Fundação Demócrito Rocha abre inscrições para o curso Capacitação de Agentes Culturais: Estratégias de Cultura e Arte para o Futuro

O curso almeja capacitar gestores(as), produtores(as) e trabalhadores(a) da cultura de todos os estados brasileiros, unindo consistente formação acadêmica com intensa proximidade com o mercado

O curso de extensão GRATUITO Capacitação de Agentes Culturais: estratégias de cultura e arte para o futuro (160h/100% EaD), uma iniciativa da Fundação Demócrito Rocha (FDR) em parceria com a Secretaria Municipal da Cultura de Fortaleza (SecultFOR) e com apoio da Universidade Federal do Ceará (UFC), almeja capacitar gestores(as), produtores(as) e trabalhadores(a) da cultura de todos os estados brasileiros, unindo consistente formação acadêmica com intensa proximidade com o mercado. Espera-se que o conteúdo do curso oferecido possibilite a capacitação e uma maior profissionalização dos indivíduos e organizações ligadas ao setor cultural e criativo (agentes culturais), bem como uma multiplicação dos projetos e empreendimentos desenvolvidos não apenas no estado do Ceará, mas em todos os estados brasileiros devido à modalidade do curso ser completamente a distância (EaD).

Essa programação do curso não somente introduzirá produtores, gestores e empreendedores culturais às ferramentas, práticas e metodologias mais eficientes no universo do financiamento público e privado de projetos culturais no Brasil, como também ampliará a visão estratégica dos participantes quanto à dinâmica do mercado e dos negócios imersos em sua realidade cultural, fortemente impactada pelo fenômeno da pandemia do Coronavírus.

 

PERÍODO DE INSCRIÇÕES

A partir de 14 de outubro de 2020 (quarta-feira).

 

INÍCIO DO CURSO

26 de outubro de 2020 (segunda-feira).

 

Objetivo

Objetivo Geral

Fornecer subsídios necessários para a qualificação plena e profissional dos trabalhadores e trabalhadoras da cultura, visando a geração de emprego e renda, por meio de instrumentalização sobre a melhor elaboração e execução de projetos culturais, não apenas na sua escrita, mas na sua gestão e promoção, incluindo o conhecimento básico legal, a compreensão dos mecanismos e leis de incentivo, o estímulo à inovação e conhecimento de mercado/negócios e ao cooperativismo, a captação de recursos e a prestação de contas.

 

Objetivo Específicos

A capacitação de agentes culturais tem como objetivos específicos aos participantes:

– Aprender como planejar projetos, empresas e iniciativas culturais;

– Obter o conhecimento necessário para elaboração de projetos culturais;

– Conhecer e usar de forma plena e consciente as leis e incentivos disponíveis;

– Conhecer as ferramentas e adquirir autonomia para captação de recursos;

– Desenvolver gestões transparentes e sólidas de seus projetos/negócios;

– Aprimorar o padrão de qualidade em suas produções e prestações de contas;

– Inovar em formatos de negócios;

– Adequar e adaptar seus bens e serviços culturais por meio de tecnologias digitais;

– Refletir sobre adaptabilidade ao momento pandêmico e conhecimento para atuação qualificada no futuro pós-Covid.

 

Carga Horária

A carga horária do curso é de 160 horas.

 

Público Estratégico

Artistas/artesãos; produtores; técnicos (diversos); curadores; oficineiros; contadores de histórias; humoristas; fotógrafos; produtores de cinema e audiovisual; artistas plásticos; músicos/cantores; dançarinos/coreógrafos; gestores e integrantes de escolas de artes (música, dança, capoeira, teatro, moda etc.); de associações, academias e coletivos; de cineclubes; de circos; de centros culturais, museus e bibliotecas comunitárias afrodescendentes, indígenas, quilombolas ou não); de espaços de cultura tradicional popular; de teatros de rua, grafitagem e saraus; de ateliês e galerias de arte; entre outros. Além de professores, educadores sociais, historiadores, pesquisadores, gestores da Cultura, bibliotecários, editores (independentes ou não), servidores públicos, integrantes das organizações da Sociedade Civil (OSCs) e de movimentos comunitários e demais interessados pelo tema.

