.” (…)
“DIVIRTA-SE
“Não me iludo. A vida é muito frágil, e o sucesso não muda isso. Quando muito, o sucesso a deixa mais frágil. Tudo pode mudar sem aviso, e é por isso que tento não levar a sério demais nada do que acontece. O dinheiro nunca foi uma grande motivação para mim, exceto como forma de manter um escore. O verdadeiro entusiasmo é jogar o jogo. Não perco muito tempo pensando no que deveria ter feito de diferente ou no que vai acontecer a seguir. Se você me perguntar o que exatamente todas as negociações que estou prestes a descrever significam no fim das contas, não estou certo de que tenha uma resposta muito boa. Exceto que me diverti muito fazendo-as.”
E o incrível Presidente Trump, além de tudo, é Cristão. Teme, reverencia e procura servir ao Senhor Deus dos Exércitos e ao Seu Filho, o amado Senhor Jesus. Infinitas vezes melhor e superior a esses bandidos marxistas que veneram a bêbados, assassinos, ditadores, assaltantes e cafajestes.
A SEGUNDA PONTA
Tendo prosseguido nessa viagem simbólica ao Oriente, chegamos assim ao estágio seguinte. E convidamos você a continuar nos acompanhando, seja através da sagrada Arte da Visualização e da Imaginação, dos recursos da Memória ou ainda simplesmente olhando em volta e refletindo sobre o que exporemos a seguir, caso esteja se preparando ou se encontre em viagem por qualquer grande cidade dos Estados Unidos. Não é segredo para ninguém que nos conheça um pouco mais intimamente, o nosso Amor, paixão e devoção pela Natureza. Reconhecemos a menor das Suas manifestações como superior às maiores realizações humanas. A Natureza, a Terra, os Seus Biomas e Ecossistemas são a expressão e a manifestação mais tangível, direta e imediata do/a amado/a Sr./a Deus/a. A Natureza é perfeita mesmo em suas eventuais falhas, defeitos e imperfeições. A Vida assume as mais diversas formas, tamanhos, texturas e adaptações. A Terra é uma engrenagem linda, maravilhosa e completa de uma Maquinaria viva, infinita e divina, a qual nem podemos supor ou imaginar. TUDO É UMA PARTE DO TODO E O PRÓPRIO TODO É UMA PARTE DE TUDO! Isto traduz mais uma Realidade do que uma licença poética gestaltista!
Assim mesmo, embora o ser humano nunca possa superar a Natureza e nem concluir qualquer Torre de Babel, haverá de superar a si próprio ao tentar imitar qualquer dos objetos, fenômenos ou processos do Universo. Somando o lampejo e o talento de um indivíduo com a organização, a disciplina e o trabalho de um grupo, as Construções, os Sistemas, as Máquinas, os Equipamentos e os Utensílios mais incríveis, magníficos e exuberantes serão feitos e farão muito pelo homem. Assim como, antropomorficamente falando, o/a adorado/a Sr./a Deus/a deve ter Se surpreendido e maravilhado com a sua Criatura humana (embora sob diversos aspectos, certamente Se horrorizou), a humanidade também não deveria deixar de se embevecer e admirar as Obras criadas pela Mente e realizadas pelas Mãos do seus próprios irmãos.
Loucos, gênios, drogados pelos Neurotransmissores, Proteínas e Hormônios secretados por si ou derivados de substâncias exógenas, das Frutas, Plantas, Raízes e produtos metabólicos de Animais, em rituais dionisíacos ou solitários em noites intermináveis de fins de semana, alguns homens e mulheres sempre procuraram ir além do normal, do seguro e do conhecido, buscando e procurando por aquilo que não sabiam o que era, desesperando-se, transcendendo ou celebrando seja lá o que fosse. Uma das maiores glórias e conquistas talvez tenha começado como o simples desejo de se esquecer de si, abstrair-se do seu ambiente e da limitada condição humana, que para quem se ilumina, é normal, bonita e não faz muita diferença, todavia para aquele que ainda não se libertou, pode se mostrar assustadora, aterradora, injustificada. Aqueles que sentem medo de morrer são os que não vivem e falecem primeiro. Quem relaxa e aceita as Leis da Vida e da Morte, não se apega demais aos prazeres, este já vive, Aqui e Agora, na Eternidade.
