'Mostra Experimentos' revela um importante recorte da produção de nove escolas de teatro de São Paulo
Teatro da USP – Programação gratuita Mostra Experimentos 2015
De 27 de agosto a 27 de setembro de 2015
O TUSP apresenta gratuitamente em agosto e setembro a edição 2015 da Mostra Experimentos e revela um importante recorte da produção de nove escolas de formação em teatro de São Paulo.
A produção das escolas de teatro em São Paulo cresce a cada ano, tanto no âmbito da formação profissionalizante como no ensino superior. Natural que em uma metrópole onde a oferta de espetáculos é imensa, o olhar sobre tal produção fique também muitas vezes circunscrito às escolas: o público imediato desses trabalhos compõe-se principalmente pelos professores e colegas da própria instituição; e a produção, conscientemente ou não, é marcada pelo perfil pedagógico e estético específico que cada uma das escolas elabora ao longo dos anos.
A Mostra Experimentos traz um pequeno recorte de tal produção e convida a conhecer os trabalhos destes jovens artistas e pesquisadores, e, ao mesmo tempo, os diversos caminhos que se abrem no universo das artes cênicas. Para além dos muros das escolas, a intenção é possibilitar a um público diferente do usual o contato com esses trabalhos, ampliando a reflexão no âmbito das duas grandes faces do fenômeno cênico: palco e plateia.
Nesta edição, a Mostra Experimentos conta com a participação de nove escolas: Departamento de Artes Cênicas (CAC – ECA – USP); Escola de Arte Dramática (EAD – ECA – USP); Unicamp; Unesp; Faculdade Paulista de Artes (FPA); Escola Superior de Artes Célia Helena; Escola Livre de Teatro de Santo André , Escola Técnica Estadual (ETEC) Parque da Juventude e Centro Livre de Artes Cênicas (CLAC).
Os trabalhos dividem-se em duas categorias: Aberturas de Processo (que incluem tanto demonstrações de trabalho e apresentação de pesquisas teórico-práticas, quanto exercícios cênicos ainda em processo) e Espetáculos (trabalhos já finalizados, em alguns casos com estreia na Mostra).
Neste ano quatorze trabalhos serão apresentados e dentre eles quatro são Aberturas de Processo e ocorrerão às quartas-feiras e dez são Espetáculos que ficarão em cartaz quintas e sextas ou sábados e domingos até 27 de setembro.
Serviço
Mostra Experimentos
Quando De 27/08 a 27/09
Quartas – Aberturas de Processo – 20h
Quintas à domingos – Espetáculos – 20h
Onde | Teatro da USP | Rua Maria Antônia, 294, Consolação – São Paulo, SP – 01222-010
Tel. 11 3123-5233 | Site www.usp.br/tusp | Facebook www.facebook.com/teatrodauspoficial
Twitter www.twitter.com/tusp_online
Capacidade 98 lugares
Programação gratuita
A aquisição dos ingressos para eventos gratuitos é realizada uma hora antes do início do evento.
Estacionamento conveniado
O estacionamento Mariauto, no número 176, tem acordo com o teatro e o público tem desconto mediante apresentação de carimbo (do TUSP) no comprovante de entrada.
Agenda Resumida
Mostra Experimentos
De 27/08 a 27/09 – De Quartas à Domingos 20h
Gratuito
Aberturas de Processo
02/09 | O Ator – Como é o ator por dentro de Chico de Assis (Faculadade Paulista de Artes – FPA)
09/09 | Paulicéia Desvairada (Unesp)
16/09 | CEPECA (CAC – PÓS – ECA – USP)
23/09 | Núcleo Experimental de Butô (Unicamp)
Espetáculos
27 e 28/08 | Aporia 23°S46°O (ELT)
29 e 30/08 | Menos Emergências – (ESA Célia Helena)
03 e 04/09 | Nessa Data Querida (CAC-USP)
05 e 06/09 | Só Eles o Sabem (EAD-USP)
10 e 11/09 | #todaNUDEseracastigada (ETEC – Parque da Juventude)
12 e 13/09 | SECXXI (CAC)
17 e 18/09 | Ensaio para um Grito (CLAC – Centro Livre de Artes Cênicas)
19 e 20/09 | Monólogo (Unesp)
24 e 25/09 | O Cortiço (Unicamp)
26 e 27/09 | Saída de Submergência (CAC-USP)
Sinopses
Aberturas de Processo
O Ator – Como é o ator por dentro de Chico de Assis
02 de setembro – 20h
O texto escrito por Chico de Assis e dedicado a Lima Duarte percorre todos os caminhos da vida do artista, narrando e apresentando as técnicas e “artimanhas” de seu ofício. Com grande emoção estampada, e leve toque de humor, a interpretação permite que a plateia compreenda no texto e na prática qual caminho deve percorrer o ator e como funciona por dentro.
