Genealogia: Afrânio Mello fornece informações sobre as familias Pereira, Souza e Custódio
Afrânio Franco de Oliveira Mello: ATENDIMENTOS NÚMEROS 568 e 569
Caro Luiz Carlos,boa tarde.
Eu não tenho condições de fazer pesquisas em cartório e em igrejas onde registros de nascimento, casamento e óbitos são lançados.
É muito difícil considerando que os Cartórios ainda não disponibilizam esses registros de forma digitalizada.
A formação de suas origens você deve fazer a partir desses registros onde constam os nomes dos pais e avós e na medida em que tem a certidão do mais velho, terá certamente os nomes
de duas gerações anteriores.
O que posso fazer é enviar os arquivos dos sobrenomes que tenho.
Pereira…………………………….. 20 páginas e um brasão. Pequeno resumo abaixo e arquivo principal anexado.
Souza………………………………. 40 páginas e um brasão. Pequeno resumo abaixo e arquivo principal anexado.
Custódio…………………………….. Esse eu não tenho.
Os arquivos enviados são grande e tem inúmeros nomes que , você tendo as certidões, poderá encontrar a
referência de algum seu ancestral.
Afrânio Franco de Oliveira Mello
IHGGI / ROL – Jornal On Line
Pereira,
sobrenome de origem luso-espanhola. Linhagem das mais nobres de Portugal, embora o apelido esteja muito vulgarizado. Pretendem os genealogistas que ela provém de Dom Mendo, irmão de Desidério, último rei dos Longobardos, o qual veio da Itália com poderosa armada para conquistar o reino da Galiza e ser seu soberano, intento que se frustou por causa de uma grande tempestade no cabo de Piorno, salvando-se só cinco cavaleiros, com os quais, no ano de 740, aportou à Galiza. Reinava então Dom Afonso I em Leão, a quem ficou a servir, e na Espanha, casou com a condessa Dona Joana Romais, que alguns dizem não chegou a receber, filha do Infante Dom Romão Bermudes, irmão legítimo do Rei de Leão, dom Fruela I, como escrevem.
Sousa, Souza
sobrenome de origem portuguesa. Nome de raízes toponímicas tirado da terra de Sousa, designou primeiramente a linhagem deste nome, cujas origens documentadas datam de épocas anteriores à Nacionalidade, vindo posteriormente a ser apelido da família em que tal linhagem veio a transformar-se.
Tendo recaído em senhora os dois principais ramos desta família, as duas damas da família, Dona Maria Pais, chefe da linha primogênita, e Dona Inês Lourenço, a secundogênita, vieram a casar respectivamente com Dom Afonso Dinis, filho bastardo legitimado de Dom Afonso III, e com Dom Martim Afonso, meio-irmão daquele.
De Dona Maria Pais e Dom Afonso nasceria a linha de Sousas dita de Arronches, por terem detido este senhorio, hoje chefiada pelos Duques de Lafões
De Dona Inês e Dom Afonso descenderiam dos Sousas ditos do Prado, por terem tido o senhorio desta vila, ou Chichorros, da alcunha daquele Dom Martim.
From: Luiz Carlos
Sent: Tuesday, October 27, 2015 4:35 PM
Subject: Ancestralidade
Senhor Afanio,
Sou neto de Durval Custodio Pereira de Souza e gostaria de saber sobre meus ancentrais a partir dele. Como faço
Luiz Carlos de Souza
Nenhum vírus encontrado nessa mensagem.
Verificado por AVG – www.avgbrasil.com.br
Versão: 2016.0.7163 / Banco de dados de vírus: 4457/10898 – Data de Lançamento: 10/27/15