Genealogia: Afrânio Mello fornece inmformações sobre as familias REMORINI e FURQUIM
Afrânio Mello – ATENDIMENTO NÚMEROS 476 E 477
Caro Ricardo,
Segue os arquivos que estava devendo para você.
Longa pesquisa mas encontrei.
REMORINI / REMORINO………. 6 páginas e 1 brasão.
FURQUIM / FURCHIM………….. 4 páginas e 4 brasões
Desculpe a demora , mas consegui atendê-lo
Forte abraço
Afrânio Franco de Oliveira Mello
IHGGI / ROL – Jornal On Line
Remorini, Remorino, sobrenome de origem italiana. É um sobrenome raro, é tipicamente toscano, com pequenas variações em Carrara, Livorno, Pisa, Santa Croce e San Giuliano Terme. O sobrenome é uma forma dialetal toscana do sobrenome original Rosmarini. Família antiga e virtuosa, que foi elevado às honras de Patriziato di Pavia, por deliberação dos abades e os colonos daquela cidade, em 2 de Setembro de 1791. Tendo em conta os méritos particulares e serviços zelosos que haviam feito a mesma cidade e na província Real Consultor Don Carlo Remorini, primeiro na qualidade de prefeito geral de Milão e depois na de vereador na Assembléia daquela cidade.
Registra-se Victoria Remorini, nascida em 1891, Toscana, Itália. Imigrou em 1940 para Martinez, Califórnia, Estados Unidos.
Registra-se Vattorria Remorini, nascida em 1891, Itália. Imigrou em 1914 para Martinez, Califórnia, Estados Unidos. Era solteira e imigrou junto com sua irmã e família. Como segue as informações no departamento de imigração: Martino Martini, 40 anos; Petra Remorini Martini, 34 anos (esposa), Antonio (Tony) Martini 14 anos (filho), Fosco Martini, 12 anos (filho) e Geo Martini 10 anos (filho).
Registra-se Remo Remorini, nascido na Itália em 1883 e com última residência na Europa em Dorneue, França; ele imigrou em 15.03.1914 para Nova York, Estados Unidos, no vapor La Lorraine.
Registra-se Elisabetta Remorini, nascida em 1829, Napoli, Itália e falecida em 10.11.1855, Quartiere San Ferdinando, Napoli, Itália; filha de Giuseppe Remorini e Lucrezia Zamponi; casou-se com Giacinto Baldari em 1849.
Registra-se Roberto Remorini, nascido em 11.08.1889, Vecchiano, Itália; imigrou em 1917 para Thurston County, Washington, Estados Unidos.
Registra-se Luigi Remorini, nascido em 19.11.1920, Napoli, Itália. Imigrou para o Brasil em 1957 e fez seu registro no Rio de Janeiro; estado civil casado e filho de Irene Remorini.
Registra-se Adalgisa Remorini Bertone, nascida em 16.01.1900, Genova, Itália; filha de Angelo Remorini e Enrica Dapino; imigrou para o Brasil em 1969, era viúva e se fixou em São Paulo, São Paulo.
Registra-se Francisco (Francesco) Remorini , nascido na Itália e teve seu registro de entrada no Brasil em 11.06.1945; era casado; filho de Luiz (Luigi) Remorini e Rachel Cantini
Registra-se Italia Zamarioli Remorini , nascida na Itália; era casada; filha de Francesco Zamarioli e Clelia Beghetto; teve seu registro de entrada no Brasil em 1945.
Registra-se Teresa Remorini , nascida em 14.01.1901, Genova, Itália; era solteira; filha de Angelo Remorini e Enrica Dalpino; teve seu registro de entrada no Brasil em 20.03.1969.
Origem do sobrenome Remorini, país de origem: Italia
Nobreza: Nobili – Patrizi
Escudo e Brasão de Armas da família Remorini:
Scaccato d’argento e di rosso col capo d’oro. Cimiero:un leone d’oro nascente, coronato, tenente con la bocca e le zampe una catena di ferro. Motto: FORTIOR EST VIRTUS.
