Senac Itapetininga promove mutirão para coleta de resíduo eletrônico
Evento conta com participação dos alunos do programa Aprendizagem da unidade e da Prefeitura
Acontece, no dia 2 de junho, em Itapetininga o mutirão da coleta de equipamentos eletrônicos. Essa é a quarta edição do projeto, que teve início em 2012, e conta com a participação do Sistema de Gestão Ambiental do Senac Itapetininga.
O evento é realizado pelos alunos do programa Aprendizagem do Senac Itapetininga, em parceria com a Prefeitura e acontece das 8h30 às 17 horas. O ponto fixo de coleta é na Praça do Rosário, no Centro. Os alunos também percorrerão todo o comércio da região central e escolas da cidade recolhendo o material. No último mutirão, realizado em setembro de 2014, foram coletadas mais de 5 toneladas de equipamentos eletrônicos.
Poderão ser descartados todo tipo de equipamento eletrônico, incluindo computadores, tablets, celulares, impressoras, monitores, notebooks, entre outros. Não poderão ser descartadas pilhas, lâmpadas e outros equipamentos que não sejam exclusivamente eletrônicos.
Pela primeira vez, participará desta ação a empresa Recicladora Urbana, localizada em Jacareí e que é especialista em gestão sustentável de resíduos eletrônicos. A Recicladora Urbana tem um projeto criado em 2010 com o objetivo de trazer soluções inovadoras para o problema da reciclagem de equipamentos eletrônicos no Brasil. A empresa será responsável pela reciclagem de todos os equipamentos recolhidos no dia do evento.
Segundo a coordenadora do projeto e docente do programa Aprendizagem, Simone Zanforlim, para que este projeto pudesse ser realizado foi necessário trabalhar o tema em sala de aula com os alunos por meio de pesquisas e palestras sobre reciclagem e sustentabilidade. “Desenvolvemos o trabalho em equipe para que as pessoas possam descartar esses materiais de forma segura e com comprometimento ambiental”, explica.
De acordo com a engenheira ambiental da Recicladora Urbana, Aline Galvão, a coleta de material eletrônico é essencial para evitar o acúmulo dos equipamentos inutilizados e impedir que eles sejam descartados de forma incorreta, causando impacto no meio ambiente. “A Recicladora Urbana trabalha de acordo com as normas vigentes da Política Nacional de Resíduos Sólidos para atender toda a população que necessita descartar esse tipo de material”, afirma.
Segundo a engenheira, os materiais são sujeitos a um processamento e transformados em matéria prima e reutilizados em projetos sociais para comunidades carentes.
Serviço
Coleta de material eletrônico
Data: 2 de junho, das 8h30 às 17 horas
Local: Praça do Rosário, em frente à igreja Nossa Senhora do Rosário
O que pode ser descartado: Computadores, celulares, monitores e outros componentes eletrônicos. Não poderão ser descartadas pilhas, baterias, lâmpadas e outros componentes que não sejam eletrônicos.
Informações: (15) 3511-1200