Academia Itapetininga de Letras vai recuperar nomes antigos e tradicionais
As principais ruas e praças de Itapetininga passarão a ter dois nomes: o atual e o popular
Várias ruas e praças da cidade de Itapetininga tem nomes oficiais que são poucos ou nada conhecidos do público.
É o caso, por exemplo, da Praça Marechal Deodoro, localizada no centro da cidade. É muito provável que muitos itapetininganos nem saibam onde fica essa praça, mas se perguntarem onde fica o ‘Largo dos Amores’, sem dúvida todos os moradores da cidade saberão onde fica.
Conhecer os nomes antigos, entretanto, é importante, inclusive para incentivar o estudo da história da cidade, segundo o autor de uma proposta, o acadêmico Helio Rubens de Arruda e Miranda, que a submeteu à aprovação durante a última reunião da Academia Itapetiningana de Letras, dia 28 último.
Como a proposta foi aprovada por todos os acadêmicos presentes, o presidente da AIL, Padre Mario Donato Sampaio nomeou o acadêmico Roberto Soares Hungria para dar andamento ao assunto, verificando com as autoridades responsáveis como pode ser feita a colocação de uma segunda placa, abaixo da oficial, com o nome pela qual o local era ou ainda é conhecido pelo público. É o caso da Rua Quintino Bocaiuva, também conhecida como ‘Rua das Tropas’, a Praça Duque de Caxias, conhecida como ‘Praça da Matriz’ e muitos outros locais.
No entender da Academia Itapetiningana de Letras, essa medida irá incentivar o estudo da história da cidade e ajudará a preservar os costumes antigos.