Pois bem, gostaríamos de convidar você a dar um passeio pela cidade de Chicago, no Estado americano de Illinois. É uma coisa, literalmente, do outro Mundo. Nunca pensamos que um dia quedaríamos tão maravilhados, extasiados e deslumbrados com trabalhos e construções realizados pelo ser humano. Chegamos a ficar com os Olhos inundados de lágrimas, diante da majestade, da lindeza e da harmonia daqueles edifícios gigantescos. A Arquitetura dos prédios e o Urbanismo do conjunto de ruas, avenidas e praças são esplêndidos.
TUDO harmonioso, exato e majestoso. Não é como aqui no Brasil, com poucas e pequenas exceções, em que a gente vê uma ou outra construção melhor, mas totalmente deslocada e solitária, com um entorno feio e depauperado. Chegamos a sentir tontura diante daqueles arranha-céus que constituem uma autêntica Obra de Arte, não dando a impressão de terem sido concebidos, projetados e construídos pelo ser humano. O cenário humano e urbano é simplesmente lindo… Parece extrapolar TODOS E QUAISQUER limites.
Outro aspecto que muito chamou a nossa Atenção e isto tem muito a ver com a proposta desse nosso atual trabalho, quanto ao que podemos fazer para limpar a nossa pobre Pátria da corrupção e dos desgraçados dos corruptos. É a questão da educação do povo. Gente, tudo bem, há problemas lá, sim, confusões, dúvidas e preconceitos a serem dirimidos, enfim, ainda não se atingiu a perfeição, mas como estão muito, mas muito mais adiantados do que nós, sobretudo no que tange à índole do povo e o manejo do bem comum e da coisa pública.
Você anda pelo centro inteiro e não vê uma sujeirinha nas calçadas, ruas e sarjetas. Não existem aquelas pichações dos piores babacas mundiais, que são os nossos vândalos brasileiros. Não se urina nas vias, logradouros e monumentos públicos. Talvez em alguns bairros mais pobres ou populares a situação seja outra, mas sempre soubemos que se você deseja conhecer o caráter, o perfil e a Alma de uma cidade, comece pelo centro, o downtown. Quanto mais sujo, fedido e degradado, pior o diagnóstico e prognóstico da localidade.
Os motoristas são muito diferentes também. Imaginamos cidades bem maiores, mais populosas e com uma frota de automóveis, ônibus, caminhões e motos infinitamente superior à nossa, assim só poderíamos pensar em multiplicar os transtornos principais (congestionamento, dificuldade de se estacionar, etc.) e secundários (Estresse, buzinas, xingamentos, brigas e aborrecimentos afins). Não é, no entanto, o que acontece.
Quase não se ouve sinais e sons das barbaridades e atrocidades que caracterizam o tráfego viário nas ruas e avenidas brasileiras. Sempre terá em todo lugar aquele sujeito barbeiro, folgado ou simplesmente desatento, mas como sucede aqui no Brasil, acreditamos que somente nos outros Países latino-americanos. O brasileiro tem uma queda incrível para o tal do social e a dependência ao paternalismo, embora seja em geral nauseantemente individualista. Aquela coisa da lei do Gerson, do “cara esperto, que quer levar vantagem em tudo e sempre, certo ?” não é apenas uma falsa imagem, caricatura ou estereotipia.
No Brasil há urgência de se trabalhar o tópico educacional da forma mais ampla possível. Podemos tocar no assunto sem maiores reservas, melindres e pudores. Como qualquer povo, naturalmente possuímos qualidades positivas e negativas, mas temos de reconhecer que o brasileiro em geral é bem safado, espaçoso e deseducado. Com uma mentalidade egocêntrica, dificilmente se preocupa em não invadir o espaço e o território alheios. Fala e dá risada alto. Arrasta móveis, deixa cair objetos no chão e sapateia descaradamente, nos apartamentos em que mora ou trabalha, além de realizar uma série de outros barulhos e nos horários mais impróprios. Em geral tem péssimo gosto musical e não se envergonha de anunciar isto, no mais atordoante volume, a todos os cantos. Joga lixo nas ruas com a mesma naturalidade com que um Animal Herbívoro defeca sobre o próprio pasto. Estraga a propriedade pública e privada com a assinatura de pichações medonhas, oferecendo reconhecimento de firma da sua mediocridade e babaquiice. Não se cansa jamais de assistir a partidas de futebol maçantes, idolatrando os ídolos milionários que o desprezam. Engole alegre, ávida e agradecidamente as cápsulas de alienação, mistificação e desinformação que a esquerda nojenta lhe atira, como um Adestrador dá nacos de guloseimas aos seus aprendizes.
