Genealogia: Afrânio Mello fornece informações sobre as FAMILIAS CRISTAL E MEIRA

Afrânio Mello – ATENDIMENTO NÚMERO 509

Caro Robert,
Encaminho o arquivo do sobrenome MEIRA, com 11 páginas e dois brasões : um geral e um dos Meira da Bahia.
Tem razão quando coloca que um sobrenome MEIRA passou para CRISTAL.
Abaixo a principal parte do arquivo onde se refere ao sobrenome CRISTAL.
Você tem que procurar com que casou-se Ana Joaquina de Santo Antonio Meira, de Brumado, cujo marido só
poderia ter o sobrenome CRISTAL.
O primeiro MEIRA que foi originário da Ana Joaquina é da data de 1706.
Você tem que partir de você , ir buscando os seus pais, avós, bisavós, etc..   até chegar nela. Aí você terá toda
a sua ascendência CRISTAL.
“Antiga família de origem espanhola estabelecida em Minas Gerais, com ramificações na Bahia, onde chegou o capitão
Francisco de Souza Meira, que do julgado de São Romão, em Minas Gerais, passou para a fazenda Brejo do Campo Seco,
onde se estabeleceu, dando origem ao lugar de Bom Jesus dos Meiras, atual cidade de Brumado. Entre os seus descendentes,
registra-se o filho, Rodrigo de Souza Meira Sertã, de quem descendem os Meira de Brumado, do seu casamento com Maria
Carlota de Castro, filha de Joaquim Pereira de Castro, patriarca desta importante família Pereira de Castro (v.n.), da Bahia.
Destes Meira descendem os Pinheiro Canguçu. Ainda, entre os membros desta família, registra-se Ana Joaquina de Santo
Antonio Meira, do Brumado, cujos filhos foram os fundadores das famílias Cristal”.
Grande abraço e espero ter contribuído com sua pesquisa.
Afrânio Franco de Oliveira Mello
IHGGI / ROL – Jornal On Line
clip_image002image
PEQUENA PARTE DO ARQUIVO PRINCIPAL
MEIRA, sobrenome de origem galega. Sobrenome de raízes toponímicas, foi tirado da vila de Meira, na diocese de Tui, na Galiza. Fazem-na derivar de Rodrigo Afonso da Meira, marido de D. Ourana Correia, filha de Paio Soares Gravel, com geração que deu continuidade a este apelido.
Na atualidade, são conhecidas pelo menos três famílias deste apelido a residir em Viana do Castelo sem que estejam estabelecidas relações de parentesco entre si.
Vem esta família de Pedro de Novais, o velho, rico-homem de D. Sancho II. Seu solar era junto à lagoa chamada Meira, donde nasce o rio Minho. Passou a Portugal Paio de Meira, no tempo de D. Diniz, fal. em 1325, rei de Portugal (Antenor Nascentes, II, 64). Brasil: Para o Brasil, em princípios do séc. XVII, vieram Marcos de Meira [1693- ?] e Luiz de Meira [1706- ?], filhos de Baltazar de Meira. Vieram ainda criança e foram habitar Serro Frio (Minas Gerais). Dali a família se ramificou e desceu até o Estado da Bahia. Um ramo ficou no Estado do Rio de Janeiro, onde viviam os Alves Meira, outro para São Paulo, onde existem os Meira Penteado, Meira Godói, Meira Botelho, etc. Na Cidade de Camamu (BA), nasceu Francisco Antunes Meira, em princípio do séc. XVIII o qual veio estabelecer-se na Paraíba do Norte e aí casou-se com D. Isabel Mariana de Castro. Deste casal descendem todos os Meiras do Norte do Brasil, hoje também dispersados pelo Sul do Brasil – do Pará ao Rio Grande do Sul (Anuário Genealógico Brasileiro, IV, 165). Antiga família de origem espanhola estabelecida em Minas Gerais, com ramificações na Bahia, onde chegou o capitão Francisco de Souza Meira, que do julgado de São Romão, em Minas Gerais, passou para a fazenda Brejo do Campo Seco, onde se estabeleceu, dando origem ao lugar de Bom Jesus dos Meiras, atual cidade de Brumado. Entre os seus descendentes, registra-se o filho, Rodrigo de Souza Meira Sertã, de quem descendem os Meira de Brumado, do seu casamento com Maria Carlota de Castro, filha de Joaquim Pereira de Castro, patriarca desta importante família Pereira de Castro (v.n.), da Bahia. Destes Meira descendem os Pinheiro Canguçu. Ainda, entre os membros desta família, registra-se Ana Joaquina de Santo Antonio Meira, do Brumado, cujos filhos foram os fundadores das famílias Cristal (v.s.) e Mirante (v.s.), ambas da Bahia [Arquivo do genealogista Jorge Ricardo Fonseca – Bahia]. Heráldica: um escudo em campo vermelho, com uma cruz florenciada e vazia, de ouro. Timbre: um galgo de negro, com língua e coleira de vermelho (Armando de Mattos – Brasonário de Portugal, II, 26).
—–Mensagem Original—–
From: Robert Cristal
Sent: Monday, August 03, 2015 10:55 PM
Subject: Sobrenome Cristal
Boa noite Sr. Afranio
Me chamo Robert Barreto Cristal, moro em São Paulo, nasci em Itapetinga – BA.
Pesquisando o meu sobrenome, e conversando com os mais velhos da familia, vi que o sobrenome Cristal, era para ser Meira Leite.
Pesquisando na internet vi uma reportagem onde o Sr. Nelson  Meira, solicitou ao Sr. uma pesquisa da Genealogia do sobrenome Meira.
E o Sr. respondeu para ele e li a resposta onde tem uma passagem em que vira Cristal o sobrenome.
O Sr. pode me ajudar com esta informação sobre o sobrenome Cristal.
Desde já agradeço o que já vi.
Att.
Robert Cristal
11 7850 6771
 

 

 
Boa tarde Sr. Afrânio Mello.
Grato pela informação.
Dei continuidade na pesquisa, falando com outros primos e tios, e descobri ontem que o nome Cristal veio de uma descoberta de pedras de Cristais no terreno de um Meira Leite, onde ele trocou o sobrenome para Cristal.
Mas estarei verificando, caso eu tenha mais informações passarei para o Sr.
Grato pela ajuda.
Att.
Robert Cristal
11 7850 6771