 

Atividades e Recursos

– Conteúdo impresso e virtual (12 fascículos modulares em PDF e html), 24 videoaulas (12 teóricas e 12 complementares), 12 radioaulas (podcasts), 4 webconferências);

– Ambiente Virtual de Aprendizagem (Fórum de Notícias, Calendário, Biblioteca Virtual/Conteúdo Complementar, chat e tutoria on-line – das 8 às 18h, diariamente, com exceção de sábados, domingos e feriados –, exercícios modulares de fixação, atividades complementares, avaliação, avaliações de reação, certificação, entre outros);

– Grupo de Facebook;

 

IMPORTANTE

Para os cursistas do estado do Ceará:

  • Os fascículos IMPRESSOS serão encartados no jornal O POVO às segundas-feiras a partir do dia 26 de outubro de 2020 (os digitais serão inseridos no AVA para todo o Brasil)
  • As radioaulas serão transmitidas pela rádio O POVO/CBN 1010 AM às sextas e aos sábados (a partir do dia 5 de dezembro), no horário de 11h, podendo ser acessado também pelo AVA, conforme calendário.
  • As videoaulas complementares serão veiculadas na TV O POVO (canal aberto 48.1), às quintas-feiras, às 10h e às 15h (a partir de 5 de dezembro), com reprise aos sábados, às 10h e 15h. Os demais alunos terão acesso pelo AVA nas datas fornecidas em calendário.

 

Conteúdo Programático

MÓDULO 1. PROJETOS E PRODUÇÃO CULTURAIS

(Fascículo 1) Projetos Culturais – Larissa Biasoli

Elaboração com dicas e ferramentas para serem aplicadas ao mercado de projetos, buscando a escrita prática e as diversas versões de aplicabilidade com foco em sustentabilidade e no bom desempenho de produtores e gestores que atuam na área.

Videoaula Complementar 1 – Lives: como fazer ao vivo

Vinicius Augusto Bozzo (roteirista e produtor audiovisual)

(Fascículo 2) Gestão de Projetos Culturais – Alice Coutinho

(1)   Planejamento: favorecimento da percepção do problema, a priorização de informações no desenvolvimento e a adequação da solução às ferramentas utilizadas.

(2)   Finanças: instrumentos e ferramentas de gestão financeira básicos para não financeiros.

(3)   Avaliação: ferramentas para mensurar resultados de projetos e ações culturais, possibilitando análises críticas, a fim de gerar indicadores para comprovar a eficácia das propostas.

Videoaula Complementar 2 – Linguagem Audiovisual na Produção Cultural

Vinicius Augusto Bozzo (roteirista e produtor audiovisual)

(Fascículo 3) Produção Cultural – Marcela Amaral

Produção executiva, logística, aspectos legais e gestão prática de projetos e eventos culturais.

Videoaula Complementar 3 – Podcasts

PH Santos (podcaster e crítico de cinema)

MÓDULO 2. LEGISLAÇÃO E PRESTAÇÃO DE CONTAS

(Fascículo 4) Leis de Incentivo – Carolina Kazumi

As leis federais de incentivo disponíveis para a cultura (Rouanet e audiovisual). O funcionamento dessas leis e a importância do desenvolvimento do projeto cultural no que tange à produção textual, orçamentária, formatação, enquadramento, gestão.

Videoaula Complementar 4 – Lei Rouanet Muito Além dos (F)Atos
Henilton Menezes (jornalista, consultor e produtor cultural)

(Fascículo 5) Prestação de Contas – Amanda Mendes

Dicas e ferramentas que facilitam a organização de documentos e informações necessárias à gestão de projetos incentivados, abordando aspectos físicos e financeiros, vedações, sanções e limitações, evitando problemas e inconsistências em seu fechamento.

Videoaula Complementar 5 – Produção Cultural I
Andréa Vasconcelos (produtora cultural e consultora de elaboração, articulação e gestão de projetos criativos)

(Fascículo 6) Direitos Culturais – Ivan Borges

Direitos autorais e de uso de imagem, LGPD e outras legislações especialmente pensadas a partir das novas dinâmicas trazidas pela ampla utilização das mídias digitais.

Videoaula Complementar 6 – Produção Cultural II
Andréa Vasconcelos (produtora cultural e consultora de elaboração, articulação e gestão de projetos criativos)

MÓDULO 3. CAPTAÇÃO DE RECURSOS

(Fascículo 7) Fontes de Financiamento – Larissa Biasoli

As diferentes fontes de recursos e as múltiplas modalidades de financiamento e estudos de viabilidade para empreendimentos culturais e criativos, trazendo conceitos básicos para guiar a elaboração de um plano de captação, do planejamento à conquista.