Antica e virtuosa famiglia, la quale fu innalzata agli onori del Patriziato di Pavia, con deliberazione degli abati e dei decurioni di quella città, in data 2 settembre 1791. In considerazione dei particolari meriti e zelanti servizi che aveva reso alla stessa città e alla provincia il R. Consultore don Carlo Remorini, prima nella sua qualità di sindaco generale di Milano e poi in quella di assessore presso la Congregazione …continua
http://www.imigrantesitalianos.com.br/
Furquim, sobrenome de origem portuguesa, é um aportuguesamento do sobrenome francês Fourquim que é originário do sobrenome germânico Forchheim. Família intimamente ligada aos Werneck aqui no Brasil. Os 3 primeiros brasões são da família Forchheim da Alemanha e o quarto é o da família Fourquim da França.
Registra-se Rosa Furquim Werneck de Almeida, Vicondessa Mayrink, nascida em 21.06.1852 e falecida em 01.09.1912; filha deFrancisco de Assis Furquim de Almeida e Mariana Isabel de Lacerda Werneck; casou-se com João Carlos Mayrinck, Visconde de Mayrink; mãe de Raphael de Mayrinck e irmã de Francisco Furquim Werneck de Almeida.
Registra-se Francisco Furquim Werneck de Almeida (Vassouras, 29 de setembro de 1846 — Petrópolis, 18 de fevereiro de 1908) foi um médico e político brasileiro.
Filho do dr. Francisco de Assis Furquim de Almeida e de Mariana Isabel de Lacerda Werneck, era neto materno da baronesa e do Barão de Pati do Alferes. Casou com sua prima Hortense Josefina Teixeira de Almeida, filha do Dr. José Caetano Furquim de Almeida e de Francisca Gabriela Teixeira Leite, neta dos Barões de Itambé. Tiveram diversos filhos, dentre os quais o Dr. Hugo Furquim Werneck. Bacharel em Letras pelo Colégio Pedro II no Rio de Janeiro. Doutor em 1869 pela Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro. Completou seus estudos em Viena, especializando-se em ginecologia. Foi o introdutor da operação Cesariana no Brasil. Durante a Guerra do Paraguai, ainda estudante de Medicina, integrou o Batalhão Acadêmico. Parteiro de nomeada, foi médico da Princesa Isabel, membro da Academia Nacional de Medicina e condecorado com a Imperial Ordem da Rosa. Juntamente com Lucas Antônio de Oliveira Cata Preta e João Marinho de Azevedo foi proprietário e fundador da Casa de Saúde Marinho, Cata Preta & Werneck, situada na Rua Fresca (proximidades da atual Praça XV, no Rio de Janeiro).
Republicano, eleito deputado federal, integrou a primeira Assembléia Nacional Constituinte. Nomeado no governo Prudente de Morais, foi prefeito do antigo Distrito Federal, de 1895 a 1897. Exímio atirador foi campeão do Concurso Mundial de Tiro em 1904 em Buenos Aires, Argentina.
Residiu, quando prefeito do Rio de Janeiro, na Ilha de Paquetá, onde a principal rua tem o nome em sua homenagem. Originalmente, quando do arruamento inicial do bairro de Copacabana, a atual rua Xavier da Silveira, chamou-se também Furquim Werneck. Faleceu subitamente de um ataque apoplético, em sua residência no antigo quarteirão Morin, na cidade de Petrópolis.
Registra-se Francisco de Assis Furquim de Almeida, nascido em 05.12.1814, Camanducaia, Minas Gerais, Brasil e falecido em 13.09.1887, Valença, Rio de Janeiro, Brasil devido a uma pneumonia; filho de Manuel Furquim de Almeida e Ana Bernardina de Melo; casou-se com Mariana Isabel de Lacerda Werneck; seus filhos: Francisco Furquim Werneck de Almeida e Rosa Furquim Werneck de Almeida; seus irmãos: Baptista Caetano de Almeida; Constança Miguelina Furquim de Almeida; Maria Gabriela Furquim de Almeida; Antônio Bernardino Furquim de Almeida; Emerenciana Carolina Furquim de Almeida e mais quatro outros irmãos.
