Professoras lançam projeto didático Poesias e Parlendas Itinerantes: nascendo pequenos poetas

 O projeto visa estimular a criatividade, a imaginação e o estudo da biografia de alguns poetas como Vinícius de Moraes, Cecília Meireles e Paulo Paes, e a itinerância

As irmãs Valdina e Valdineia são professoras, respectivamente, há 32 e 25 anos na Emei Maria Antônia, na cidade de Paraguaçu Paulista (SP), onde desenvolveram o projeto didático Poesias e Parlendas* Itinerantes: Nascendo Pequenos Poetas, com o objetivo pedagógico de estimular a criatividade, a imaginação e o estudo da biografia de alguns poetas como Vinícius de Moraes, Cecília Meireles e Paulo Paes, e a itinerância, visando compartilhar com outras pessoas adultos e crianças a cultura e a literatura através das recitações em outras escolas do município, lugares públicos como feiras, praças e repartições públicas.

No decorrer do desenvolvimento do projeto os alunos são estimulados a criarem poesias e parlendas que serão apresentadas em  eventos literários abertos à comunidade.

O projeto resultou em um sucesso de tal magnitude que ganhou o grande Prêmio Literário Gonçalves Dias, outorgado pela FEBACLA – Federação Brasileira dos Acadêmicos das Ciências, Letras e Artes, bem como as autoras receberam o Prêmio destaque 2021, outorgados pela mesma entidade. E, há dois anos, as professoras participaram do evento internacional 100.000 Poetas para Mudança, a convite da professora Doutora Magna Aspásia Fontenelle, Acadêmica Benemérita da FEBACLA.

 N.E.

* Parlendas são versos infantis ritmados e repetitivos, normalmente breves e com rimas. São versos simples, divertidos e de fácil memorização. São criações anônimas que fazem parte do folclore brasileiro e passam de geração para geração, transmitindo a cultura oral popular.

Ex.: “Corre cutia, na casa da tia. Corre cipó, na casa da avó. Lencinho na mão, caiu no chão. Moço bonito do meu coração.”

As autoras

Valdina Augusto de Souza, natural da cidade de Paraguaçu Paulista (SP), é Pedagoga formada pela UNESP de Marília, professora há 32 anos na rede municipal de ensino de Paraguaçu Paulista, escritora, poetisa, contadora de histórias infantis, ministrante de Cursos para professores e autora de apostilas para concursos. Acadêmica da AILB, ABRESC, FEBACLA e AIML. Doutora Honoris Causa em Educação, Comendadora da Cultura e da Literatura, Chanceler da Arte e da Literatura. Em 2022 recebeu o prêmio Destaque Literário Gonçalves Dias e foi premiada com o Prêmio Cultural Caiçara, outorgado pela Editora Baronesa. É colunista da TV Paraguaçu, participante como coautora de várias antologias nacionais e internacionais e administra a página no Facebook: Oficina Pedagógica Magia e Encanto, com temas relacionados à Educação infantil.

Valdineia Augusto de Souza, natural da cidade de Paraguaçu Paulista (SP), é Pedagoga formada pela UNESP de Marília, professora há 25 anos na rede municipal de ensino de Paraguaçu Paulista, escritora, poetisa, contadora de histórias infantis, ministrante de Cursos para professores e criadora de recursos multimídias para cursos de professores. Acadêmica da AILB, ABRESC, FEBACLA, AIML, Doutora Honoris Causa em Educação, Comendadora da Cultura e da Literatura, Chanceler da Arte e da Literatura.

Em 2022 recebeu o prêmio Destaque Literário Gonçalves Dias e foi premiada com o Prêmio Cultural Caiçara, outorgado pela Editora Baronesa. É colunista da TV Paraguaçu, participante como coautora de várias antologias nacionais e internacionais e administra a página no Facebook: Oficina Pedagógica Magia e Encanto, com temas relacionados à Educação infantil.