Videoaula Complementar 7 – A Constituição como Fonte dos Direitos Culturais
Humberto Cunha Filho (Advogado, professor de direitos culturais)

(Fascículo 8) Captação de Recursos – Daniele Torres

A lógica dos patrocínios empresariais, como comercializar projetos e programas culturais; dicas práticas, exemplos e cases de sucesso; abordagem, pesquisa de prospects e adequação de discurso. Compliance e contratos. Pós-venda e fidelização.

Videoaula Complementar 8 – Cultura e Arte Multiplataforma: como estar presente das redes digitais I
Paulo Amoreira: produtor cultural, artista multimeios e educador

(Fascículo 9) Editais – Marcos Librantz

Os conceitos por trás das políticas públicas e de patrocínios empresariais; contrapartidas e reciprocidades; dicas práticas de inscrição de projetos em editais privados e públicos.

Videoaula Complementar 9 – Cultura e Arte Multiplataforma: como estar presente das redes digitais II
Paulo Amoreira: produtor cultural, artista multimeios e educador

MÓDULO 4. INOVAÇÃO e EMPREENDEDORISMO

(Fascículo 10) Comunicação de Projetos Culturais – Christiane Campos

instrumentos para quem cria projetos culturais e ajuda na construção de uma estratégia de comunicação eficiente e eficaz. Desde os conceitos básicos para a criação de um plano de comunicação, passando por relacionamento com a imprensa e uso das principais mídias sociais.

Videoaula Complementar 10 – Leis de Incentivo e Editais: principais desafios e obstáculos I
Representantes da Secult e da SecultFOR, com mediação de Raymundo Netto

(Fascículo 11) Empreendedorismo – Erik Krulikowski

Inovação, mercado e empreendedorismo com objetivo de tirar os gestores da inércia e do lugar-comum, ampliando o olhar para a inovação e as novas perspectivas de negócios. Como elaborar um plano de negócios para empresas e projetos nas áreas criativas.

Videoaula Complementar 11 – Leis de Incentivo e Editais: principais desafios e obstáculos II
Representantes da Secult e da SecultFOR, com mediação de Raymundo Netto

(Fascículo 12) Marketing Digital – Rose Meusburger

Oportunidade de conhecer as possibilidades e as ferramentas que o marketing oferece para conseguir alavancar negócios criativos. Com a crescente popularização da internet e do consumo cultural online a partir da pandemia, que ampliou a demanda por soluções digitais inovadoras e criativas para produtos culturais, o marketing digital tornou-se uma das alternativas mais viáveis e rentáveis para empresas e organizações criativas e, por isso, se faz necessário considerar em seu planejamento a sua inclusão.

Videoaula Complementar 12 – Mídias Sociais e Marketing Digital para a Cultura
Manu Fernandes (socióloga e analista de projetos e mídias sociais da FDR)

 

Conheça os coordenadores e os conteudistas

Raymundo Netto

Coordenador Geral, Editorial e Estabelecimento de Texto

Jornalista, escritor, editor e produtor cultural. Autor do romance Um Conto no Passado: cadeiras na calçada, ganhador do I Edital de Incentivo às Artes da Secult, de Os Acangapebas (contos), ganhador do Prêmio Osmundo Pontes da Academia Cearense de Letras e do Edital de Literatura da SecultFOR, de Crônicas Absurdas de Segunda, ganhador do Edital de Incentivo às Artes da Secult/CE, indicado em 2016 ao Prêmio Jabuti de Literatura e de Quando o Amor é de Graça, selecionado no Edital de Incentivo às Artes da Secult. Também é autor de ensaios, como Cronologia Comentada de Juvenal Galeno (Coleção Nossa Cultura da Secult-CE); Centro: o coração malamado (Coleção Pajeú, pela SecultFOR), Padre Cícero: o filme (Lei Federal de Incentivo à Cultura) e Nilto Maciel: perfil biográfico (EDR); e de infantojuvenis: A Bola da Vez (FDR-APDM-CE); A Casa de Todos e de Ninguém (FDR-Seduc); Os Tributos e a Cidade (FDR-Sefin); Boto Cinza Cor de Chuva (EDR). Cronista convidado do Caderno Vida & Arte do jornal O POVO desde 2007. Foi coeditor das revistas CAOS Portátil, Para Mamíferos e curador da revista Maracajá; coordenador de Políticas do Livro e de Acervos da Secult/CE, responsável pela organização editorial das suas coleções (2008-2011), curador da IX Bienal Internacional do Livro do Ceará, redator e elaborador do Prêmio Literário para Autor(a) Cearense e coordenador da I Feira do Livro do Ceará em Cabo Verde. Recebeu a Medalha Boticário Ferreira em 2012. Coordena e executa diversos projetos na área da educação e cultura e é gerente editorial e de projetos da Fundação Demócrito Rocha. Mantém o blog AlmanaCULTURA desde 2009.

