Adiada a palestra sobre o Colégio Lageado em Itapetininga
A esperada palestra do professor Mebius foi transferida para o dia 22 de Outubro
Considerando que a data anteriormente agendada (16 de outubro) intercalava com o feriado escolar do dia 15 (Dia do Professor) e também estava muito próxima do feriado do dia 12 (N.S. Aparecida), o que poderia diminuir a possibilidade de público, o palestrante, professor Dagoberto Mebius, concordou em agendar uma nova data.
Os dirigentes do IHGGI – Instituto Histórico, Geográfico e Genealógico de Itapetininga, entidade promotora do evento cultural, informaram que a nova data agendada com o Professor Mebius é dia 22 de outubro, uma quinta feira, com inicio às 20 horas, em local ainda a ser determinado.
A palestra terá como tema o ‘COLLÉGIO DO LAGEADO DE CAMPO LARGO DE SOROCABA’, sobre o qual o palestrante Dagoberto Mebius já escreveu: http://www.histedbr.fe.unicamp.br/revista/edicoes/21/img2_21.pdf
A História do Colégio São João do Lageado será contada na palestra
Localizado em Araçoiaba da Serra, o estabelecimento de ensino que acabou sendo conhecido dos historiados como ‘Colégio do Legado’, teve destaque nacional, sendo entendido como um dos mais prestigiados estabelecimentos de ensino do século XIX no estado de São Paulo.
O Colégio São João do Lageado, localizado em uma área rural da antiga Vila de Campo Largo de Sorocaba (hoje Araçoiaba da Serra) foi inaugurado em 24 de julho de 1859.
Funcionava em regime de internato e tinha alunos dos dois sexos.
Seu proprietário, diretor e professor era o Sr.Francisco de Paula Xavier de Toledo, casado com D.Delphina de Mascarenhas Martins.
As disciplinas do colégio eram latim, francês, português, inglês, gramatica, aritmética, geometria, desenho, etiqueta, prendas domesticas e religião.
Muitas figuras ilustres, que depois pontificaram no plano nacional, estudaram no Colégio Lageado, entre eles Fernando Prestes de Albuquerque (pai de Julio Prestes, presidente do Estado de São Paulo e depois fpo eleito presidente da República e que não tomou posse devido o golpe traiçoeiro de Getulio Vargas, em 1930), Rubino de Oliveira, Artur Gomes, Maria Angélica Baillot e vários outros oriundos de Sorocaba, São Paulo, Campinas, Itapetininga, Tatuí, Itaberá, Piracicaba e de outros Estados, como Paraná, Rio Grande do Sul, e Bahia.
Apesar da fama proveniente da alta qualidade de ensino, dificuldades financeiros forçaram o fechamento da escola, em 1866.
Em 1875 o professor Toledo conseguiu a reabertura do estabelecimento, que era o o centro cultural da região e onde foram apresentadas as primeiras noções de Arte, mat´ria que também fazia arte do curriculo.
Toda a história do Colégio Lageado da Vila de Campo Largo será contada pelo professor Dagoberto Mebius durante sua palestra programada para o dia 22 de outubro, em Itapetininga.