Duratex de Itapetininga inaugura projeto de cunho social que visa a formação de jovens. A cidade se destacou no numero de voluntários

A cerimonia inaugural ocorreu no ultimo dia 14 na unidade itapetiningana da Duratex e foi prestigiada pelos professores e alunos envolvidos com o curso e também pelos diretores da empresa e jornalistas da região.

20150814_101120

 

Após um rigoroso trabalho seletivo que envolveu 220 crianças e incluiu provas escritas, entrevistas pessoais e visitas domiciliares,  vinte foram selecionadas para cursarem o Formare, um programa educacional que visa orientar os jovens a escolher uma profissão. A turma de Itapetininga teve sua primeira aula no mesmo dia em que a escola foi inaugurada.

O Projeto Formare é uma iniciativa da IOCHPE, uma fundação com sede na Cidade do México, que oferece cursos gratuitos de educação profissional, reconhecidos pelo MEC, para jovens carentes da comunidade. Algumas empresas – como a 3M de Itapetininga – já adotaram o curso e dessa forma também participam do esforço para o desenvolvimento de jovens na cidade, principalmente os mais carentes.

 

 

Outras unidades da Duratex já aplicam o curso. Desde 2003, a empresa já formou 360 jovens em suas fábricas localizadas em Taquari/RS e Uberaba/MG. Em breve a unidade fabril de Botucatu também dará inicio ao programa educacional.

20150814_102157 
“O Formare é um projeto de extrema relevância, pois dá oportunidade de inserção no mercado de trabalho a adolescentes que têm grande potencial. Para nós da Duratex, o programa reflete os valores e missão da empresa no que tange à formação de conteúdo técnico e profissional, além de contribuir para a formação pessoal e amadurecimento destes jovens”, diz Hugo Scudeler, gerente da Unidade de Itapetininga da Duratex.

20150814_102432

Os vinte jovens selecionados em Itapetininga receberão bolsa-auxílio mensal, além de assistência médica e odontológica, transporte, alimentação, seguro de vida, uniforme e material didático.

 

 

 

 

 

20150814_102753Os cursos duram cerca de um ano e são ministradas por professores voluntários, geralmente funcionários da empresa, que emprega 430 pessoas em sua unidade de Itapetininga. “Melhor facilidade de arrumar emprego é uma das principais vantagens obtidas pelos alunos”, declarou um dos professores.

 

 

 

 

 

 

 

20150814_093256

61 funcionários da unidade itapetiningana se inscreveram como educadores. Esse é o maior número de voluntários inscritos em toda a empresa.

 

A Duratex S.A. é uma empresa brasileira, privada e de capital aberto, controlada pela Itaúsa – Investimentos Itaú S.A e Companhia Ligna de Investimentos. É a maior produtora de painéis de madeira industrializada e pisos, louças e metais sanitários do Hemisfério Sul,  e é líder no mercado brasileiro com as marcas Durafloor, Duratex, Deca e Hydra. Produz ainda aquecedores solares e chuveiros eletrônicos.

Com sede em São Paulo, conta com cerca de 12 mil funcionários em 15 unidades industriais localizadas nos estados de Minas Gerais, Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Santa Catarina e São Paulo, além de três fábricas de painéis na Colômbia, por meio de sua participação de 80% na Tablemac. Possui 272 mil hectares com florestas plantadas e áreas de conservação nos estados de Minas Gerais, Rio Grande do Sul e São Paulo. Tem suas ações listadas nos mais relevantes índices do mercado, tais como Ibovespa (principal índice de referência da BM&FBovespa), Dow Jones Sustainability Emerging Markets Index (Índice Dow Jones de Sustentabilidade para Mercados Emergentes) e no Índice de Sustentabilidade Empresarial da BM&FBovespa – ISE.

Nas fotos, alguns momentos das palestras iniciais e da inauguração da escola.