 

Daniele Torres

Coordenadora de Conteúdo e Autora F8(M3)

Museóloga, pós-graduada em História da Arte, Gestão Cultural e Comunicação Empresarial. Sócia fundadora da Companhia da Cultura, especialista em leis de incentivo e captação de recursos. Atua no mercado cultural há mais de 20 anos e também é sócia do site e escola livre Cultura e Mercado, na qual coordena cursos de captação e projetos. Já foi gestora de patrocínios de grandes corporações (como a Vale) e atuou também no Terceiro Setor (em institutos empresariais como a Fundação CSN e em OSs e OSCs diversas das áreas cultural, social e ambiental). Foi diretora do Instituto AES (2016-18). Atualmente é conselheira consultiva da Comissão de Direito das Artes da OAB-SP, membro do Fórum Brasileiro pelos Direitos Culturais e da Associação Brasileira de Captadores de Recursos (ABCR).

 

Viviane Pereira Lima Verde Leal

Gerente Pedagógica

É graduada em Pedagogia, com mestrado e doutorado pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Possui trabalhos na área de Educação a Distância e Tecnologias de Informação e Comunicação. Atuou como assessora do Centro de Referência do Professor (Prefeitura Municipal de Fortaleza), consultora em Tecnologia Educacional pela Positivo Informática, pesquisadora na área de Educação a Distância do Laboratório de Pesquisa Multimeios (Faculdade de Educação/UFC), consultora em Tecnologia Educacional da Secretaria da Educação do Ceará (Seduc-CE), formadora do projeto “Luz do Saber” (Seduc), formadora do Programa Nacional de Alfabetização na Idade Certa e professora do curso de especialização na UNI7. Atualmente, exerce a função de gerente pedagógica da Universidade Aberta do Nordeste da Fundação Demócrito Rocha

 

Conteudistas:
Larissa Biasoli

(F1) Projetos Culturais (M1) e (F7) Fontes de Financiamento (M3)

Larissa é bacharel em Artes Cênicas (Unicamp) com especialização em Gestão Cultural e Políticas Culturais pelo Goldsmiths College – University of London. Teve diferentes experiências em produção, que incluem trabalhos com Les Commediens Tropicales (2007), Boa Companhia (2007 a 2009) e o Grupo Matula Teatro (2009 a 2010), além de trabalhos com produção de eventos corporativos. Desde 2013 está à frente da Sorella Produções Artísticas, e atua em diferentes frentes, como produtora executiva, gerente de projetos culturais e sociais, além da coordenação de programas e festivais de teatro, como o XV Festival do Teatro Brasileiro: Cena Paranaense e o XVI Festival do Teatro Brasileiro: Cena Baiana, idealizados e realizados pela Alecrim Produções Artísticas. Trabalhou com o Grupo Barracão Teatro de Campinas, Alecrim Produções Artísticas e Instituto Bem Cultural do DF, Bons Ventos Produtora de Campinas, Zózima Trupe e Labor Educacional. Desde 2017 é captadora de recursos para o Centro Cultural Aliança Francesa de São Paulo, e, desde 2018, trabalha com o Programa Municipal de Apoio a Projetos Culturais (Promac) da cidade de São Paulo.

