Projeto Ponto a Ponto apresenta Roda de Leitura na Biblioteca Municipal de Itu

A Roda de Leitura ocorrerá hoje (12), das 18h às 20h, na Biblioteca Municipal de Itu

O evento é gratuito e para todos os públicos

O projeto foi criado por Élida Marques

O Projeto

O “Ponto a Ponto” é um projeto premiado no Edital ProAC de Estímulo à Leitura em Bibliotecas Municipais que une literatura, artes manuais e rodas de conversas para a produção coletiva de Piqueniques Literários, nas cidades de Itu e Salto.

Criado por Élida Marques Produções Artísticas, idealizadora do Programa Ler é uma Viagem, que há 15 anos desenvolve práticas leitoras, integrando diversas linguagens artísticas, o projeto Ponto a Ponto oferece: sessões de leitura pública, rodas de conversas, oficina de mediação de leitura, oficina de bordados e tecelagem manual e dois piqueniques literários, nas bibliotecas públicas das cidades de Itu e Salto, no interior de São Paulo.

“Em todo nosso modo de pensar e fazer artístico, as artes manuais, têm funções e inspirações essenciais. Não só pelo resultado em si, que aparece nos figurinos, cenários e adereços, mas principalmente pelas possibilidades dos encontros intergeracionais e artísticos que surgem entre linhas, leituras, conversas e cantorias”, comenta Élida Marques, coordenadora e diretora artística do projeto.

O projeto Ponto a Ponto reúne pessoas que acreditam na eficácia do fazer artesanal em conjunto com rodas de leitura, cantorias e conversas, como estratégia para atrair pessoas para o mundo das narrativas, de forma delicada e inusitada.

O lançamento do projeto

No dia 19 de janeiro, ocorreu o lançamento do Projeto Ponto a Ponto, com a oficina gratuita “Tecendo Memórias e Trabalhos”, com Aline Zanatta, no Espaço Trama, localizado na Fábrica de Artes Marcos Amaro.

As atividades seguem mensalmente com sessões de leitura pública, rodas de conversas, oficina de mediação de leitura, oficina de bordados e tecelagem manual e piqueniques literários, nas bibliotecas públicas, reunindo pessoas que acreditam na eficácia do fazer artesanal em conjunto com rodas de leitura, cantorias e conversas, como estratégia para atrair pessoas para o mundo das narrativas, de forma delicada e inusitada.

Programação de Fevereiro:
Rodas de Lleitura: loucuras e modorras numa biblioteca

Nos encontros, Élida Marques e a equipe do Ler é Uma Viagem compartilharão as experiências do grupo na realização dos espetáculos Dom Quixote Entre Cartas e Reinações de Narizinho. As rodas são momentos de descontração, para apreciação da literatura através da leitura em voz alta e do compartilhamento de histórias e memórias pessoais. As participantes serão convidadas a refletir sobre o modo de estar numa biblioteca e suas diversas possibilidades.

Para professoras(es), mediadoras(es) de leitura, bibliotecárias(os) e pessoas interessadas em mediação de leitura. 20 vagas

Datas:

12 de Fev – Terça – 18h às 20h
Biblioteca Pública Municipal “Prof. Olavo Valente de Almeida”
R. dos Andradas, 201 – Centro – Itu/SP

19 de Fev – Terça – 18h às 20h
Biblioteca Pública Municipal “Prof. Valderez Antonio Bergamo da Silva”
R. José Galvão, 239-321 – Centro – Salto/SP


Agenda e Serviço

➔ Todas as atividades são gratuitas;
➔ As inscrições podem ser realizadas no dia do evento,
➔ A agenda completa pode ser visualizada através facebook, na página do Ler é Uma Viagem: https://www.facebook.com/lereumaviagemoficial
➔ Contatos: elida@lereumaviagem.com.br ou (11) 99870-5082.

Endereços:
Biblioteca Municipal de Salto – Prof. Valderez Antonio Bergamo da Silva
Rua José Galvão, 293-321 – Centro

Biblioteca Municipal de Itu – Prof. Olavo Valente de Almeida
Rua dos Andradas, 201 – Centro

Espaço Trama, dentro da Fábrica de Arte Marcos Amaro
Rua Padre Bartolomeu Tadei, 9 – Bairro Alto

Matéria enviada pela Correspondente Cultural de Itu, Mônia Sales