Artigo de José Otávio Vasques Ayres: 'Terceira idade – problemas nasais'

José Otávio Vasques Ayres – TERCEIRA IDADE – PROBLEMAS NASAIS

O nosso jornal conta hoje com um novo e importantissimo colaborador: o médico itapetiningano Dr. José Otavio Vasqaus Ayres. Neste artigo ele  dá dicas importantes sobre problemas nasais em idosos. Leia, porque vale a pena! (Helio Rubens, editor)

Leia o texto:

TERCEIRA IDADE –  PROBLEMAS NASAIS

PELE- Lesões comuns podem ser câncer de pele, que é mais frequente nesta idade, especialmente na pele clara e que foi muito exposta ao sol.  DICA= Usar sempre protetor solar e chapéu.  Lesões que não saram devem ser examinadas.

OBSTRUÇÃO NASAL. Alguns problemas podem ocorrer: 1- Queda de asa nasal. Com o tempo, as cartilagens alares podem perder a resistência o ocorrer o colapso das narinas durante a inspiração. DICA= Usar dilatador nasal.   2-Uso de medicamentos que produzem obstrução: Principalmente betabloqueadores e metil dopa. Também:  AAS, diuréticos e outros.  DICA= Avaliar a possibilidade de troca de medicamento.   3- Resfriados e sinusites: Com a idade mais avançada ocorre perda de imunidade, o que facilita o surgimento de infecções.  DICA= Durante os quadros de resfriado, lavagem nasal com soro fisiológico ajuda muito. Evitar o uso de descongestionantes que alteram o ritmo cardíaco e aumentam a pressão arterial. Para evitar resfriados, lavar sempre as mãos com água e sabão.

SANGRAMENTO NASAL.  1- Ressecamento nasal -Com a idade, por vezes há maior ressecamento nasal, especialmente durante outono e inverno quando temos dias muito secos. Vasos sanguíneos acabam rompendo-se causando o sangramento.  DICA= Lavar com soro fisiológico e usar gel umectante nasal.  Nunca colocar o dedo, lenço ou cotonetes dentro do nariz.   2 Hipertensão arterial- Níveis pressóricos altos podem promover a ruptura de um vaso sanguíneo com sangramentos intensos.  DICA= Antes de condutas para parar o sangramento, devemos controlar por completo a hipertensão.    3- Resfriados e gripes= A congestão nasal pode promover sangramentos.  DICA = Evitar tomar antigripais pois podem alterar a frequência cardíaca e alguns aumentam o sangramento.  4-Medicamentos que predispõem ao sangramento:  AAS, gingo biloba,  anti-inflamatórios, anticoagulantes por doença cardíaca ou vascular.   5- Doenças hepáticas associadas.

RINITE SENIL. Também chamada de rinite gustativa.  O principal sintoma é a coriza. Pior durante a alimentação, principalmente com alimentos quentes.   Ocorre por uma disfunção do nervo que estimula a salivação, que por um “erro” estimula também a produção de muco nasal.  Não há tratamento curativo, mas há medicamentos que podem controlar o quadro.

PERDA DO OLFATO. Com a idade pode ocorrer um decréscimo da função olfativa.  O quadro costuma ser lentamente progressivo.   DICA =Caso haja uma perda de forma rápida, necessitará avaliação médica o mais rápido possível. Quanto mais precoce o tratamento, tanto melhor o resultado. Este exame também faz-se necessário porque a perda de olfato pode ser decorrente de doenças importantes , incluindo neuropatias e tumores nasais ou intracranianos.

RONCOS- Com a idade, devido à flacidez muscular do palato (céu da boca),há maior prevalência de roncos. Com eles, pode ocorrer a apneia, com riscos de complicar com: Hipertensão arterial, infarto agudo do miocárdio, arritmia cardíaca, acidente vascular cerebral, irritabilidade, aumento dos níveis de triglicérides e colesterol entre outras alterações. Aumenta também o risco de acidentes automobilísticos, pela sonolência.  DICA: Como vimos, ronco pode ser um problema sério.  Este deve sempre ser avaliado.

 

DR JOSÉ OTÁVIO VASQUES AYRES

Fonte de imagem= internet

Foto de Jose Otavio Vasques Ayres.