Projeto Batuquinho no Quintal – Herança para o Futuro promove oficinas gratuitas no Quintal da Dona Marta, em Capivari
Aulas de Batuque de Umbigada, Teatro, Dança e Percussão compõem a programação do ciclo de oficinas que resultará em dois espetáculos
Crianças e adolescentes participando gratuitamente de oficinas de teatro, dança, Batuque de Umbigada e percussão, num espaço cultural que é um verdadeiro quilombo urbano em Capivari. Essa é a proposta do projeto “Batuquinho no Quintal – Herança para o futuro”, que contempla uma série de ações voltadas à cidadania cultural e valorização da comunidade negra e infanto-juvenil no município capivariano, por meio da formação musical e teatral de crianças e jovens.
As oficinas acontecerão no Quintal da Dona Marta, situado à rua Otávio Alves de Souza, 174 – Res. Santo Antônio, sempre aos sábados, das 15h às 17h30, e serão divididas em dois módulos: o primeiro será composto por aulas de batuque de umbigada e teatro nos dias 22/04, 29/04, 06/05 e 03/06; já no segundo módulo serão oferecidas aulas de dança e percussão, nas datas 20/05, 27/05, 10/06 e 17/06. A faixa etária para participação é de 10 a 16 anos e será oferecido lanche aos participantes. Informações sobre as inscrições podem ser obtidas no Instagram @quintaldadonamarta ou pessoalmente no primeiro dia de oficina. Os responsáveis que queiram acompanhar de perto as oficinas também são muito bem-vindos.
As aulas ministradas ficarão por conta do mestre batuqueiro Valmir Benedito e o percussionista Túlio Schincariol, ambos de Capivari, da professora e dançarina Sabrina Boaventura, de Rafard, além da atriz piracicabana Eva Prudêncio. Após a realização das oficinas se dará um processo de criação de dois espetáculos com as crianças e jovens participantes, a serem apresentados na festa de finalização do projeto, no dia 29 de julho, também no Quintal da Dona Marta.
Para quem ainda não conhece o Quintal, trata-se de um espaço cultural e educativo construído coletivamente, coordenado por Marta Joana da Silva, mestra do Batuque de Umbigada e ativista cultural na Secretaria Municipal de Cultura de Capivari. O espaço contempla diferentes experiências relacionadas à cultura afro-brasileira, por meio do diálogo de mestras e mestres Batuque de Umbigada junto às novas gerações.
Segundo Marta Joana, “o projeto valoriza a identidade e cultura da população negra de Capivari e é uma grande oportunidade para as crianças e jovens da cidade conhecerem mais sobre a cultura do batuque de umbigada por meio da música, do teatro e da dança. O projeto visa despertar as habilidades artísticas dos participantes e promover o respeito e a união da comunidade, valores presentes nas culturas de matriz africana, além de ser uma forma de tirar a juventude da marginalidade e muitas vezes das drogas”.
O projeto é financiado através do ProAC Editais, da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo e tem realização do Quintal da Dona Marta e da Diadorim Cultura Popular.