 

Alice Coutinho

(F2) Gestão de Projetos Culturais (M1)

Produtora, gestora cultural e pesquisadora, é professora na pós-graduação de Gestão Cultural e Arte-Educação do Senac SP e na pós-graduação Gestão, Política e Produção Cultural da Unicamp. Graduada em Educação Artística pela Universidade Estadual Paulista (Unesp), pós-graduada em Gestão de Projetos Culturais pela Escola de Comunicação e Artes (ECA-USP) e mestranda em Sociologia da Cultura pela Unifesp. Iniciou seu trabalho com Produção Cultural em 2005, quando criou a Bendita Produções, que já assinou a produção executiva de músicos do cenário independente de São Paulo e Rio de Janeiro. Trabalhou na produtora Barracão Cultural (2008 a 2009), responsável pela produção e elaboração de projetos de espetáculos musicais e teatrais. Fundou e editou o site de programação cultural Uia Diário e seu programa de rádio (2007 a 2017). Foi sócia e diretora executiva do Cultura e Mercado, escola e produtora de conteúdo sobre gestão cultural (2011 a 2019) e professora no curso de Produção Cultural da Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU-SP) (2015 a 2018). É compositora, e tem letras suas gravadas por músicos como Elza Soares, Lia de Itamaracá, Juçara Marçal, Rômulo Fróes, entre outros.

 

Marcela Amaral

(F3) Produção Cultural (M1) 

Graduada em Artes Plásticas pela Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP-SP) e em História pela Pontifícia Universidade Católica (PUC-SP). Cursou MBA em Gestão de Bens Culturais na Fundação Getúlio Vargas (FGV). Atua na área de produção cultural desde 2001. Trabalhou em importantes galerias paulistanas como Millan e Nara Roesler e também em escritórios de produção cultural como Arte3. Como autônoma, atuou em grandes eventos como a 27ª e 29ª Bienal Internacional de São Paulo; I Bienal do Fim do Mundo em Ushuaia (Argentina), entre outras importantes mostras. Foi produtora executiva no Instituto de Cultura Contemporânea (ICC-SP, onde coordenou a produção do World Biennial Forum, ocorrido em São Paulo (2014), entre outras atividades. Hoje, responde pelo setor de planejamento e operação da Fundação Bienal de São Paulo.

 

 Amanda Mendes

(F5) Prestação de Contas (M2)

Atriz, produtora e consultora cultural, há mais de vinte anos trabalha com produção e administração de projetos culturais, como teatro, cinema, literatura, música, artes visuais etc. Trabalhou em produções com Irene Ravache, Marcos Caruso, Regina Duarte, Tônia Carreiro, Bibi Ferreira, Francisco Cuoco, Regina Galdino, Alexandre Reinecke, entre outros. No Instituto Tomie Ohtake trabalhou na formatação, inscrição e acompanhamento de projetos nas Leis Federal de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet), Pro Mac, ProAC, FNC – Fundo Nacional de Cultura e Fundo Municipal da Criança e do Adolescente (Fumcad), além de diversos editais de cultura. Além do Instituto Tomie Ohtake, trabalhou como consultora em projetos culturais vinculados às seguintes instituições: Centro Cultural Banco do Brasil, Embratur, Caixa Econômica Federal, Fundação Bienal de São Paulo, Teatro Municipal de São Paulo, A Hebraica São Paulo, entre outros. Presta serviços para instituições, produtoras, produtores e artistas independentes, seja na formatação, inscrição, acompanhamento e prestação de contas de projetos culturais vinculados às Leis e Editais de Incentivo à Cultura, à criança, ao adolescente e ao idoso.

 

Ivan Borges Sales

(F6) Direitos Culturais (M2)

Graduado pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo, é mestrando na Faculdade de Direito da Universidade do Porto e pesquisador pelo Idea, na qual escreve sobre a interface entre novas e tradicionais estruturas Processuais e de Direito Privado sob a abordagem e os desafios da Nova Economia. É sócio do BS&A Advogados (bsa.legal) e diretor do Instituto de Direito, Economia Criativa e Artes. Atualmente, vive entre Porto (Portugal) e São Paulo (Brasil), atuando como advogado especializado em Economia Criativa, Novas Tecnologias, Cultura e Artes.

 

Marcos Librantz

(F9) Editais (M3)

Formado em Relações Públicas e pós-graduado em Gestão de Marketing de Serviços pela Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP-SP), com especialização em Gestão de Projetos pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Atuou como gerente de mobilização de recursos na Associação Amigos do Projeto Guri e atuou na Osesp como supervisor de marketing, produtor de eventos e membro do conselho administrativo. É consultor cultural e sócio da Agência NTZ Comunicação e MKT, participando de projetos como: planejamento de marketing da Festa Literária Internacional de Paraty (Flip), curso de pós-graduação em Gestão Cultural do Senac e palestrante e professor em eventos e disciplinas sobre pioneirismo na cultura e gestão cultural na FAAP, Casper Líbero e Unip.

