Poetas da região são premiados no XXVI Prêmio Moutonnée de Poesia, em Salto

 

Resultados do XXVI Prêmio Moutonnée de Poesia

 
Poetas de Sorocaba e região foram premiados no último sábado, dia 24, no concurso literário XXVI Prêmio Moutonnée de Poesia, uma realização da  Prefeitura da Estância Turística de Salto, por meio da Secretaria da Cultura e apoio da Academia Saltense de Letras (ASLe).
A divulgação dos premiados ocorreu no salão da Biblioteca Municipal de Salto e contou com a presença de autoridades, intelectuais, artistas e público em geral.
O poeta Carlos Carvalho Cavalheiro obteve o 4º Lugar na categoria adulto (acima de 18 anos), com o poema “Palavra”.  O professor Carlos Cavalheiro reside em Sorocaba e exerce sua profissão em Porto Feliz. A poeta Ana Cristina Rodrigues Henrique angariou o 8º lugar na categoria Infanto-Juvenil I (de 12 a 14 anos), com a poesia “Alma de poeta”. Ana Cristina é veterana nesse concurso, tendo obtido o 1º lugar do certame no ano passado (2017).  Ana Cristina Rodrigues Henrique reside em Sorocaba.
Vanderlei Rodrigues e Adriano Rodrigues, pai e filho, ambos residentes em Sorocaba, ficaram entre os 100 finalistas do concurso, ganhando o direito de ter os seus poemas publicados na Antologia do concurso, que foi lançada no mesmo evento. O poema de Vanderlei é intitulado “Pedra da Esperança” e o de Adriano é “Saudação ao desbravador”.

Ivan Vagner Marcon (o segundo, da esquerda para a direita)

Ivan Vagner Marcon, poeta de Porto Feliz, também ficou entre os 100 finalistas com o poema “Outras Palavras”.

Na ocasião houve homenagem ao historiador e poeta Valderez Antonio Bergamo Silva, que agora empresta seu nome à Biblioteca de Salto. Valderez foi vereador e Secretário de Cultura de Salto, tendo falecido em 3 de abril deste ano. Além de várias obras e realizações, Valderez Bergamo é autor de um trabalho acadêmico sobre as Monções, evento que marca a história de Porto Feliz.