Genealogia: Afrânio Mello fornece informaçôes sobre a FAMILIA PIMENTEL
Afrânio Franco de Oliveira Mello – ATENDIMENTO NÚMERO 692
Saionara Teixeira, bom dia.
Você solicitou dois sobrenomes : PIMENTEL e VABO.
Estou encaminhando o PIMENTEL e continua na procura do VABO.
PIMENTEL…………. uma página e meia e mais um brasão em separado para quadro.
Um pequeno arquivo da origem espanhola.
Foi o que encontrei.
Afrânio Franco de Oliveira Mello
IHGGI / ROL – Região On Line
Nome que parece proveniente de alcunha, já que foi usado por um ramo da linhagem dos de Novais descendente de D. Vasco Martins, o Pimentel, fidalgo que viveu em meados do século XIII e era filho natural de Martim Fernandes de Novais.
Viveu em Riba de Vizela, no tempo dos reis D. Sancho II e D. Afonso III, com o qual se achou no cerco de Sevilha no ano de 1248.
Pode também ter origem geográfica com possivel origem em Itália, onde o nome existe.
O apelido passou também ao Brasil, nomedamente com António de Barros Pimentel, natural de Viana, membro da casa do morgado de Semelhe, onde foi o patriarca da abastada família Barros Pimentel, proprietário de engenhos de açúcar, em Alagoas, Pernambuco e Sergipe.
Na Baía, destaca-se a importante família de poderosos proprietários de engenhos que teve princípio em Bernardo Pimentel de Almeida * Lisboa c.1550 + 1611, filho de Agostinho Caldeira, veador de D. António, prior de Crato. Foi casado três vezes. De seu primeiro matrimónio, descende a linha dita «cristã nova». Do segundo vêm os Garcia Pimentel e os Silva Pimentel. Do terceiro, com Maria de Menezes, filha de Duarte Moniz Barreto e de Helena de Melo de Vasconcelos, a descendência usou apenas Pimentel.
No Rio Grande do Sul, conhece-se a descendência de Leandro José Pimentel, casado em 1779, em Mostardas, com Maria Ferreira, «parda». Uma outra família descende de Manuel Alvares Pimentel + 1632, que deixou numerosa prole do seu casamento com Feliciana Parente, neta de Pedro Dias e da índia Terebé (Maria da Grã), patriarcas da família Dias, de São Paulo.
O apelido foi também adotado por judeus, como é o caso da descendência de Bernardo Pimentel de Almeida * c.1551+1611, que receberam o chamado «sangue cristão novo», por via de seu primeiro casamento, c.1576, com Catarina de Faria, filha de Sebastião de Faria e de Beatriz Antunes, de origem judaica, filha de Heitor Antunes, judeu com sinagoga em Matoim e de Ana Rodrigues, também de origem judaica.
Outro exemplo desta adopção pode ser constatado na família de Jacob Fundão, que esteve em Pernambuco por volta de 1648 e foi progenitor desta família Fundão. Casou em 1656, em Amsterdão, Holanda, com Ribcah de Jehudah Senior y Pimentel.
Armas
Escudo esquartelado, sendo os primeiro e quarto de ouro, três faixas de vermelho, e os segundo e terceiro de verde, cinco vieiras de prata em aspa; bordadura de prata, carregada de oito cruzes páteas de vermelho. Timbre: um touro sainte de vermelho, armado e calçado de ouro, carregado com uma vieira do escudo na testa.
Outros Pimentéis usam: de verde, cinco vieiras de prata postas em aspa; bordadura de prata, carregada de oito cruzes páteas de vermelho. Timbre: um touro sainte de vermelho, armado e calçado de ouro, carregado com uma das vieiras do escudo na testa
Títulos, Morgados e Senhorios
Barões de Campanhã
Barões de Fornos de Algodres
Barões de Grimancelos
Barões de Mesquita
Barões de Sanhoane
Barões de São João de Areias
Condes de Arrochela
Condes de Benavente
Condes de Campanhã
Condes de Gouveia
Condes de Mayorga
Condes de Nova Goa
Duques de Arion
Duques de los Arcos
Marqueses de Gouveia
Marqueses de Gouveia-a
Marqueses de Tavara
Marqueses de Villafranca
Senhores de São Manços
Senhores de Tavara
Viscondes de Barcel
Viscondes de Campanhã
Viscondes de Ervedal
Viscondes de Gouveia
Viscondes de Guiães
Viscondes de Mirandela
Viscondes de Odivelas
Viscondes de Pernes
Viscondes de Pimentel
Viscondes de Vila Garcia
Viscondes de Vila Maior
Cargos e Profissões
Governadores da Índia
From: Saionara Teixeira
Sent: Sunday, March 06, 2016 2:20 AM
Subject: busca dos antecedentes
ola como vai ,estou em busca dos meus antepassados antonio pimentel do vabo,caetano pimentel do vabo