Márcio Castilho: 'Aquela foto antiga'

Aquela foto antiga

Passo pelo passado, mas quem não haverá de passar? Nesta passarela da vida a foto vai ficando antiga, amarelada, esmaecida, mas à medida que o tempo passa, posso no passado voltar naquela foto ali perdida que um amigo já bem antigo do nada distante encontrou, e quando este amigo que há muito não via, volta, pega aquela foto e posta em sua linha do tempo como resposta para relembrar o passado, me vejo em flashes, momentos e lembro que lá atrás na História a vida foi arquitetando a memória que hoje vem me visitar.

Passo pelo passado, mas quem não haverá de passar? Nesta passarela da vida, olho a foto presente e recordo um tempo que passou tão de repente como o piscar das luzes de natal naquela fotografia envelhecida. Pelos mares memoráveis vou nesta nau, vislumbrando os dias idos, parando aqui e ali e olhando as paisagens nas paragens deste sítio, como quem vê os relógios imóveis e derretidos nos quadros de Dali.

Passo pelo passado, mas quem não haverá de passar? Meus olhos passeiam em cada detalhe desta fotografia e eu, que nem me lembrava de um dia ter estado naquele lugar, naquele fim de ano capturado numa câmera de celular, me espanto pela lembrança que se aloja em minha mente, vendo eu jovem, tão sorridente, sentado num banco a conversar.

Passo pelo passado, mas quem não haverá de passar…

 

Márcio Castilho

marciocastilho@outlook.com