Duração: 35 min. | Classificação: 14 anos
Dramaturgia: Chico de Assis | Direção: Marcelo Braga
Paulicéia Desvairada
09 de setembro – 20h
A encenação inspira-se na obra de Mário de Andrade para trabalhar conceitos do teatro visual. O espetáculo não é a ilustração a obra, contudo: É uma criação autônoma e se refere meramente à apreensão do conteúdo de imagens, intuídas do poema, e a sua época, que também são observadas no cotidiano da Paulicéia atual. A cidade de São Paulo não está em cena como cenário, mas como protagonista invisível que se revela, sobretudo, por meio das suas contradições espaciais e pela matéria que compõe o seu gigantismo: aço, concreto, pessoas, animais, etc.
Direção: Wagner Cintra
Duração: 40 min. | Classificação: Livre
CEPECA
16 de setembro – 20h
Abertura de processos dos pesquisadores do CEPECA – Centro de Pesquisa em Experimentação Cênica do Ator (ECA-USP), coordenado pelos professores Armando Sérgio da Silva e Eduardo Coutinho. Pela especificidade de envolver um número maior de pesquisadores, a programação detalhada deste dia será publicada no site do TUSP: www.usp.br/tusp.
Núcleo Experimental de Butô
23 de setembro – 20h
Este processo de improvisação é inspirado em um momento particular e esquecido da história do butô: Durante os anos 70, dançarinos de butô e músicos de free-jazz uniam-se em prédios abandonados e apresentavam-se livremente entre poetas aos berros, artistas visuais buscando inspiração e alguns poucos curiosos que formavam o público.
Coordenação: Thiago Abel
Duração: 40 min. | Classificação: Livre
Espetáculos
Aporia 23°S46°O
27 e 28 de agosto – 20h
O espetáculo trata de figuras que vivem num teatro em reforma. Essas figuras desenvolveram seus próprios rituais de trabalho, diversão e burocracia. Em meio a uma organização absurda eles recebem a visita do encarregado de vistoria de reforma. É através de seu olhar que o espectador é convidado a conhecer melhor o modo de peculiar como vivem estas figuras nesse teatro em ruínas.
Direção: Vinicius Torres Machado Direção Musical: Gregory Slivar
Duração: 90min | Classificação: 12 anos
Menos Emergências
29 e 30 de agosto – 20h
Nessa montagem do texto de Martin Crimp a cena acontece numa festa de casamento fracassada. Na ausência dos noivos, os convidados começam a se divertir narrando histórias futuras do possível casal. A partir da fala sobre o outro, aos poucos as figuras vão revelando quem são, seus desejos dentro da sociedade e o lugar que ocupam. O espetáculo apresenta uma crítica bem humorada da burguesia emergente e a maneira como observam o mundo.
Direção: Vinicius Torres Machado
Duração: 60 minutos | Classificação: 14 anos
Nessa Data Querida
03 e 04 de setembro – 20h
Toda a ação acontece num espaço arrumado para uma festa, no qual seis crianças pitorescas e uma mãe anseiam para chegada Deles. Enquanto Eles aparentemente não chegam, as crianças se distraem com jogos inventados ou não, uma boneca peculiar e um palhaço não menos curioso. Toda a situação se desenrola para um ponto incontrolável. O que será que pode acontecer?
