Série Cientistas Brasileiros Entre os Melhores explica a diversidade genômica humana
No episódio, o médico-geneticista dr. Sérgio pena fala sobre a formação genética da população brasileira
Nesta quinta-feira (23/4), a série Cientistas Brasileiros Entre os Melhores mostra o trabalho do Dr. Sérgio Pena, médico-geneticista e Ph.D em Genética Humana pela Universidade de Manitoba, no Canadá.
O episódio explica seus estudos a respeito da diversidade genômica humana, formação da população brasileira e diagnóstico de doenças humanas através do gene do indivíduo.
Pena acredita que a ciência serve para afastar preconceitos. Sobre a relação entre a diversidade genômica e a origem do racismo, o médico diz: “Existe sempre um interesse econômico por trás do racismo pois, cientificamente, não existem raças.
Os genes que definem a cor da pele são poucos, talvez 20 a 30 entre os 20 mil genes de todo o genoma.
Eles não tem nada a ver com desenvolvimento cerebral, inteligência, habilidade artística ou capacidade esportiva. São simplesmente genes de cor de pele”.
A série ainda relaciona o trabalho real do geneticista com a história fictícia de Mari e João, dois colegas de sala que estão estudando ancestralidade genômica na faculdade e realizando testes laboratoriais para descobrir as raízes dos seus genes.
A atração vai ao ar às 23h45, na TV Cultura.