Naturalmente que há exceções. Temos certeza absoluta de que nós, contando com você, claro, fazemos parte delas. Nós somos diferentes e este é um dos motivos por que as tralhas da esquerda nos odeiam. Afinal, não aceitamos que nos coloquem cabrestos vermelhos com um penacho e uma estrela branca de cinco pontas, na frente. Graças ao/a amado/a Sr./a Deus/a, a maioria dos brasileiros também está despertando cada vez mais e em maior quantidade. Assim como os alemães se vacinaram contra o nacional-socialismo, os russos e europeus orientais têm imunidade às infecções comunistas, os brasileiros igualmente estão aprendendo a se defender do bolivarianismo e do petismo, muito embora ainda haja vários casos de cretinos recalcitrantes e obstinados. Por incrível que pareça, você encontra por aí petralhas, gentalha usando camiseta estampada com a cara do serial-killer “Che” Guevara. Mas de uma maneira geral, estamos conseguindo melhorar em todos os sentidos. Dessa maneira, podemos nos encaminhar para a TERCEIRA PONTA DO TRIÂNGULO EQUILÁTERO que, misticamente, significa a Manifestação de TUDO, pois após a Causa primária que gera e projeta a secundária, interagindo com ela, propicia o Nascimento de Tudo, pela Trindade. No caso do presente Artigo, chegaremos então à conclusão e analisaremos a conseqüente proposta de solução.
A TERCEIRA PONTA
Assim chegamos à TERCEIRA PONTA DO NOSSO TRIÂNGULO EQUILÁTERO e aqui, temos plena convicção, encontraremos se não TODAS AS RESPOSTAS, ao menos algumas delas ou o mais provável e gratificante: o Caminho que nos colocará na direção certa. A partir de então teremos todas e as melhores condições de pôr em prática a nossa Inteligência, que abrange não só a capacidade de calcular, analisar, comparar e deduzir, mas também o senso de observação e de prestar Atenção, bem como utilizaremos o acervo de experiências e estudos que temos amealhado ao longo dos anos e, quiçá, das Vidas.
Parece inacreditável, contudo, a verdadeira solução para o problema maior que contamina profunda e nefastamente a vida pública e política brasileira não depende de nenhuma Tecnologia da Informação de ponta, de fórmulas e equações de Matemática financeira e nem de medidas de fiscalização e punição exemplares, embora naturalmente TUDO isto possa e deva contribuir muito. Na Realidade, o remédio é mais simples do que os caseiros da Medicina Folclórica e mais eficiente do que os produzidos pelos melhores, mais sérios e idôneos Laboratórios Farmacêuticos do Mundo.
E mesmo não se tratando de uma façanha de Mágica ou de mera prestidigitação, nem depender de nenhum Santo ou da Fé de qualquer Beato, pode operar verdadeiros milagres tanto na Política quanto na sociedade e na economia do País. Como acontece com TODAS as revelações da Verdade, a saída para todos os nossos males pessoais e coletivos é tão óbvia e evidente que, por isso mesmo, poucos vêem e muito menos acreditam. Aquele conhecido e clássico jogo místico: revelando se oculta, ocultando se revela.
Um homem adorável, maravilhoso, erudito e elegante, americano de New York, N. Y., descendente de família judaica ortodoxa, Dennis Prager (1948 – …), Radialista, Escritor, Colunista e Orador conservador, em diversas brilhantes preleções, apresentadas com muita argúcia, sensibilidade e engenhosidade (procure ver os seus adoráveis vídeos no excelente YouTube), além de um trabalho gráfico excelente, toca no cerne do assunto. Resumindo, o fator deletério da corrupção depende exclusivamente de nós e da nossa mentalidade, ou seja, dos nossos valores, princípios e disposição de mudar. Não estamos nos referindo simplesmente ao caso de que, no fundo, somos todos corruptos ao tentar subornar o Guarda ou Agente de trânsito, o representante de uma rede de lojas e milhares de outras situações. Tudo bem, isto tem também a ver, é evidente.
