Teatro Escola Mario Persico realiza a I Maratona de Teatro TEMP
No dia 17 de dezembro, a I Maratona de Teatro TEMP dará início às comemorações da primeira década de resistência artística do Teatro Escola Mario Persico
Em 2023 o Teatro Escola Mario Persico completará 10 (dez) anos. Uma década de resistências. Segundo Mario Persico, foram enfrentadas muitas batalhas, “desde vizinho com mil ameaças, problemas financeiros, pandemia. Mas nada nos calou ou impediu de prosseguir. E Mais do que isso, o Teatro Escola Mario Persico virou um espaço cultural por excelência. Local onde a arte não repousa. E assim foi por sete anos, com apresentações em todos os finais de semana. Às vezes começando na sexta-feira, as vezes com sessões a tarde no domingo ou sábado, mas religiosamente todo sábado e domingo à noite”.
Perguntado se foi uma década de sucesso, Mario Persico afirma com convicção que não, até mesmo o espetáculo, por duas ou três vezes, sendo apresentado apenas para uma pessoa. O senso artístico da companhia, todavia, sempre falou mais alto, destaca Mario, pois, afinal de contas, se a pessoa se programou para assistir aquele espetáculo aquele dia, naquele horário, a presença dela seria (e foi) honrada com a apresentação da peça.
O profissionalismo rendeu frutos, e, assim, criou-se e fidelizou-se um certo público do espaço. Mario lembra que muitas vezes aconteceu de pessoas irem sem saber o que iriam assistir. Mas sabiam que haveria um espetáculo. Esse trabalho só foi interrompido com a pandemia que obrigou o TEMP a fechar as portas. Dois anos após, as atividades estão sendo retomadas gradualmente.
Dando início às comemorações da primeira década de resistência artística, no dia 17 de dezembro será realizada a I MARATONA DE TEATRO TEMP, um sábado com apresentações gratuitas, iniciando às 14h00 da tarde e finalizando à noite, às 22h00. Nesse período de tempo serão apresentados cinco espetáculos, entre espetáculos da escola, convidados e espetáculos da Cia Clássica.
Mario Persico ressalta que todas apresentações serão gratuitas para a comemoração de uma década de atividades, entre lutas, conquistas, sucessos, fracassos muitos, mas, acima de tudo, persistência!
Entusiasmado com a efeméride, Mario Persico parafraseia Érico Verissimo: Desde que, adolescente, comecei a escrever peças, tem-me animado até hoje a ideia de que o menos que um dramaturgo pode fazer, numa época de atrocidades e injustiças como a nossa, é acender a sua lâmpada, trazer luz sobre a realidade de seu mundo, evitando que sobre ele caia a escuridão, propícia aos ladrões, aos assassinos e aos tiranos. Sim, segurar a lâmpada, a despeito da náusea e do horror. Se não tivermos uma lâmpada elétrica, acendamos nosso toco de vela ou, em último caso, risquemos fósforos repetidamente, como um sinal de que não desertamos nosso posto.
E concluindo suas considerações, o ator, diretor e dramaturgo afirma: “É isso que, em última instância, faz e fez o Teatro Escola Mario Persico e, se for possível, seguiremos fazendo, a despeito de todos os percalços.
ESPETÁCULOS QUE SERÃO APRESENTADOS NA I MARATONA:
Programação:
Direção Mario Persico
NAC – FUNDEC
15h30 – Minha Vida Com o Jaime
Direção Mario Persico
Cia Clássica de Repertório
Infantojuvenil
Direção Dado Carvalho
GRUPO TEATRAL DUARTES
218h30 – A Mão Esquerda e Outras Histórias
Direção Mario Persico
GRUPO SEGUNDOU NA BRIGADEIRO
Direção Mario Persico
Cia Clássica de Repertório
O TEATRO ESCOLA MARIO PERSICO
A CIA CLÁSSICA DE REPERTÓRIO inaugurou em 2013 a sua sede. E a transformou logo em um espaço cultural para apresentações, cursos e oficinas para seus membros e a população em geral. Assim nasceu o TEATRO ESCOLA MARIO PERSICO.
Já no início, em 2013 – ano da inauguração, teve uma longa temporada do espetáculo OS QUE CHEGAM COM A NOITE, um trabalho que construído sobre o universo noturno da cidade, onde colheu-se aqui mesmo na nova sede, entrevistas com garotos de programa, prostitutas, travestis, dependentes químicos, enfim, tudo que há de marginal na noite sorocabana. As pessoa eram convidadas para uma roda de conversas e colhia-se suas histórias que depois acabaram virando o espetáculo.
Mario aponta que essas pessoas não vinham assim tão fáceis. “Nós nos cotizávamos e pagávamos o que seria o valor de um programa para uma hora de entrevista ou mais. Foi um trabalho muito rico e que fez grande sucesso em todas as apresentações”
O título veio emprestado de um filme inglês de 1962, chamado “Night Comers” com Marlon Brando, que era uma continuação de Os Inocentes, um filme de terror psicológico estrelado por Deborah Kerr, inspirado em A Volta do Parafuso, de Henry James.
