Diamantino Lourenço Rodrigues de Bártolo: 'Filosofia para o bem-estar'

Diamantino Lourenço R. de Bártolo

Filosofia para o bem-estar

 

Muitos, diversificados e complexos são os assuntos com que a humanidade neste primeiro quarto do século XXI, concretamente em 2022, se defronta. Tentar elaborar uma escala, contendo a hierarquia dos temas mais importantes para o ser humano, poderia tornar-se difícil, polémica e inútil, porque antes desse ordenamento haveria que estabelecer conceitos, critérios, instrumentos de medida, avaliações e revisões, a este vasto conjunto de requisitos.

À complexidade resultante, naturalmente, adiciona-se uma determinada carga de subjetividade, que poderia conduzir à absolutização do relativismo, situação que em nada ajudaria na busca de possíveis, desejáveis e exequíveis soluções, para atenuar um certo desconforto, insatisfação e impotência, resultantes do fenómeno metafísico que atormenta a humanidade, quando sente a necessidade de pensar para além da vida física finita.

A humanidade, na sua esmagadora maioria, (oiça-se o que dizem as grandes religiões mundiais) acredita numa outra vida, a partir de diversos sinais que procura interpretar, relacionando-os com factos e acontecimentos individuais, e/ou colectivos, ouvindo as opiniões das gerações mais velhas, interiorizando situações pessoais e/ou conhecidas, já vivenciadas, com alegria ou tristeza, com prazer ou sofrimento, para as quais não encontrou explicação científica, técnica, objetiva e concreta.

A ausência de respostas, construídas a partir de hipóteses, validadas pela ciência, com certificação quantitativa dos respetivos resultados e/ou axiomas, e operacionalizadas pela técnica, facilita a busca para outros métodos, outras técnicas, agora no plano da metafísica, onde a manipulação instrumental do conhecimento científico e técnico, ainda não conseguiu penetrar.

As diversas parcelas da realidade: estudadas, experimentadas, objeto de teorias explicativas e, solucionadas as situações concretas, que nelas se enquadram, através das muitas áreas disciplinares que as estudam, conduz à verificação de que, materialmente, o progresso é evidente, para o bem, e para o mal, todavia, sempre, apesar de tudo, desejável.

A realidade espiritual não pode ser ignorada, seja qual for a designação que se lhe queira atribuir: alma, espírito, consciência, sobrenatural, transcendência, divindade, ente inefável, ou quaisquer outras.

Uma certeza, porém, existe: há períodos, dias e momentos, mais ou menos longos, em que o indivíduo se sente angustiado, receoso, insatisfeito, triste, sofredor, e tantos outros sintomas inexplicáveis. Como e porque acontecem estas situações, são interrogações que se colocam, com relativa angústia e frequência.

E se, em alguma delas, uma ou outra disciplina, da área científica, procura explicar, e até resolver, como é o caso da Psicologia, numa ou noutra circunstância a Psiquiatria, a Antropologia e outros domínios do conhecimento especializado, noutras situações, de natureza não-física da pessoa, no que respeita a determinados quadros, quase sempre incompreensíveis e recusados pela ciência positiva, aqui os recursos disponíveis, para diagnosticar e solucionar tais quadros, remetem para práticas de natureza esotérica, mística e, já ao nível da divindade, endeusada ou diabolizada.

Nesta imensa amplitude e diversidade, em que se movimenta a humanidade: entre as dimensões física e a espiritual; entre a pessoa material e o ente imaterial; entre os factos e as situações concretas, identificáveis e quantificáveis e os acontecimentos inexplicáveis, que afetam o bem-estar físico-material do indivíduo; entre as ciências, técnicas e tecnologias, que estudam a dimensão física e as práticas e rituais esotéricos e intimistas, que analisam a dimensão imaterial; surge uma alternativa, intermédia, conciliadora e estimulante para tentar enfrentar, compreender e amenizar certas situações que provocam, periodicamente, um certo mal-estar interior, quase sempre inexplicável, pelo menos à luz do senso-comum: a Filosofia.

Não se trata de nenhuma fórmula química, nem mística, nem tão pouco divina. Trata-se de um longo, tranquilo e acessível processo, vulgarmente denominado por “Reflexão Disciplinada e Rigorosa”, a partir de uma metodologia de estudo, de biografias de autores, obras e casos concretos, no âmbito da Filosofia e suas disciplinas coadjuvantes: ética, moral, lógica, epistemologia, religião, política, bem como todo um conjunto de ciências, conhecimentos e técnicas, analisadas na perspectiva filosófica. O bem-estar geral da pessoa humana, passa pelo bem-estar interior, justamente, por via da reflexão filosófica, disciplinada e rigorosa.

 

Diamantino Lourenço Rodrigues de Bártolo

Presidente do Núcleo Académico de Letras e Artes de Portugal

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