Também não estamos pensando na outra questão que se relaciona direta e intimamente com esta, a Educação de uma forma geral. Claro, se as famílias fossem mais centradas e funcionais, as Escolas melhor tratadas pelos Governos e os Professores, menos safados e esquerdistas, as Igrejas menos infestadas de marxistas, comunistas e ateus, com certeza formaríamos pessoas melhores, mais instruídas, esclarecidas e honestas, não resta a menor dúvida. Atendidas essas condições, já teríamos um ambiente auspicioso. TODOS teríamos uma Consciência Espiritual elevada e um Amor fraterno, consciente, universal, verdadeiro e operante. O Paraíso seria restaurado Aqui, Agora e para Sempre em nossa sagrada Terra, independente de seriados e capítulos de Terror apocalíptico.
Tais passos e manufaturas certamente libertarão um dia TODA A HUMANIDADE. Com certeza, um dia chegaremos lá – como sempre afirmamos, seja lá o quê ou onde for. Entrementes, o que desejamos propor, mesmo sendo leigos em Engenharia de Sistemas e Social, Economia, Administração Pública e numa série de Ciências, são fatos relativos ao Conhecimento sobre o ser humano, a sociedade e algumas regras básicas de Lógica e de Bom-Senso. Na Verdade, não pensamos em desenvolver e implantar métodos e mecanismos de observação e controle, embora, repetimos, não se deve desprezar nenhum recurso. Quem assume qualquer cargo ou função pública deveria, acima e primeiro de TUDO, abrir mão de toda e qualquer privacidade, assim como da possibilidade de aumentar o seu patrimônio pelo resto da Vida.
O que propomos é a REDUÇÃO RADICAL E COMPLETA DE AMBIENTES, FONTES DE NUTRIÇÃO E MECANISMOS DE PROTEÇÃO E PROLIFERAÇÃO para o corrupto. Isto somente poderá ser realizado com a implantação de um Estado magro, pequeno e transparente. O Estado possui as suas atribuições básicas e a isso, ninguém lúcido, consciente e saudável, renuncia. Entretanto, quanto mais intervencionista, obeso e burocrático o Estado, maiores, infinitamente maiores são as possibilidades de uma casta de funcionários canalhas, desonestos e prevaricadores se espalharem, aparelharem e infiltrarem nos órgãos públicos, empresas estatais e autarquias.
Essa gentalha age como Roedores, abocanhando TUDO o que podem, mas não deveriam, protegendo-se mutuamente nos corredores sombrios, fétidos e úmidos dos Labirintos da Burocracia. Investidos, em muitos casos, de Poder de Polícia, eles formam verdadeiras quadrilhas e gangues de criminosos, que extorquem, furtam, sonegam, desviam, ameaçam e chantageiam o povo e o País.
Eles podem aplicar multas astronômicas e extravagantes ou até mesmo obter com facilidade mandado de prisão. É muito prático e corrente se associarem a certos Empresários mercenários, como alguns setores da Construção Civil, que se mancomunaram com comunistas petistas e de outras vertentes, ou oprimirem e explorarem pequenos Empreendedores, que tentam sobreviver com o máximo possível de honestidade e ética, num ambiente pantanoso e putrefato de impostos e taxas excessivos e exorbitantes, exigências, regulamentações e protocolos irrealistas, licenças e autorizações vendidas como Peixe no mercado. Este é o sonho e o Éden dos malditos socialistas e comunistas. Ao longo da História, eles não têm a mínima vergonha de repetir os mesmos programas, planos procedimentos de inchar a máquina de um Estado devorador com um monte de gente inútil, folgada, desbocada e gananciosa. O serviço público é o maior e o melhor balcão que podem usar para atrair de militantes pérfidos e fanáticos a simpatizantes alienados e estúpidos.
Enchem o barco muito além da sua capacidade e não se preocupam nem um pouco com os quesitos de segurança e navegabilidade do mesmo. Irresponsáveis, burros, inconseqüentes, assim são os esquerdistas. E para sustentar essa pilhagem, criam novos tributos ou extrapolam a alíquota dos já existentes. Por mais ridículo, repetitivo e repugnante que seja, adotam aquela velha e conhecida prática de “matar a Galinha dos Ovos de Ouro”!
Essa parte da cultura que assola a humanidade inteira parece ser ainda pior aqui no Brasil. Inúmeros são os fatores que concorrem para a formação dessa mentalidade deformada: herança portuguesa, legislação estropiada, comodismo ou conivência das classes produtivas, infiltração marxista, fabiana e frankfurtiana, vagabundagem tropicalista. O fato é que nos parecemos muito com a China, onde a ambição de ocupar um cargo público e o desejo de receber propinas são idênticos, embora lá até exista a possibilidade de pena de morte para tais casos. Muitos e muitos brasileiros querem ser funcionários públicos, não importa se em nível municipal, estadual ou federal. A galera quer estabilidade, trabalhar pouco (se não precisar pegar no batente, melhor ainda) e receber vencimentos iguais ou superiores aos praticados na Iniciativa Privada. Aposentadoria precoce com todos os benefícios literalmente de um autêntico Marajá.