Resumindo, Mario Persico afirma que o espetáculo Os Que Chegam Com A Noite conseguiu prestígio de público e crítica e manter o nome da Cia Clássica como uma das companhias mais atuantes e respeitáveis da cidade. Coroando o trabalho, a Companhia recebeu Menção Honrosa da Câmara Municipal de Sorocaba pela sensibilidade em tratar o tema da prostituição masculina em nossa cidade.
Vieram a seguir outras temporadas – Sombras do Passado e Eterno Laço de Amor, dois exercícios de melodramas, que ficaram em temporada por mais de um ano, com entrada franca.
Também estreou aqui Adivinhe Quem Vem Para O Jantar, adaptação do filme homônimo que discutia a questão racial.
O espetáculo Auto dos Anfitriões de Luiz Vaz de Camões, que seguiu em temporada gratuita, apenas passando o chapéu, para contribuição voluntária. Espetáculo este bancado pela LINC -Lei de Incentivo à Cultura Municipal entre outros em maior ou menor temporada, entre os quais se destacam:
– Sob o Azul do Céu – Cia Clássica de Repertório
– Domésticas – Alunos do Núcleo de Artes Cênicas da FUNDEC
– Mulher – O Negro do Mundo – NAC – FUNDEC
– Histórias de Amor e Morte – Alunos da FADI – Sorocaba
– Blue Angel – Cia Clássica de Repertório
– A Mulher Zumbi – Cia Clássica de Repertório
– Vereda da Salvação – Cia Clássica de Repertório
– Alice – Um Conto Sem Fadas – Cia Clássica de Repertório
– Uma Certa Branca – Cia Clássica de Repertório
– As Faces de Um Anjo – Cia Clássica de Repertório
– O Amor do Soldado – Cia Clássica de Repertório
– Servidão Humana – Cia Clássica de Repertório
– Mulher Sem Pecado – Cia Clássica de Repertório
– A Grande Mentira – Cia Clássica de Repertório
– O Inferno São Os Outros – Apresentação virtual em formato de live da Cia Clássica de Repertório, apresentada durante a pandemia do Covid-19, pelo Canal da Colmeia Arte, com mais de 7.800 visualizações.
– Drácula – Cia Clássica de Repertório – Rádio Novela criada e apresentada durante a pandemia do Covid-19, pelo canal do Youtube do Teatro Escola Mario Persico.
ESPETÁCULOS DE OUTROS COLETIVOS APRESENTADOS NO ESPAÇO:
– Teresa – Grupo Quimera de Sorocaba
– O Cortiço – Academia Falco de Sorocaba
– A Volta – Grupo Efatá
– Santo de Casa – Grupo Efatá
– Carta do Inferno – Grupo Efatá
– Terra Desmedida – Cia Yara Produções (Itu)
– No Galho de Uma Arvore Tinha Um Pássaro – Cia ProvocAção
– Um Morto Muito Vivo – Cia Balaio em Cena (Itu)
– Nem Aqui Nem Lá – Grupo Escarafunchar (Pilar do Sul)
– Os Remédios Para o Amor – Cia Quadrilha de Teatro Nativos Burlescos
– Ritantes – Show Tributo à Rita Lee
– Veritas – O Vale da Penitência – Cia Arthaud – (Atibaia)
– A Rainha da Neve – Cia Yara Produções (Itu)
ESPETÁCULOS CRIADOS COM OFICINAS DO ESPAÇO:
Romeu e Julieta – Direção Vanessa Frisso
O Alienista – Direção Vanessa Frisso
O Despertar da Primavera – Direção Vanessa Frisso
Vestido de Noiva – Direção Vanessa Frisso
O Beijo no Asfalto – Direção Mario Persico
O Amor nos Tempos do Cólera – Direção Mario Persico
Romeu e Julieta – Direção Mario Persico (segunda montagem)
O Pintor – Direção Tiske Reis
Cumplices do Silêncio – Direção Marcos Sanson
Jesus – O Musical (Adaptação de Jesus Homem)
O Milagre de Anne Sullivan – Direção Mario Persico
Casais Abertos – Direção Julia Rodrigues
A Cabra da Vez – Direção Julia Rodrigues (exercício de Improvisação)
A Aventura dos Brinquedos – Direção Julia Rodrigues
Os Fuzis da Senhora Carrar – Exercício de Oficina de Teatro Épico
All You Need is Love – Direção Mario Persico
Doroteia – Direção Mario Persico
Alice – Um Conto Sem fadas – Direção Tiske Reis
WORKSHOPS E OFICINAS
– Belting Contemporâneo – com o regente Edmo Perandin
Do Conservatório de Tatuí- SP
– Consciência Corporal – com Melanie Kern
Formada pelo Artes do Corpo da PUC São Paulo
– Estética da Voz
– História do Teatro Brasileiro
– História do Teatro Mundial
– Método das Ações Físicas
– Teatro Épico
– Grotowiski
– Clown
– Jogos Teatrais
– Teatro Musical
– Filosofia
– Português
– Literatura dramática
– A Arte de Contar Histórias
– Interpretação para cinema e TV
– Maquiagem e caracterização
– Pratica de Montagem
– Produção
– Técnicas Circenses
MOSTRAS E FESTIVAIS
– I Festival 3 C´s – Curtas, Clássicos, contemporâneos
Festival de pequenas peças, ou cenas curtas de até 10 minutos de duração.