Registra-se Manuel Furquim de Almeida, nascido por volta de 1770, São Paulo, São Paulo, Brasil e falecido em 1818, Camanducaia, Minas Gerais, Brasil; filho de Caetano Furquim de Campos e Isabel Sobrinha de Almeida.
Registra-se Caetano Furquim de Campos, nascido em 1725, São Paulo, São Paulo, Brasil; filho de Estanislau Furquim Pedroso e Ana de Campos; casou-se com Isabel Sobrinha de Almeida; teve os seguintes filhos: Manuel Furquim de Almeida, Gertrudes Maria de Almeida e Pedro de Alcântara de Almeida; era irmão de: Cláudio Furquim de Campos, Fructuoso Furquim de Campos, Francisco Xavier Pedroso, Maria Caetana de Campos e Maria Xavier de Campos.
Registra-se Estanislau Furquim Pedroso, nascido por volta de 1685, Santana do Parnaíba, São Paulo, Brasil; filho de Cláudio Furquim da Luz e Isabel Pedroso; casou-se com Ana de Campos; irmão de: Luzia Furquim Pedroso, Estevão Furquim Pedroso, Francisco Pedroso Furquim, Sulpício Pedroso Furquim e Escolástica Furquim.
Registra-se Cláudio Furquim da Luz, nascido em 1647, São Paulo, São Paulo, Brasil e falecido em 1710, Osasco, São Paulo, Brasil; filho de Estevão Furquim e Maria da Luz; casou-se com Isabel Pedroso; irmão de: Luiz Furquim, Maria Furquim, Estevão Furquim Francês e Antônio Furquim da Luz. Exerceu o cargo de Juiz de Órfãos.
Registra-se Estevão Furquim, nascido em 1618, São Paulo, São Paulo, Brasil e falecido em 1660, Santana de Parnaíba, São Paulo, Brasil; filho de Cláudio Furquim, o francês e Maria Pedroso; casou-se com Maria da Luz; era irmão de Baltazar Furquim e meio-irmão de José Ortiz de Camargo, Claudio Furquim de Camargo, Leonor Domingues de Camargo e Isabel da Silva.
Registra-se Cláudio Furquim, o francês (Claude Fourquim), nascido em 1586, Nancy, Meurthe-et-Moselle, Lorraine, França e falecido em 1647, São Paulo, São Paulo, Brasil; filho de Estevão Furquim (Etienne Fourquim) e Susana Moreira; casou-se em primeiras núpcias com Ana Maria de Camargo, casou-se em segundas núpcias com Maria Pedroso e casou-se em terceira núpcias com Maria Leme da Silva; meio-irmão de Pedro Álvares Moreira Cabral, Branca Cabral, Maria Moreira Cabral e Ana Cabral.
Registra-se Estevão Furquim (Etienne Fourquim), nascido por volta de 1560, Nancy, Lorraine, França e falecido em São Paulo, São Paulo, Brasil; filho de Nikolaus Forcheim (nascido por volta de 1525, em local desconhecido); casou-se com Susana Moreira.
Registra-se Júlio Furquim Werneck, nascido em 1887, Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil; casou-se em 12.04.1912 com Carmen de Freitas Guimarães, nascida em 1888. filha de Luiz de Freitas Guimarâes e Rita Clara de Freitas Guimarães; ele filho de Francisco Furquim Werneck de Almeida.
Registra-se Joaquim Furquim, nascido em 15.08.1886, Itapeva, São Paulo, Brasil; filho de Fermino Furquim e Rita de Mattos.
Registra-se Francisco Furquim, nascido em 12.12.1815, Cotia, São Paulo, Brasil; filho de Jozé Manoel Furquim e Maria Joaquina Vieira.
Registra-se Antônio Furquim, nascido em 20.07.1797, São Roque, São Paulo, Brasil; filho de Franscisca Maria Furquim; seu irmão foi Fernando Furquim, nascido em 07.06.1793, São Roque, São Paulo, Brasil.