Enquanto essa mentalidade não mudar, estaremos caminhando segura, decidida e celeremente para o curral dos regimes totalitários, que tantas misérias, chacinas e atrasos em todos os sentidos já produziram no Mundo. Os comunistas e socialistas não querem o Bem do povo, do País e da Natureza, caso contrário não destruiriam os verdadeiros e consistentes modos de produção e geração de riquezas, não roubariam a dignidade dos trabalhadores de conseguirem cuidar de si e da sua Vida com Liberdade. Os esquerdistas são medíocres, perdedores, vagabundos, embusteiros e traiçoeiros. Basta estudar um pouco a História verdadeira e real, não a fantasiada por essa cambada de sem-vergonha. Não cumprem jamais a sua palavra, pois para eles, “os fins justificam os meios”! Desejam apenas o poder e poder desfrutar as delícias e regalias da Vida, enquanto os escravos imbecis, alienados e idealistas fazem todo o trabalho sujo e pesado.
Algumas Empresas semelhantemente agem de forma torpe. Há pessoas físicas cafajestes, por que não haveria igualmente pessoas jurídicas com índole similar ? Além daquelas que nos referimos atrás, era meio comum alguns Administradores privados temerários, safados e caras-de-pau, se socorrerem do Governo, de Bancos estatais e de bancadas representativas para salvar o seu negócio que estava à beira da falência por má gestão, desonestidade ou abusos e deturpações das Leis de Mercado.
Se esse tipo de pensamento, prática e valores não for abandonado, não adiantará a produção maciça de uma legislação inútil, estropiada e absurdamente abusiva, nomeação de Agentes e Fiscais, greves, passeatas, movimentos e abaixo-assinados. É como se espantar com as Mãos as Moscas que adejam em volta e pousam num cadáver ou num monte de fezes. Elas saem, dão guinadas à direita e à esquerda, zumbem e voltam. No máximo, são substituídas por uma infinidade de outras. As Tetas públicas, por mais gigantescas que sejam e por mais indução bioquímica artificial que recebam, para ludibriar as Glândulas Endócrinas da Vaca, induzindo-lhe hormonalmente uma falsa e perene gravidez, não agüentarão por muito tempo. As pessoas precisam crescer espiritual, moral e afetivamente. Essa coisa de se permanecer a Vida inteira num berçário simbólico, onde o Estado substitui efetivamente os pais e as amas-de-leite, tem que terminar. Ou, então, acabemos de uma vez por todas com os sonhos (e a possibilidade de realizá-los) de um Mundo e um Brasil melhores e, principalmente, livres.
Às vezes, recebemos algumas críticas por falarmos ao mesmo tempo de assuntos místicos, espirituais, religiosos e políticos. Acontece que sem termos a pretensão de abusar da máxima esotérica que garante e prova que TUDO TEM A VER COM TUDO, não podemos dissociar uma coisa da outra, pois “Em Verdade vos digo, que tudo que ligardes na Terra terá sido ligado nos céus, e tudo o que desligardes na Terra terá sido desligado nos céus.” (Mateus, 18:18) e “Assim como é em cima, é embaixo!” (Tábua de Esmeralda ). Desse modo, parece bastante óbvio que a certas condutas, vibrações e valores pertinentes aos tipos de ser humano e suas ideologias, corresponda um nível de Luz, Vida e Amor ou escuridão nos planos astral e espiritual. Há muito tempo atrás, até seria admissível crermos na existência de pessoas utopistas e idealistas com boas intenções. Atualmente, depois de demonstradas tão cabal e exaustivamente as mentiras, as atrocidades, as prevaricações e as desgraças que comunistas russos, chineses, cubanos, venezuelanos e de tantos outros povos perpetraram, além da sua incapacidade de produzir até os alimentos mais básicos, não tem como esses grupos de esquerdóides atrozes continuarem oferecendo cabrestos, cangas e coleiras para a nossa gente, como se fosse boa, agradável e saudável a escravidão. É isso aí! Abraços e beijos. Paz Profunda!
- Lafam.
Jun./2018