Direção: Weslley Rocha
Duração: 75 min. | Classificação: 16 anos
Só Eles o Sabem
05 e 06 de setembro – 20h
Só eles o sabem. Nome sugestivo para um espetáculo de improvisação. Nome escondido por vários segredos. Nome não revelado. Jamais. Ao entrar na sala, não procure entender. Tudo estará na penumbra. Histórias que vem e vão, personagens que desistem no último instante, atores perdendo a calma. Calma, calma. No final, você vai se render a essa comédia ligeira, a essas figuras misteriosas, a esse drama dito absurdo. São jogos acima de tudo. Palavras que brincam, corpos que entram e saem, estruturas reinventadas no aqui e agora. São jogos apesar de tudo. O corpo exposto de vinte e dois atores. A arte profunda, talvez sublime, desse fazer. São jogos além de tudo. Além da cena. Além do texto. Além do próprio público. Então, divirta-se, pois afinal, só eles o sabem.
Direção: Cristiane Paoli Quito
Duração: 60 min. | Classificação: Livre
#todaNUDEseracastigada
10 e 11 de setembro – 20h
Em 21 de junho de 1965 estreava no Teatro Serrador a peça Toda Nudez Será Castigada, com direção de Ziembinski. Cinquenta anos depois de sua estreia, o texto de Nelson Rodrigues ganha uma adaptação do Coletivo na Contramão. Prepare-se para a história de Geni, Herculano, Patrício e Serginho. Atenção às tias que te guiarão pelos espaços e, por favor, mantenham os celulares ligados e conectados. Desejamos a todos um delicioso espetáculo.
Direção: Danilo Caputo
Duração: 90 min. | Classificação: 14 anos
SECXXI
12 e 13 de setembro – 20h
O título do espetáculo faz referência a um jogo de palavras que expõe o desejo de abordar o tema do sexo no século XXI – assim Secxxi (pronunciado: Sexy). Essa é a discussão instaurada por sete jovens artistas em busca de uma linguagem (palavra, corpo, espaço, música) que traduza cenicamente uma relação sexual, sem nunca mimetizá-la.
A peça se divide entre os lados A e B, e é fiel a estrutura de um ato sexual, dividido pelo grupo em 12 partes. O lado A é um coquetel que o público participa, e o lado B acontece em um espaço íntimo, fechado.
Direção: Sofia Botelho
Duração: 60 min. | Classificação: 16 anos
Ensaio para um Grito
17 e 18 de setembro – 20h
Algumas pessoas tentam ensaiar uma peça de teatro. No entanto, algo parece impedir que o ensaio aconteça. Como lidar com as relações humanas em meio ao caos?
Livremente inspirada na obra Um grito parado no ar, de Gianfrancesco Guarnieri.
Orientação: Beatriz Sano e Caio Paduan
Duração: 50 min. | Classificação: 14 anos
Monólogo
19 e 20 de setembro – 20h
Como experiência de linguagem essa montagem do texto de Harold Pinter, dramaturgo inglês, parte do diálogo travado no texto entre a personagem HOMEM e uma figura ausente como estrutura-base para o desenrolar da cena. Uma relação viva entre público, texto, ator, instalação cenográfica, instalação sonora e iluminação se dá a partir de dispositivos de composição cênica.
Direção: Laura Salermo
Duração: 40 min. | Classificação: Livre
O Cortiço
24 e 25 de setembro – 20h
Em meados do século XIX, no Rio de Janeiro, o português João Romão inicia a construção de uma precária estalagem em um terreno baldio. Como em um viveiro de larvas, os moradores ali se multiplicam e o cortiço cresce rápida e desordenadamente, transformando-se em um organismo vivo, onde habitam brasileiros, portugueses, negros e brancos. Essa realidade marginal contrasta com a mansão vizinha ao cortiço, pertencente a um rico Barão. Em consequência dessa diversidade caótica e da vida coletiva a que estão fortemente sujeitos, surgem tensões culturais e conflitos que tecem a narrativa. Retratando a influência que o ambiente exerce sobre o homem, emergem sutilmente algumas individualidades que despontam na trama.
Direção: Grácia Navarro e Marcelo Lazzaratto
Duração: 90 min | Classificação: 14 anos
Saída de Submergência
26 e 27 de setembro – 20h
Esse é o resultado de um Projeto de Clube de Compartilhamento de Sonhos. Sua proposta: sair da superfície consciente e submergir nas imagens que surgem em sonhos, em suas doçuras e violências íntimas, porém coletivas.
Direção: Giovana Souza
Duração: 30 minutos. | Classificação: 16 anos.