Artigo do Dr. José Otávio Vasques Ayres: 'Caroço no pescoço o que pode ser? O que fazer?'

Foto de Jose Otavio Vasques Ayres.Dr. José Otávio Vasques Ayres – CAROÇO NO PESCOÇO.O QUE PODE SER? O QUE FAZER ??

 

 

 

Todo mundo morre de preocupação… Mas calma. Podemos sim ter diagnósticos preocupantes, mas na maioria das vezes, são mais simples. O diagnóstico mais comum são as populares ínguas. Vejamos algumas possibilidades

I – ÍNGUAS- São os linfonodos. Fazem parte do sistema linfático. Nós já possuímos muitos no pescoço, alguns da cabeça, axilas, dentro do tórax, dentro do abdome e nas virilhas. Seu aumento pode representar:
1-INFECÇÕES VIRÓTICAS – Muito comuns, principalmente em crianças. Os agentes que mais acometem são: Mononucleose infecciosa, citomegalovírus, herpes simples do tipo 1, rubéola e coxsackie. Geralmente são autolimitados, com cura espontânea e sem complicações.
2 INFECÇÕES BACTERIANAS – Fruto de uma infecção próxima: Acne , otite externa (otite média não apresenta), faringite, amigdalite, laringite, infecções dentárias e de gengiva. O tratamento é realizado com antibiótico. Entre as bactérias também temos a TUBERCULOSE (Pode ocorrer , mesmo sem tuberculose pulmonar).
3 INFECÇÃO POR PROTOZOÁRIO – Toxoplasmose e leishimaniose. São tratados com medicação específica para cada um deles.
4-Infecção por fungos- O mais frequente é a blastomicose sulamericana (paracoccidiose),mais comum em população rural. O fungo está presente no solo.
5 – Câncer – Podemos ter o câncer do próprio sistema linfático (linfoma) ou metástase de um tumor (Mais comumente de tumores com localização próxima, como boca, faringe, laringe, tireoide)

II – ALTERAÇÕES CONGÊNITAS – Cisto branquial , cisto tireoglosso , higroma cístico, teratoma. Mesmo sendo congênitas (você já nasce com elas), por vezes só aparecem com mais idade. O tratamento é cirúrgico.

III – ALTERAÇÕES TIREOIDEANAS- Podemos encontrar nódulos , cistos ou aumento generalizado da tireoide . Podem ser lesões benignas ou mesmo câncer de tireoide.

IV – ALTERAÇÕES DE GLÂNDULAS SALIVARES- Podemos ter infecções virais , bacterianas, cistos , tumores benignos e malignos .

V – ALTERAÇÕES DE PELE E ANEXOS- Câncer de pele e tumores benignos como lipoma, cisto sebáceo e outros. O tratamento em geral é cirúrgico.

O QUE FAZER SE ENCONTRAR ALGO EM MEU PESCOÇO ??? Procure sempre ajuda médica breve. O tempo é inimigo do doente. Quanto mais precoce o diagnóstico, melhor o tratamento.

O DIAGNÓSTICO começa com um bom histórico e com um exame físico detalhado, o que já fornece dados importantes. Muitas vezes necessitamos de ultrassonografia e exames laboratoriais (sangue). Algumas vezes ainda necessitamos biópsia através de punção por agulha fina e raras vezes cirurgia .

O TRATAMENTO – Como é de acordo com o diagnóstico, é extremamente variado. Desde a simples observação, antifúngicos, antibióticos, antivirais, cirúrgico, radioterapia e quimioterapia.

DR JOSÉ OTÁVIO VASQUES AYRES
OTORRINOLARINGOLOGISTA

Fonte de imagem = internet