Estudantes da E.M. 'Matheus Maylasky' lançam livro de crônicas na FLAUS

 O livro é resultado de atividade proposta pela professora da E.M. ‘Matheus Maylasky’, Vânia Érica Rodrigues do Nascimento, envolvendo alunos do 9º ano e será lançado na 3ª edição da FLAUS

No dia 21 de dezembro (sábado), às 10h, na praça Cel. Fernando Prestes, com a 3ª edição da FLAUS – Feira de Livros e Autores Sorocabanos, será lançado o livro ‘Nossas Histórias‘, de autoria dos estudantes dos 9º anos da Escola Municipal ‘Matheus Maylasky’.

Vânia Érica Rodrigues do Nascimento

O livro, bem como a participação de uma oficina de crônicas com escritores locais. é resultado de uma atividade proposta pela professora Vânia Érica Rodrigues do Nascimento, que trabalha com os estudantes dos 9º anos, visando fomentar a leitura e escrita.*

Segundo a professora Vânia, o projeto visa trabalhar a autonomia e protagonismo dos estudantes, além de desenvolver a criatividade, boa escrita, exercício de correção e conhecer mais detalhes sobre os autores clássicos e de Sorocaba. “Trabalhamos esse projeto com autores como Stanislaw Ponte Preta, Machado de Assis, Luis Fernando Veríssimo, Câmara Cascudo e alguns autores da cidade. A partir daí, eles escreveram uma história de autoria própria e conheceram mais sobre esses escritores”, explicou. “É uma obra feita para que possa ser lida por muitas pessoas, não só pela professora”, salientou a docente.

Erica explica que a tecnologia faz com que as crianças usem cada vez mais abreviações, portanto, exercitar a escrita é fundamental para obter diversos benefícios, como o conhecimento da função social da língua, por exemplo. “Aproveitamos as características de alguns estudantes para a atividade artística na ilustração do livro, outros para escrever e trabalhar contos e crônicas, além de desenvolver um grande trabalho em equipe”, disse.

Oficina de Crônicas

Adilene Cavalheiro

A proposta da 1ª edição da Oficina de Crônicas que os estudantes participaram tem como a intenção de “trabalhar a aprendizagem além dos muros da escola”, conforme explica a orientadora pedagógica da unidade Adilene Cavalheiro. O evento foi realizado na Biblioteca Infantil na última segunda-feira, no dia 4 de novembro.

“Esta oficina aponta para uma educação que dialoga com os espaços educativos da cidade, no qual a interação com o mundo literário pode ser sentido e compartilhado. Pressupõe o desenvolvimento do olhar atento, da leitura de mundo, da imaginação e da criação literária”, salienta Adilene.

A Orientação Pedagógica da escola também fez parceria com a editora CREARTE para a publicação do livro a ser lançado na 3ª edição da Feira do Livro e Autores Sorocabanos (FLAUS), que acontecerá no Sorocaba Clube. Além da parceria com condutores de vans para o transporte dos estudantes até a Biblioteca Infantil.

Autores locais

Abner Laurindo

O jornalista e escritor sorocabano, Abner Laurindo, participou da oficina e contou sobre as experiências de sua carreira na seara literária. “Esse projeto é muito importante nos dias de hoje. Incentivar a escrita, a leitura e as narrativas, promove essa abertura ao universo literário a esses estudantes. Para nós que estamos na outra ponta da literatura é fundamental ouvi-los, entender o que eles pensam e passar nossas técnicas de escrita até para norteá-los nesse universo da leitura. Além disso, é fundamental trabalhar o respeito ao diferente. Trazer este tema à luz isso faz com que eles desde já tragam ótimos resultados como cidadão no futuro”, salienta.

Ana Paula Libório

Já para a professora Ana Paula Libório Arruda, também participante da oficina, a experiência trouxe a oportunidade abordar temas bem detalhados junto às crianças. “É muito importante desmistificar que literatura, leitura e escrita são práticas elitizadas e distantes da realidade dos alunos. Projetos como o da professora Vânia trazem a oportunidade de viver a literatura em sua plenitude e com a abordagem que valoriza e reconhece autores da cidade. Foi uma experiência incrível, junto de um escritor que admiro muito, o Abner Laurindo”, enfatiza.

Proveito estudantil

Para os estudantes dos 9ºs anos, o encontro proporcionou diversos olhares. “Foi uma experiência muito bacana por ser fora da sala de aula, poder conhecer os escritores e saber como eles construíram essa vontade de escrever”, destacou o aluno Cauê Henrique Prestes de Oliveira.

Para Talita Almeida Souza, a atividade proporcionou novos aprendizados na leitura e escrita. “Corrigimos muitos textos e aprendemos demais sobre a Língua Portuguesa. Agora tenho um senso crítico muito maior para ler e escrever. Ao fazermos a leitura em voz alta, conseguimos aprimorar muitas coisas nessas atividades”, salienta.

“Ler o texto para entender e elaborar a ilustração”, foi o que frizou a estudante Ana Laura de Oliveira Modanhese, que deu sua contribuição por meio de desenhos no livro. “Sempre gostei de desenhar e a chance de ilustrar esse livro é uma honra enorme”, constata.

Por fim, a aluna Beatriz Liz Carlos do Amaral, conclui a importância do efeito social neste trabalho. “Esse projeto poderá nos promover uma grande inspiração ao ver um autor frente a frente, isso pode dar um enorme resultado no futuro”, disse. “O relato do escritor Abner, por ser um escritor negro, que tem uma dificuldade muito maior pelas limitações do preconceito, nos mostrou que se ele conseguiu chegar lá, isso também nos inspira a tentar”.

* Matéria extraída do saite Agência Sorocaba de Notícias (http://agencia.sorocaba.sp.gov.br/estudantes-do-matheus-maylasky-participam-de-oficina-de-cronicas/>. Acesso em: 16 dez. 2019