 

Christiane Campos

(F10) Comunicação de Projetos Culturais (M4)

Doutoranda em Comunicação e Produção Cultural pela Universidade Federal Fluminense (UFF-RJ), é consultora e diretora da Barka Criativa Ações Culturais. Atua profissionalmente no mercado cultural desde 2002, por meio de consultorias e serviços para leis de incentivo, gestão cultural e produção de eventos em geral.

 

Erick Krulikowski

(F11) Empreendedorismo (M4)

Graduado em Música pela Universidade de São Paulo (USP) e possui MBA com ênfase em Marketing pela Universidad Latinoamericana de Ciencia y Tecnologia (San José, Costa Rica). É professor convidado do MBA de Bens Culturais da FGV e do Master – Pós-MBA do B.I. International. É assessor para planejamento estratégico e acesso a mercado do Polo Audiovisual da Zona da Mata/MG, coordenador pedagógico do Objetiva: Projeto de Capacitação de Empresários do Setor Audiovisual e sócio diretor da iSetor, empresa de gestão administrativa e financeira para empreendedores empresariais, culturais e sociais. Tem mais de 15 anos de experiência em gestão executiva de projetos e negócios, com ênfase em finanças, planejamento estratégico, plano de negócios e desenvolvimento institucional para empresas e organizações não-governamentais (OSCs), tais como o Neojiba, Unibes e a Fundação Telefônica. Participou do curso de Análise de Empresas e Valor do Programa de Educação Continuada da Fundação Getúlio Vargas (FGV-SP). Coordenou o Criativar: laboratório de negócios criativos do programa Empreendedores Criativos. Atuou como captador de recursos e integrou o Grupo Gestor do Museu da Pessoa e como coordenador de projetos especiais da Fábrica do Futuro. Trabalhou na La Fabbrica do Brasil, na função de coordenador de projetos, como o “Tesouros do Brasil” e “Um poema chamado Brasil”, este último premiado pela Revista EXAME: Guia da Boa Cidadania Corporativa 2004 (destaque na categoria Cultura). Articulou projetos junto a instituições como Unesco, MEC, MinC, Unicef, Iphan, Sebrae-MG, Fiat, Nestlé, Petrobras, Instituto Votorantim e Instituto Camargo Corrêa.

 

Rose Meusburguer

(F12) Marketing Digital (M4)

Habilitada pelo Ministério da Cultura e pela Universidade Nacional de Córdoba (Argentina) em Gestão Cultural e Empreendimentos Criativos, com passagem pela Gestão de Redes de Relacionamento (RAC-SP – Rede de Agentes Culturais do Estado de São Paulo), entre 2000 a 2006, e pela Rede de Economia Criativa Brasil (REC-BR) desde 2011. Desde 2003, capacita agentes culturais e públicos, além de administradores em OSCs e coletivos artísticos.

 

Calendário do Curso

Para acessar o calendário, CLIQUE AQUI!  

 

Declaração (opcional)

Declaração digital (de inscrito ou de aprovado) será concedida mediante solicitação por e-mail.

Deverá ser realizado um depósito bancário, em favor da FDR, no valor de R$ 5,00 (cinco reais) por declaração e em seguida enviado para o e-mail tutoria@fdr.org.br  o comprovante do depósito, identificando o cursista com nome, CPF e o nome do curso.

A declaração digital será enviada para o e-mail informado em até 72 horas contados a partir da data de solicitação.

Dados bancários: Banco Bradesco, Agência 2367-1, C/C 10539-2

 

PROVA ON-LINE

A PROVA ON-LINE estará disponível no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) conforme o calendário do curso.

Dentro deste período, você terá três tentativas com tempo livre, que poderão ser realizadas em dias e horários diferentes. A cada tentativa é uma prova diferente. Ficará registrada a nota mais alta das tentativas.

Terá direito ao certificado de extensão (160h) o aluno que obtiver nota igual ou superior a 6,0 na prova on-line.

 

INSCREVA-SE

Clique o link http://admcursos.fdr.org.br/inscricao/51 para abrir o recurso.