– Projeto Ágora – Encontro de diversas formas artísticas em três dias de comunhão.
– II Festival 3 C`s – Curtas, Clássicos, Contemporâneos em preparação.
Mario enfatiza que em bem pouco tempo o local se tornou uma referência e um espaço cultural. Segundo ele, “isso nos orgulha e nos faz crer que estamos preenchendo uma lacuna que o próprio poder público não faz. Pelo menos em nosso município”. Observando que Sorocaba é uma grande cidade, com aproximadamente 700 mil habitantes, em termos de espaços culturais contabiliza apenas um Teatro Municipal, alguns auditórios, nem sempre tecnicamente equipados e os teatros do SESI, SESC e FUNDEC, que são particulares. Por essa razão, frisa a menção feita no Blog do José Simões como destaque do Primeiro Semestre de 2018 pela manutenção de apresentações em todos os finais de semana no espaço.
E evidencia ter sido o TEMP vencedor do Prêmio do Jornal Rol, por dois anos consecutivos como Melhor Agitador Cultural de Sorocaba.
O Espaço cultural denominado Teatro Escola Mario Persico, é portanto, a sede da CIA CLÁSSICA DE REPERTÓRIO, coletivo fundado em 1994 em Sorocaba/SP e devidamente regularizado e legalizado em 1997. Contudo, a fundação do espaço se deu apenas em 2013.
Trata-se de dois salões de 250 metros quadrados, localizados na região central de Sorocaba, alugados para ser a sede do coletivo e também um espaço para apresentações semanais e cursos e oficinas, oferecidas a interessados e aos próprios membros da CIA CLÁSSICA DE REPERTÓRIO.
2020 – A PANDEMIA/COVID-19
Mario Persico salienta que, mesmo no ano de 2020, quando a sede completou sete anos de existência e de trabalhos ininterruptos, foram obrigados a fechar as portas em meados de fevereiro, em virtude da pandemia. Pararam as apresentações, pararam os cursos, pararam os ensaios, pararam as reuniões…Mas, ainda assim, o espaço mostrou que ainda pulsava. Foram obrigados a lançar mão de outras alternativas e canais para escoar a veia artística. E falando em veias, destaca a montagem Drácula. Mas, em um novo formato. Ele já foi livro, filmes, séries, histórias em quadrinhos, teatro, peça infantil, mas radionovela acredita ser a primeira.
E assim foi realizada. Cada ator gravou em sua própria casa, com seu celular. Guarda-roupas foram transformados em estúdio, um lençol ou cobertor servia para abafar o som e assim, de forma absolutamente artesanal, os atores foram registrando em áudios suas interpretações, que a seguir eram enviados ao diretor que pontuava suas observações ou sugestões e finalmente os áudios eram encaminhados para o drive do Google onde já estavam previamente separadas uma pasta para cada capítulo e, finalizando, entrava a edição, que foi unindo as vozes e colocando efeitos sonoros e trilhas, criando, dessa forma, a magia para a nova de DRÁCULA.
Foram 30 capítulos para escoar a releitura do clássico romance de Bram Stoker. Os capítulos foram transmitidos por uma rádio comunitária de Votorantim, cidade vizinha e também pelo Youtube, onde ainda estão disponíveis.
Essa forma de trabalho permitiu que atores de diferentes locais pudessem se juntar ao projeto. Desse modo, Rodrigo Scarpelli que fez por muitos anos parte da Cia Clássica de Mario Persico, e há alguns anos está atuando exclusivamente em São Paulo, pudesse estar novamente atuando com os novos integrantes do coletivo de Sorocaba. Também Caio Cordeiro, hoje em Santa Catarina, da mesma forma pôde participar do projeto enviando os áudios de seu personagem. Forram reunidos 25 atores que deram vozes aos personagens da história.
O Projeto teve ainda uma parceria solidária com o Hemonucleo de Sorocaba, para doação de sangue, absolutamente necessária, sobretudo em tempos de crise como em que o mundo viveu no biênio pandêmico.
Os 30 episódios da rádio novela Drácula estão no Canal do YouTube do Teatro Escola Mario Persico.