Artigo de Rogério Sardella: 'Novela Cambalacho volta em agosto'
Levada ao ar pela primeira vez em 1986, Cambalacho, de Silvio de Abreu, volta ao vídeo quase três décadas depois.
Exibida na faixa das 19h00 e com 179 capítulos, a trama tinha como tema a situação que o Brasil vivia, isto na visão do autor.
Cambalacho contou com supervisão de Daniel Filho e direção de Jorge Fernando e Antônio Rangel.
Para quem não viu em 1986 e nem na reprise de 1991, no Vale a Pena Ver de Novo, tem agora a oportunidade de conferir pelo canal Viva uma novela como não se faz mais hoje em dia (o formato esgotou-se e atualmente são sempre os mesmos atores).
No elenco nomes como Fernanda Montenegro, Gianfrancesco Guarnieri, Natália do Valle, Susana Vieira, Regina Casé, Cláudio Marzo, Edson Celulari, Débora Bloch, Consuelo Leandro, Oswaldo Loureiro, Maurício Mattar, Andréa Avancini, Roberto Bomfim, Rosamaria Murtinho, Luís Fernando Guimarães, Louise Cardoso, Marcos Frota, Emiliano Queiroz, Fábio Sabag, Mário Lago, Joana Fomm, Cláudio Correa e Castro, Jacqueline Laurence, Paulo César Grande, Cristine Nazareth, Duse Nacaratti, Leina Krespi, Maria Helena Pader, Marcos Vinícius, Cláudia Raia, Yara Amaral, Henriqueta Brieba, Evandro Mesquita, Zilka Salaberry, Wilza Carla, Paulo Gracindo, Paulo Goulart, Chacrinha (como ele mesmo), entre outros.
Curiosidades
Vários atores de Cambalacho já estão no andar de cima, entre alguns: Gianfrancesco Guarnieri, Cláudio Marzo, Consuelo Leandro, Oswaldo Loureiro, Fábio Sabag, Mário Lago, Cláudio Correa e Castro, Leina Krespi, Duse Nacaratti, Yara Amaral, Henriqueta Brieba, Zilka Salaberry e Wilza Carla.
Regina Casé, Cláudia Raia, Louise Cardoso e Luís Fernando Guimarães, dois anos depois estariam juntos no humorístico TV Pirata.
Foi a primeira novela da carreira da modelo Luiza Brunet.
Cristina Pereira, Abelardo Barbosa (Chacrinha), Angela Maria, Marcos Miranda, Daniel Filho, Ruth de Souza, Mauro Mendonça e Monique Evans, estiveram presentes em capítulos diferentes da novela.
Foi a primeira novela de Silvio de Abreu após o fim da censura.
O enredo de Cambalacho
Andréia (Natália do Valle) planeja um crime perfeito para eliminar seu marido, Antero Souza e Silva e ficar com sua herança. O que ela não esperava era que o testamento remetia a fortuna para Leonarda Furtado, a Naná (Fernanda Montenegro), suposta filha desaparecida de Antero e que vive aplicando cambalachos para sobreviver ao lado de Jerônimo Machado, o Jejê.
A reviravolta na história acontece com a chegada de Daniela (Louise Cardoso), suposta filha de Naná que morava no exterior e a mãe não a via desde pequena.
Entre outros tantos personagens, destaque para a pretensiosa Tina Pepper, fã da cantora Tina Turner (foi um dos únicos e melhores personagens de Regina Casé em novelas).
Consuelo Leandro viveu Lili Bolero, mãe de Tina Pepper. Passou a história inteira falando que a cantora Angela Maria roubou seu sucesso como cantora, a ponto de a própria aparecer num dos capítulos.
Com a reprise de Cambalacho poderemos rever os automóveis daquela época, os aparelhos de telefone e uma São Paulo diferente dos dias de hoje, em que os recursos tecnológicos eram outros e a Internet e o celular não existiam.
Claro, não poderia deixar de lembrar que no período de exibição da novela, “fazer um cambalacho” era o mesmo que tramóia, levar vantagens ou explorar alguém.
No ar a partir de 24 de agosto.
Link da abertura da novela.
http://globotv.globo.com/rede-globo/memoria-globo/v/cambalacho-1986/2145585/