FEBACLA realiza cerimônia de outorga de Títulos, Comendas e Medalhas em Sorocaba

A cerimônia será realizada no dia 28 de outubro, às 19h, no IHGGS – Instituto Histórico, Geográfico e Genealógico de Sorocaba

S.A.R.I Príncipe Dom Alexandre da Silva Camêlo Rurikovich Carvalho, presidente da FEBACLA – Federação Brasileira dos Acadêmicos das Ciências, Letras e Artes estará pela segunda vez em Sorocaba para a outorga de Títulos, Comendas e Medalhas.

O evento ocorrerá no dia 28 de outubro (sexta-feira), às 19h, no IHGGS – Instituto Histórico, Geográfico e Genealógico de Sorocaba (R. Ruy Barbosa, 84 – V. Hortênsia).

Na cerimônia, serão outorgados os seguintes Títulos, Comendas e Medalhas:

COMENDA DO MÉRITO HISTÓRICO DOM JOÃO VI

Dom João VI, cognominado O Clemente, foi rei do Reino Unido de Portugal, Brasil e Algarves, de 1816 a 1822 (quando da independência do Brasil – que redundou na extinção do Reino Unido até então existente). De 1822 em diante foi rei de Portugal e Algarves até a sua morte, em 1826. Pelo Tratado do Rio de Janeiro de 1825, que reconhecia a independência do Brasil do Reino Unido de Portugal, Brasil e Algarves, também foi o imperador titular do Brasil, embora tenha sido o seu filho D. Pedro o imperador do Brasil.

A COMENDA DO MÉRITO HISTÓRICO D. JOÃO VI é destinada a condecorar personalidades civis e militares, brasileiros e estrangeiros, credores de reconhecimento por suas atividades profissionais, sociais e culturais, aqueles que, por suas qualidades ou valor em relação as instituições culturais, forem julgados merecedores dessa honraria.

A outorga da Comenda consistirá na concessão de Certificado e Medalha.

 

MEDALHA COMEMORATIVA ALUSIVA AO BICENTENÁRIO DA INDEPENDÊNCIA DO BRASIL

A referida homenagem será concedida a personalidades civis e militares de todo o país, em reconhecimento aos seus atos meritórios, culturais e sociais, concorrendo para a integração e engrandecimento da cultura nacional.

A outorga da referida homenagem consistirá na concessão de Certificado e Medalha.

 

COMENDA BRAVA GENTE BRASILEIRA – HOMENAGEM AO POVO BRASILEIRO

A referida homenagem será concedida a personalidades civis e militares de todo o país, em reconhecimento a suas ações meritórias, reconhecidas como abnegadas e de inestimável valor, àqueles que lutam pela defesa da Pátria e por um Brasil melhor.

A outorga da referida homenagem consistirá na concessão de Certificado e Medalha.

 

CAVALEIRO GRANDE OFICIAL ou DAMA GRANDE OFICIAL DA REAL ORDEM DOS CAVALEIROS E DAMAS DO REI RAMIRO II DE LEÃO

A REAL ORDEM DOS CAVALEIROS E DAMAS DO REI RAMIRO II DE LEÃO é Patrimônio Histórico, Cultural e Imaterial da Augustíssima e Soberana Casa Real e Imperial dos Godos de Oriente.

A Real Ordem dos Cavaleiros e Damas do Rei Ramiro II de Leão, visa homenagear à memória do rei Ramiro II de Leão, rei de Leão no período de 931 a 951. Filho do rei Ordonho II de Leão e de Elvira Mendes.

O reino medieval de Leão teve a sua origem na transferência da capital do reino das Astúrias de Oviedo para a cidade de Leão, nos tempos de Afonso III das Astúrias. Mais tarde, por sua morte, este rei dividiu o seu reino entre os seus três filhos: Fruela II governou nas Astúrias, Ordonho II na Galiza, e Garcia I em Leão; pelas suas mortes sucessivas, todos viriam a reinar sobre o reino de Leão.

A Augustíssima e Soberana Casa Real e Imperial dos Godos de Oriente, Dinastia Real e Imperial da Gothia e todo Oriente honrará, através da Ordem, todos aqueles que, com trabalho comprovado, tenham prestado serviços às causas sociais, culturais e humanitárias.