Artigo de José Otávio Vasques Ayres: 'Aquecedores de ambiente fazem mal à saúde?'
Chegou o frio!!! E com ele muitas vezes acabamos usando aquecedores de ambiente. Mas isto é bom? Faz mal?
Um aspecto a lembrar é que devemos evitar o choque térmico. A mudança do ambiente quente para o frio é menos agressiva para o organismo se for feita de forma gradual.
Mas o maior problema dos aquecedores é que eles retiram a umidade do ar. Durante o inverno, o ar já é mais seco, o que prejudica bastante o funcionamento do sistema respiratório. Com os aquecedores este problema é agravado. Os incandescentes que usam resistência, quartzo ou cerâmica retiram mais a umidade. Os aquecedores a óleo retiram menos a umidade, mas ainda assim retiram.
O QUE FAZER PARA PODER UTILIZA-LOS DE MANEIRA MAIS ADEQUADA ?
Devemos melhorar a umidade do ar! Bacias e baldes com água podem ajudar, mas a superfície de contato não é tão grande. O ideal é utilizarmos uma toalha grande, molhada, aberta em uma superfície de material que não embolore. Devemos evitar ficar muito próximos ao aparelho.
Umidificadores são bastante eficazes para melhorar a umidade do ar. O problema é que continuam trabalhando mesmo após ocorrer a saturação de vapor de água no ar. Desta forma, ele promove a condensação, com umidificação de móveis, colchões, travesseiros, roupas e paredes. Com isto, há a proliferação de fungos (mofo) que são extremamente nocivos aos alérgicos. Devemos também tomar muita água para ajudarmos o aparelho respiratório.
Outro cuidado com os incandescentes, é evitar o contato próximo a cortinas, tapetes e cobertas, pelo risco de incêndio. Evitar, também, deixa-los ao alcance de crianças.
AR CONDICIONADO = Devemos ter os mesmos cuidados para evitar o ressecamento do ar e também necessitamos manter o filtro e o interior bem limpos. O acúmulo de poeira prejudica muito o sistema respiratório.
LAREIRAS= Apresentam também o problema de ressecar o ar e muitas vezes podem refluir um pouco a fumaça para o ambiente, o que prejudica bastante o sistema respiratório também. O sistema de chaminé deve ser muito eficaz.
DR JOSÉ OTÁVIO VASQUES AYRES
Fonte de imagens = Internet