Grupo Coesão Poética de Sorocaba realizará ciclo de palestras no Barracão Cultural de Sorocaba

O ciclo de 10 palestras ocorrerá a partir do dia 17 de agosto até 09 de novembro, das 19h às 20h, no Barracão Cultural, localizado ao lado da antiga Estação Ferroviária

 

O grupo Coesão Poética de Sorocaba, em parceria com a Prefeitura de Sorocaba, realizará um ciclo de 10 palestras no Barracão Cultural de Sorocaba, abordando a trajetória da poesia luso-brasileira, os primórdios da literatura ocidental e oriental e a poesia de cordel, ministradas pelos professores Nicanor Filadelfo Pereira, Aparecido Gonçalves Viana e José Carlos de Freitas.

As palestras ocorrerão nas seguintes datas: 17,24 e 31 de agosto; 14,21 e 28 de setembro; 05, 19 e 26 de outubro e 09 de novembro, todas das 19h00 às 20h00.

A entrada é franca e não é necessária a inscrição.

O Barracão Cultural da Prefeitura de Sorocaba está localizado na Av. Afonso Vergueiro, 310 – Centro.

 

PROGRAMA

Prof. Nicanor Filadelfo Pereira

  • A Trajetória da Poesia Luso-Brasileira – do Trovadorismo ao Simbolismo (3 palestras sequenciais)
  • O Épico e o Bucólico na Poesia Brasileira do Século XVIII (1 palestra)

Prof. Aparecido Gonçalves Viana

  • Primórdios da Literatura Ocidental e Oriental (3 palestras sequenciais)
  • Modernismo – Semana de Arte Moderna (2 palestras sequenciais

Prof. José Carlos de Freitas

  • A Poesia de Cordel do Nordeste para o Mundo (1 palestra)

 

OS PROFESSORES

Gonçalves Viana, interpretando o poema ‘Máscaras’, de sua autoria

Gonçalves Vianaaliás, Aparecido Gonçalves Viana, nasceu em Itatinga (SP) em 1944. Aos 2 anos de idade, sua família mudou-se para Sorocaba, onde vive até os nossos dias.

É Projetista Mecânico (aposentado) por profissão e poeta por dileção, embora ainda sinta algum pudor em se dizer poeta. Gosta muito de música (embora não toque nenhum instrumento musical) e de declamar poesias. Realiza muitas pesquisas nas áreas musical e poética. Participou também de vários eventos culturais de Sorocaba.

É membro fundador e atual presidente da “Associação Cultural Coesão Poética” de Sorocaba (SP).

Autor de livros de poesias: VERTENTES, Editora Ottoni-Itu/SP-2006; QUASE-CAI…, Editora  Ottoni-Itu/SP–2007; ESTILHAÇOS, Editora O Clássico-Sorocaba – 2010. POR UMA DEUSA. Editora Crearte-Sorocaba/SP – 2016. Tem participação, também, em várias Coletâneas.

Escreveu crônicas para o Jornal-Revista PROVOCARE, de 10/2005 a 04/2006.

É Colunista do Jornal ROL-REGIÃO ON LINE, desde abril de 2017.

Ministrou, em parceria com a Secult e Sedu, palestras e oficinas de Haicais e poesias para escolas de 1º grau da rede municipal, no ano de 2014, para um total aproximado de 600 alunos.

Realizou oficinas de poesias:

Em cinco classes da E. M. Maria Ignez Figueiredo Deluno – total de 60 horas/aula, em 2016.

Na Associação Criança Feliz – total de 40 horas, em 2017.

Na Unidade Prisional Dr. Antônio de Souza Neto, durante a  III Semana Cultural, desenvolvida pela E.E. João Clímaco de Camargo Pires em 04 e 05/05/2017, totalizando 10 horas.

  • Na ETEC Fernando Prestes – total de 10 horas, em 08/2017.

Executou performances poéticas:

Na E. M. Maria Ignez Figueiredo Deluno, em abril de 2016.

Na Câmara Municipal de Sorocaba pelo “Dia Nacional da Poesia”, em 15/03/2016.

Na AVLAH por ocasião do 4º Prêmio João Kruger, em 24/03/2017.

Contatos: e-mail: viana.gaparecido@gmail,com

fone: (15) 3035-6380 / cel.: (15) 9.9147-7246 / 9.8137-7220

 

Declamação de poesia no Espaço Cultural Du-Artes, de Sorocaba

Nicanor Filadelfo Pereira nasceu em São Paulo, aos 19 de agosto de 1939, onde residiu até os seus sete anos, transferindo-se para Jandira. Atualmente mora em Sorocaba/SP, mas mantém vínculo permanente com a cidade Favo de Mel, em virtude suas atividades comerciais e a residência de dois dos seus filhos e suas respectivas famílias.

Estudou na Escola Mista da Parada Jandira até o terceiro ano do curso primário, concluindo-o no Grupo Escolar Raul Briquet, em Itapevi. Ingressou posteriormente no Instituto José Manoel da Conceição, onde fez o Curso de Admissão ao Ginásio e a 1ª e 2ª séries. Completou o curso ginasial no Colégio Duque de Caxias, em Osasco. Fez a 1ª e 2ª séries do Curso Clássico, no Colégio Campos Salles, na Lapa, São Paulo.

Detentor de licenciatura em Letras Português/Inglês e Pós Graduação em Didática e Metodologia do Ensino Superior, da Faculdade Anhanguera de Sorocaba.

No final de sua adolescência e início da mocidade foi correspondente dos jornais O Imparcial e O Suburbano, editados em Itapevi.

Foi membro do grupo Pró-Emancipação de Jandira, no início dos anos 1960, sendo eleito vereador em 07 de janeiro de l965, pelo Partido Social Progressista – PSP e empossado como Presidente do Legislativo jandirense, em 28 de março de 1965. Foi membro da Aliança Renovadora Nacional – ARENA durante parte do Governo Militar, transferindo-se posteriormente para o Movimento Democrático Brasileiro – MDB, no qual exerceu o cargo de Presidente do Diretório Municipal.

É poeta, escritor e cronista. Autor dos livros: Jandira Favo de Mel – histórias e relatos sobre Jandira (Ottoni, 2007); o romance Vidas Entrelaçadas (O Clássico, 2008); e Noções de Poesia Tradicional – obra didática ( Clássico,2008) e da obra poética Sonetando em Doces Sonhos (Clube de Autores, 2017) Colunista do jornal ROL – Região Online. É membro da Associação Kairós Sorocaba e da Associação Cultural Coesão Poética de Sorocaba, e membro do CMPC – Conselho Municipal de Política Cultural de Sorocaba/SP.

 

Declamação de poesia no Espaço Cultural Du-Artes, de Sorocaba

José Carlos de Freitas formou-se em História pela FAFI (Sorocaba), em 1989. Foi tecelão, alfaiate e metalúrgico.

Como instrutor, ministrou aulas de Controle de Qualidade desde 1987; posteriormente, como professor lecionou história e geografia.

Passou a escrever poesia desde 2008, simplesmente por prazer. Já escreveu contos e poesias para um jornal de Macaé (RJ) e participou de três antologias: Alimentos da Alma; Versos Di-versos e Versejando. 

Escreveu um livro de poesias: De repente…   setenta! 

É integrante do Grupo Coesão Poética de Sorocaba e participa de saraus poéticos do grupo PoetArt