Cineclube de Itu e FAMA apresentam Mostra de Curtas Ituanos
Entre os filmes exibidos estão “Balança da Vida” (Felipe Fré), vencedor do Curta Salto 2018 como melhor filme e melhor fotografia, e o filme “Beto” (Rafael Chiafarelli), vencedor do Cinema Mundo em 2018
Cineclube de Itu e FAMA – Fábrica de Arte Marcos Amaro apresentam, nos dias 27 e 28 de fevereiro (quarta e quinta-feira), às 19h30, a Mostra de Curtas Ituanos. A mostra será apresentada nas dependências da FAMA (Rua Padre Bartolomeu Tadei, 09 – Vila São Francisco).
Entre os filmes exibidos estão “Balança da Vida” (Felipe Fré), vencedor do Curta Salto 2018 como melhor filme e melhor fotografia, e o filme “Beto” (Rafael Chiafarelli), vencedor do Cinema Mundo em 2018. No intervalo da mostra será possível visitar as salas 3 e 4 da FAMA, incluindo a obra Se Vende (2008) da Carmela Gross, ainda mais imponente no período noturno.
Produções de alunos do ‘Monteiro Lobato’
Dois curtas-metragens produzidos pelos alunos do Colégio Integrado Monteiro Lobato foram selecionados para a Mostra de Curtas Ituanos
Para a exibição na Mostra, foram selecionados os trabalhos “Invasão estrangeira nas casas brasileiras” (2017) e “Olha quem fala!” (2018), produções que conquistaram os segundos lugares nas duas últimas edições do Festival Estudantil de Curtas (FEC) do Colégio Integrado Monteiro Lobato. Coordenado pelos professores Claire Quirino e Marcelo Leite, o FEC é um projeto pedagógico no qual os alunos do “Monteiro” desenvolvem pesquisas e produções audiovisuais sobre temas cotidianos, por meio de um olhar crítico.
A indicação das produções estudantis partiu do historiador e cineasta Erik Tavernaro, um dos jurados e colaboradores do FEC. “O Erik fez a mediação do contato com os organizadores da Mostra, que nos convidaram a exibir duas produções. Eu e a professora Claire optamos pelos segundos colocados dos últimos anos, pois são trabalhos tão significativos quanto os vencedores das respectivas edições do nosso Festival”, observa professor Marcelo.
O educador ainda ressalta a importância do convite para a comunidade escolar. “São produções cheias de criticidade e questionamentos. Esse convite mostra que os curtas dos alunos possuem significados e valores que transcendem qualquer tipo de avaliação”, destaca Marcelo. “Essa abertura da Mostra de Curtas Ituanos permite que outros espaços além do colégio compreendam o que nossos jovens estão pensando, pois os curtas são meios deles se expressarem”.
Matéria enviada pela Correspondente Cultural do ROL em Itu, Mônia Sales