Celso Lungaretti: 'ATIREI UMA GARRAFA COM MENSAGEM NO MAR E AS ONDAS A TROUXERAM DE VOLTA MEIO SÉCULO DEPOIS'
ATIREI UMA GARRAFA COM MENSAGEM NO MAR E AS ONDAS A TROUXERAM DE VOLTA MEIO SÉCULO DEPOIS
Fanos Médici. Mal me lembrava dele e das circunstâncias que o geraram.
Sendo péssima a qualidade das fotos, consegui, a muito custo, reconstituir apenas o terceiro e último capítulo, para reproduzi-lo numa nova série, que venho de lançar agora, na outra ponta da vida.
Seu valor como contribuição à teoria revolucionária é nenhum, mas presumo que as novas gerações tenham interesse no que, a partir dele, se pode depreender sobre a hoje lendária VPR – e, principalmente, sobre sua recriação, após fundir-se com o Colina em julho/1969, daí resultando a VAR-Palmares.
Logo em setembro, contudo, no Congresso de Teresópolis (RJ) da VAR, o comandante Carlos Lamarca encabeçou o desligamento de militantes que saíram para reassumirem a identidade de VPR. Foi o chamado racha dos sete, iniciado por dois membros do Comando Estadual de SP (o José Raimundo da Costa e eu), a partir de algumas linhas-mestras próprias e de um pacote teórico do Ladislau Dowbor, as também lendárias Teses do Jamil.
O artigo que atirei no mar e as ondas trouxeram de volta meio século depois lança luzes sobre esse período marcante de uma das duas principais organizações guerrilheiras (a outra foi a ALN, de Carlos Marighella) que travaram a luta armada nos anos de chumbo brasileiros. Acesse a série nos seguintes links:
https://naufrago-da-utopia.blogspot.com/2020/07/curiosidade-um-artigo-que-escrevi-para.html
https://naufrago-da-utopia.blogspot.com/2020/07/curiosidade-um-artigo-que-escrevi-para_10.html
https://naufrago-da-utopia.blogspot.com/2020/07/curiosidade-um-artigo-que-escrevi-para_11.html